Menu
Busca sábado, 27 de novembro de 2021
Dourados
35°max
19°min
Campo Grande
32°max
21°min
Três Lagoas
35°max
22°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Bola cheia...! Bola murcha...!

23 novembro 2021 - 07h44Por Waldemar Gonçalves, o Russo

Bola cheia...! Na “pequena cativante” Rio Brilhante, uma pessoa já com a idade avançada, porém lúcida e alegre, percorre as ruas e as avenidas da cidade sempre irradiando o seu bom dia, boa tarde ou boa noite, todavia, ela tem uma história e eterna na era de ouro do futebol amador douradense.

Nesta edição desta terça-feira, estamos escrevendo sobre a pessoa de Carlos Noércio Barbosa, cujo nome nem mesmo os mais antigos dos frequentadores do legendário estádio Napoleão Francisco de Souza, a LEDA (Liga Esportiva Douradense de Amador) saberia quem seria ela.

Essa pessoa trata-se nada mais, nada menos do que o então meia atacante e que gostava de jogar pelos lados do campo,  “Piper, o diabo loiro”.

Reza a lenda que quem o apelidou de “diabo loiro” teria sido o saudoso radialista e na época também narrador esportivo da extinta Rádio Clube (AM), José Guerreiro, o “ velho Tatau”.

Conversando com alguns da velha guarda que frequentava as tardes de domingo ou feriados o estádio da LEDA para ver “Piper” jogar tanto pelo extinto Operário Esporte Clube ou pelo Ubiratan Esporte Clube, era garantia de grandes dribles em seus marcadores, lançamentos primorosos aos atacantes e até mesmo de belos gols.

Lembrar de “Piper” para essas pessoas que o viram jogar, é sempre voltar a um passado nostálgico e que jamais será esquecido nas tardes de domingos ou em dia de feriados, pois ele seria segundo elas, um show à parte, pois a sua dedicação em campo era incansável, quer seja nas vitórias, nos empates ou até mesmo nas derrotas.

Então fica aqui um pouco desta homenagem para esta pessoa que assim como Valdessi Carbonari, Leba, Paulo Kamimoto, Careca, Coutinho, Manteiga, Mauro Alonso entre outros, fez a alegria dos douradenses que frequentavam o legendário estádio e que de família tradicional em Rio Brilhante vive seus momentos de aposentadoria nos campos de futebol.

Bola murcha...! A bola murcha vai para um tal de “Ednaldo da Vila Aurora” que brutamente maltratou uma jovem no estacionamento da LEDA no último domingo.

O cidadão após ter seu veículo impossibilitado de sair do estacionamento, face a motocicleta da moça estar atrapalhando, irritado pelo fato, falou um monte de besteira para ela, que mesmo com a atitude dele, a mesma pediu desculpas a ele e desobstruiu a área para que o “nervosinho” fosse embora do recinto.

Bola cheia...! A bola cheia vai para o encontro entre os ex-jogadores do Ubiratan, hoje máster, que marcaram presença no sábado à tarde no estádio Aral Moreira, em Ponta Porã, para enfrentar os também “velhinhos” da extinta SEP (Sociedade Esportiva Ponta Poranense).

Ao termino dos 80 minutos de jogo (40 por 40) que deu a vitória por um a zero para o time da casa, a galera se juntou, e foram para o terceiro tempo, que foi um jantar de confraternização.

Bola murcha...! A bola murcha vai para a “diabete”, que é uma doença que arrebenta com qualquer ser humano, ora na cegueira ora mutilação.

Essa “maldita doença” abraçou o desportista e amigo e irmão de muitos que o conhecem, que é o Antônio Faccin.

Após perder as duas pernas para a doença que o colocou em uma cadeira de rodas, “Faccin” também teve de ser submetido a uma cirurgia na qual teve como resultado, a mutilação de sua mão direita. Que Deus dê muita força a ele, e que ele possa sempre lutar por sua vida...!

Em tempo, para quem viu “Faccin” jogar bola como eu, é muito triste, e lamentável vê-lo passando por uma situação que ele está vivendo atualmente no seu dia a dia...!   

Bola cheia...! A bola cheia vai para a equipe do Marília Esporte Clube que na tarde de domingo último com a LEDA lotada, sapecou dois a zero no Casa Nova/UND/Tony Story/Galáctico/Marçal Filho, e conquistou o direito de ir a final do Amadorzão deste ano.

O Marília  agora aguarda a decisão no próximo domingo entre o sempre favorito ao título, Inter Flórida Futebol Clube do técnico Jânio Miguel e o Esporte Clube São Pedro.

A “peleja” está marcada para as 15 horas no legendário Napoleão Francisco de Souza.

Quem vencer no tempo normal, vai a final, e em caso de empate, a decisão para se saber quem vai pegar o Marília será conhecida através de cobranças de penalidades máximas.

Bola cheia...! Na LEDA marcou presença o ex-lateral direito do extinto CAD (Clube Atlético Douardense “Baiano”...!

Saudosista, “Baiano” que estava acompanhado do eterno amigo doutor “Rochinha filho” foi bastante cumprimentado pelos antigos torcedores do “azulão da Marcelino Pires” assim como pelos muitos ubiratanenses que o viram jogar...!

Finalizando ! Depois de comer um “peixe” no “Itaquerão” no domingo último à tarde, por hoje é só, mais volto, se Deus quiser, e ele vai querer...! Feliz semana para nós meu povo...!

 

*Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados). 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Estudantes de escola estadual do MS brilham na Olimpíada Nacional de Ciências
EDUCAÇÃO
Estudantes de escola estadual do MS brilham na Olimpíada Nacional de Ciências
POLÍCIA
Homem é preso após furtar seis peças de picanha de supermercado atacadista
POLÍCIA
Em dia de Operação 'Lei Seca', PM faz alerta sobre cuidados na direção de veículos
PANDEMIA
Covid-19: casos da variante Ômicron e impõem restrições de voo no Reino Unido
França terá animais abatidos e desinfecção após foco de gripe aviária
INTERNACIONAL
França terá animais abatidos e desinfecção após foco de gripe aviária
SEGURANÇA
Senado vai analisar projeto sobre gravação de ações policiais
POLÍTICA
Câmara pode votar na terça-feira PEC que mantém benefícios fiscais para empresas de tecnologia
ESPORTE
Brasil lidera quadro de medalhas nos Jogos Pan-Americanos Júnior
DOURADOS
Motociclista fica ferida após passar sobre buraco e cair
DOURADOS
Homem armado invade Pet Shop e leva dinheiro e celular

Mais Lidas

ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Jovem é preso após manter relacionamento com menina de 11 anos em Dourados
DOURADOS
Menina diz que mantinha relações sexuais com acusado de estupro desde os 10 anos
AÇÃO CONJUNTA
Dourados terá operação 'Lei Seca' para conter bebedeira no trânsito após final da Libertadores
DOURADOS
Acusado de estupro tem prisão preventiva decretada e é transferido para a PED