Menu
Busca sábado, 27 de novembro de 2021
Dourados
35°max
19°min
Campo Grande
32°max
21°min
Três Lagoas
35°max
22°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Bola cheia...! Bola murcha...!

19 novembro 2021 - 08h03Por Waldemar Gonçalves, o Russo

Bola cheia...! Reza a lenda que os gols mais bonitos que foram feitos no final da década de 1960 e parte de 1970 saíram dos pés desta pessoa que vou retratar, e que atualmente caminha a passos lentos, após sofrer problemas nas coordenações motoras das pernas.

 Funcionário público municipal e cedido há anos atuando no Cartório Eleitoral de Dourados, aonde se aposentou, Marciano Melgarejo ou simplesmente “Marciano” para a torcida e para os amigos “Branco” fez história também na era de ouro do futebol amador douradense.

Vindo de Presidente Epitácio, interior de São Paulo, “Marciano” teve sua trajetória no futebol iniciada como um grande goleador no hoje extinto 21 de Abril de Fátima do Sul, posteriormente veio para jogar em Dourados no Operário Esporte Clube e depois no Ubiratan Esporte Clube, clube ao qual se consagrou como um dos melhores jogadores da história do futebol do então estado do Mato Grosso.   

Consta uma história em que o Ubiratan necessitava de uma vitória para ir a final do amador de 1.969, porém seu artilheiro “Marciano” estava derrotado em uma madrugada de sábado para o domingo, pra não dizer “mamado”  após passar a noite em uma gandaia com um grupo de amigos.

Comandado por Walter Brandão, o “mandioca”, o grupo do “Leão da Fronteira” localizou “Marciano” e o levaram para a casa, e lá deram um banho nele e o colocaram para dormir, e mesmo assim, ainda meio “zonzo” de sono pela noitada, o levaram para o estádio para jogar a partida decisiva.

Sem condições de atuar no primeiro tempo, “Marciano” dormiu no então vestiário de madeira os primeiros 45 minutos enquanto a sua equipe perdia de 2 a 0 para o adversário.

Na volta para o segundo tempo, a rapaziada do Ubiratan despertou “Marciano” e o uniformizou após um novo banho para tentar reverter o placar adverso, e não deu outra: “Marciano” entrou e fez três gols e levou o Ubiratan as finais contra o arquirrival, o Operário e consequentemente ao título do campeonato. Resumindo: Até os dias de hoje o próprio “Marciano” diz sorrindo e com uma nostalgia de saudades a celebre fase que ele sempre diz, a de que quem viu ele jogar viu, quem não, perdeu, pois na sua época não tinha filmagem para mostrar o quanto craque que era, como até hoje falam sobre ele, em especial, os que compareciam na LEDA para assistir os jogos, e claro, vê-lo jogar nas tardes de domingos ou nos feriados.       

Bola murcha...! A bola murcha vai para os “rachas” ou “arrancadões” entre motos e carros que a rapaziada está fazendo na avenida do Potreirito nos finais de semanas, sem que as autoridades competentes tomem uma posição.

É sabido que em várias regiões do país os “rachas” ou “arrancadões”  é tido como um esporte, porém eles são realizados de forma legalizadas ou em pista de aviação ou em autódromo.

No caso de Dourados não, pois são geralmente jovens embriagados, que ocupam uma via pública que serve milhares de pessoas para fazerem suas roletas russas, digamos assim.

Será que estão esperando acontecer uma tragédia para se tomar uma providencia quanto a esse problema...?

Vale ressaltar que esta informação parte de pessoas que residem na reaquela região.

Bola cheia...! Será neste sábado com muita bola cheia o encontro da equipe máster do Ubiratan Esporte Clube contra os “véinhos” da então equipe da Sociedade Esportiva Ponta Porã.

O encontro entre essas galeras que eram grandes rivais no profissional entre os anos de 89 a 2.000 será às 10 horas no estádio Aral Moreira, posteriormente haverá um almoço de confraternização entre as equipes.

Será com certeza top de linha a resenha entre essas rapaziadas que deram muito brilho para o hoje fracassado futebol profissional sul-mato-grossense, com certeza.

Bola murcha...! A bola murcha é nacional e tem o Corinthians como protagonista.

Na noite desta quarta-feira última o “timão” provou do seu remédio amargo ao tomar o gol contra os “urubus” aos 49 minutos.

A galera corintiana (como eu) e o chefe da redação do douradosnews.com.br, Adriano Moretto, o repórter policial Osvaldinho Duarte, Tata Cavalcanti e companhia, sempre estamos acostumadas a ganhar jogos após os 45 minutos finais das partidas, desta vez foi ao inverso e se lasquemos kkkkkkkk !     

Bola cheia...! A bola cheia vai para a LFD (Liga de Futsal de Dourados) que vem realizando um grande trabalho para o fortalecimento e o crescimento da modalidade na cidade. Que para o próximo ano já sem a tal da pandemia do Covid-19, que a LFD cresça muito mais e que se torne uma potência em termos de difundir a modalidade.

Bola murcha...! A bola vai para a diretoria da LEDA quanto ao banheiro da LEDA. O banheiro masculino em que pese estar sempre limpo, bem cuidado, merecia um desinfetante melhor, pois aquelas bolinhas de naftalinas chega a tirar o folego das pessoas que frequentam o ambiente.

Bola cheia...! Neste domingo prossegue na LEDA o campeonato amador em sua iniciada fase das semifinais. As15 horas entram em campo visando a decisão do titulo, a equipe do Marilia Esporte Clube e Casa Nova / UND / Tony Story / Galáctico / Marçal Filho.

Bola murcha...! Perguntar não ofende: E o estádio Frédis Saldivar, o “Douradão”, maior patrimônio do município, vai receber melhorias quando...?  

Por hoje é só, mais volto, se Deus quiser e ele vai querer, acho ! Ótimo final de semana meu povo !

 

*Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)      

Deixe seu Comentário

Leia Também

Estudantes de escola estadual do MS brilham na Olimpíada Nacional de Ciências
EDUCAÇÃO
Estudantes de escola estadual do MS brilham na Olimpíada Nacional de Ciências
POLÍCIA
Homem é preso após furtar seis peças de picanha de supermercado atacadista
POLÍCIA
Em dia de Operação 'Lei Seca', PM faz alerta sobre cuidados na direção de veículos
PANDEMIA
Covid-19: casos da variante Ômicron e impõem restrições de voo no Reino Unido
França terá animais abatidos e desinfecção após foco de gripe aviária
INTERNACIONAL
França terá animais abatidos e desinfecção após foco de gripe aviária
SEGURANÇA
Senado vai analisar projeto sobre gravação de ações policiais
POLÍTICA
Câmara pode votar na terça-feira PEC que mantém benefícios fiscais para empresas de tecnologia
ESPORTE
Brasil lidera quadro de medalhas nos Jogos Pan-Americanos Júnior
DOURADOS
Motociclista fica ferida após passar sobre buraco e cair
DOURADOS
Homem armado invade Pet Shop e leva dinheiro e celular

Mais Lidas

ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Jovem é preso após manter relacionamento com menina de 11 anos em Dourados
DOURADOS
Menina diz que mantinha relações sexuais com acusado de estupro desde os 10 anos
AÇÃO CONJUNTA
Dourados terá operação 'Lei Seca' para conter bebedeira no trânsito após final da Libertadores
DOURADOS
Acusado de estupro tem prisão preventiva decretada e é transferido para a PED