Bola cheia...! Em tempos miúdos de paixão pela seleção brasileira que já está na Copa do Catar de 2022 e que atualmente é comandada pelo “hepaTite”, Neymar cai - cai e companhia, na terça-feira passada estava escutando um debate esportivo de uma emissora paulista sobre o escrete canarinho de 1.970 que conquistou o tri-campeonato mundial no México e achei muito interessante..
No debate, os comentaristas lembraram do então “comunista” João Saldanha, que montou aquela seleção em 1.969 para as eliminatórias, vindo a carimbar a ida ao México ao vencer com muita dificuldade, o Paraguai por um a zero no estádio Mário Filho, o “Maracanã, cujo público presente, algo em torno de 190 mil torcedores, jamais será batido.
João Saldanha após a conquista da vaga para a Copa do Mundo foi demitido por não ter atendido o pedido do então presidente da República, Emilio Garrastazu Médice, que queria a convocação do centroavante “Dadá maravilha” que na época estava no Clube Atlético Mineiro em estado de graça, pois era um dos maiores artilheiros do país.
A frase; “O presidente tem que mandar em seus ministérios, na seleção mando eu” foi a gota d’água para que João Havelange, na época presidente da então CBD (Confederação Brasileira de Desportos) mandasse João Saldanha para casa e imediatamente convocando Mário Jorge Lobo Zagalo para assumir o escrete canarinho e manteve os demais que faziam parte da comissão técnica.
Saindo do país desacreditada, a seleção canarinho chegou ao México e deitou e rolou com grandes atuações, em especial, no confronto contra a Inglaterra, um a zero, com o Uruguai, três a um e na grande final contra a Itália, quatro a um.
Nesta Copa o ponta direita Jairzinho, o “furacão” marcou gol em todos os sete jogos.
Mas independente disso, um dos comentarista fez questão de dizer que os convocados para a seleção por João Saldanha e denominada “as feras de Saldanha” eram todos de clubes do Brasil, grande parte deles do Santos e do Botafogo do Rio de Janeiro.
Os convocados foram assim distribuídos, em especial os titulares: Féliz, Fluminense, Carlos Alberto, o capitão do Tri, do Santos, Brito, Botafogo, Piazza, Cruzeiro de Minas, Everaldo, Grêmio, Clodoaldo, Santos, Gerson, Botafogo, um tal de Pelé, Santos, Jairzinho, Botafogo, Tostão, Cruzeiro e Rivelino, do Corinthians.
Para o banco Zagalo sempre tinha para o gol os jovens, Ado, do Corinthians ou Leão do Palmeiras, Baldochi, Corinthians, Marco Antônio, Fluminense, Paulo César Caju, Flamengo, Dadá maravilha, Atlético Mineiro, Edu, do Santos, Fontana, Cruzeiro e com este grupo o país na época em 90 milhões de brasileiros comemoraram o tri-campeonato mundial.
Bola murcha...! A bola murcha vai para um evento esportivo que deveria estar até hoje no calendário nacional de provas longas de ciclismo.
Estou escrevendo sobre a prova Internacional de Ciclismo que foi realizada ainda no governo Murilo Zauith por meio da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados) em parceria com a FUNDESPORTE e Federação de Ciclismo de Mato Grosso do Sul.
A prova que teve 130 quilômetros e teve a sua largada com mais de cinquenta ciclistas oriundos do MS, PR, SP, PY entre outros estados, em Pedro Juan Caballero, leia-se linha internacional e chegada em Dourados nas proximidades do trevo da Bandeira, tinha tudo para estar até hoje no calendário nacional, mais infelizmente não, ela teve seu inicio, meio e fim em uma única edição.
Bola cheia...! A bola cheia vai para a notícia de que a prefeitura vai ter uma verba para dar uma “reformada” no ginásio de esportes Ulisses Guimarães e uma parcela da quirela será encaminhada ao recém formado time de futebol profissional, o DAC (Dourados Atlético Clube).
É uma pena que não veio também uma verba para ser investido no estádio Frédis Saldivar, o “Douradão”, mais está bom, só de dar uma arrumadinha no “caixotão da vila Índio” já é uma boa notícia.
Bola murcha...! Para aqueles que acham que investir no esporte é jogar dinheiro fora. Investir no esporte principalmente nas crianças e nos adolescentes somente faz bem para eles e principalmente para a família em um todo, bem como para a própria sociedade, pois além propiciar saúde, também ajuda a formar cidadão.
Bola cheia...! Será amanhã à partir das 8 horas a realização da disputa do terceiro e quarto lugar e a grande final da décima terceira edição da Copa ACS Regional (Associação de Cabos e Soldados).
Bola cheia...! A bola volta a rolar neste final de semana pelo campeonato Amador da LEDA (Liga Esportiva Douradense de Amadores). Amanhã às 15 horas entram em campo Ubiratan Esporte Clube e Independente de Maracaju / Fazenda Aguinha. No domingo às 9 horas Veteranos Panambi e Casa Nova / UND / Tony Story / Galáticos / 94 FM e à tarde Clímax / Jabá / 94 FM e Goldn Colchões / 94 FM duelam às 15 horas. Em caso de empate nos jogos, a decisão para quem seguirá para a quarta-fase da competição serão conhecidas por meios de penalidades máximas. Por hoje é só meu povo ! Fé em Deus sempre minha gente...!
Waldemar Gonçalves, o “Russo” é jornalista e integrante do SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)
Deixe seu Comentário
Leia Também

INMET emite dois alertas para Dourados e previsão indica chuva e queda de temperatura

Enem 2025: prorrogado prazo para pedir isenção da inscrição

O Ministério da Previdência Social alerta aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro
Golpista engana duas mulheres durante venda de motocicleta em rede social em Ponta Porã

Homem morre após confronto com a polícia em Campo Grande

Crédito do Trabalhador: Banco do Brasil ultrapassa marca de R$ 2 bilhões em empréstimos

Governo autoriza nomeação de mais de 4 mil aprovados no Concurso Nacional Unificado

Mulher é esfaqueada pelo marido após discussão em aldeia de Dourados

Agressor poderá ser monitorado eletronicamente em casos de violência doméstica

Acelerador Sirius desenvolve análise de rochas do pré-sal
Mais Lidas

Após ataque a caseiro, "Lei da Onça" pode ser criada em MS

Dupla é presa com maconha e pistola durante operação no Esplanada

Play 5 por R$ 800: Receita abre período para propostas em leilão
