Menu
Busca sábado, 16 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
COLUNA

Bola cheia...! Bola murcha...!

24 setembro 2021 - 08h14Por Waldemar Gonçalves, o Russo

Bola murcha...! Para a falência do futebol profissional de Mato Grosso do Sul que há anos perde para estados como o vizinho MT, TO, GO, RO, e os longínquos estados como o Acre, RR, PI entre outros em termos de qualidade, divulgação e principalmente em valores tanto financeiros e qualidade técnica e organização fora e dentro das quartros linhas...! 

Jogam nas costas cem por cento as responsabilidades sobre a FFMS (Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul)  que há anos “deita e rola com sua diretoria eterna” que é eleita e reeleita pelos dirigentes de clubes e de ligas amadoras pela falência do nosso pobre futebol profissional...!

Todavia, entendo que setenta ou mais por cento dos dirigentes dos clubes do futebol profissional e dirigentes de ligas que votam em Francisco Cezário, são sim, os verdadeiros responsáveis pelo quadro de falência que há quase quarenta anos ou mais, não fazem mudar de história. 

Nosso futebol profissional faliu? Sim , com certeza, pois os responsáveis disso são os inúmeros clubes, muitos deles históricos e com títulos estaduais, que sucumbiram ao fracasso ora por incompetência, ora por interesses políticos pessoais.

Vamos enumerar clubes que outrora fizeram histórias e que levaram alegria para as suas cidades, e que há anos ou até pouco tempo, saíram de cena por incompetência dos seus dirigentes e não por parte da FFMS, que repito,  Francisco Cezário é o eterno presidente porque muitos deles ainda votam para manter ele no poder... !

Começando pela capital do Estado, a imprensa esportiva, em especial a da velha guarda, registraram o fim dos ciclos do Taverópolis, do CENE (Centro Esportico Nova Esperança) do finado reverendo Moon e já estão na UTI os então gloriosos Operário Futebol Clube e Esporte Clube Comercial, ambos falidos.

Em Dourados, faliram o Operário Esporte Clube, que depois virou CAD (Clube Atlético Douradense) e a fusão UBI-CAD que não durou três anos, e por fim, o próprio 7 de Setembro, que embora campeão da série B e A, caiu - e não volta – para a primeira divisão e por fim o glorioso tri-campeão estadual Ubiraran Esporte Clube, que hoje, 2021, desfila sua história ao retornar aos gramados para o competitivo Amadorzão da LEDA.

Resta saber agora se o recém criado DAC (Dourados Atlético Clube) será um clube promissor ou uma nuvem passageira, após conquistar o vice-campeonato deste ano. 

Em Naviraí a história (com H) não é diferente...! Após explodir como sensação na década de 90 quando a SEN (Sociedade Esportiva Naviraiense) foi vice-campeã após perder o titulo para o Ubiratan de Dourados dentro de sua casa, a equipe faliu e surgiu assim a nova, o CEN (Clube Esportivo Naviraiense), que também sucumbiu ao fracasso, porém esta agremiação fez mais sucesso do que a primeira, pois foi campeã do MS e jogou duas edições da Copa do Brasil, a primeira uma triste lembrança, que foi a goleada na Vila Belmiro para o Santos que assim como o Brasil e Alemanha, não quero recordar o placar...! 

Saindo de Naviraí, os dirigentes mataram as equipes do SENA (Sociedade Esportiva Nova Andradina), o Ivinhema, Misto de Três Lagoas, Comercial e Pontaporanense de Ponta Porã, Riachuelo e EASA de Ladário, Sidrolândia, Corinthians de Bataguassu, Itaporã, Maracaju Atlético Clube, URSO de Mundo Novo e por ai a fora, e querem ainda jogar o fracasso do nosso futebol profissional somente nas costas dos dirigentes da FFMS, e os dirigentes que comandavam estes clubes citados, nada consta de culpabilidade...! E olha que vem vindo mais falências de clubes por ai, embora torça para que não, mas do jeito que as coisas estão correndo, sobraram somente para o amadorzão (este será outro assunto) levar a alegria do futebol para o pobre amante do futebol sul-mato-grossense no futuro...!    

Bola cheia...! A bola cheia vai para um grupo de meninas, que jogam basquetebol na escola do CAIC/ Neil Fioravanti, em Dourados, que pedem a volta do treinador e incentivador delas, professor Rubens Hissao Menagutti, o “Bim”...! Bim que formou as meninas desde o primeiro arremesso a cesta, havia decidido parar de trabalhar com elas, porém sabemos que elas reagiram e solicitaram para que ele não as abandonasse...! Diante desta manifestação das meninas que tem de 12 a 17 anos, a bola é cheia pelo reconhecimento que este profissional tem na modalidade, resta saber se ele vai ceder e atender os pedidos delas...!

Bola murcha...! A bola murcha infelizmente vai para o estados e não é de hoje, das quadras de esporte do munícipio...! Que a atual diretoria da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados) coloque em prática um projeto de recuperação destas quadras que tanto faz parte para os amantes do futsal, voleibol, basquetebol e handebol...! 

Bola cheia...! A bola cheia vai para as equipes da Ten” Kuê e Nandejara de Caarapó, Independente/ Maracaju / Fazenda Aguinha, Vila São Pedro e Itaporã, que se deslocam de suas origens para participar do Amadorzão da LEDA...! Top de linha, com certeza...!

Bola cheia...! Por falar em Amadorzão a LEDA, neste final de semana terá mais uma rodada no majestoso Napoleão Francisco de Souza..! As 8h30 o Inter Florida entra em campo para enfrentar o Nandejara de Caarapó e em seguida a Ten”Kuêd Caarapó pegará Ashad 1804 e fechando a rodada à tarde, o Misto Indígena / Jânio Miguél terá pela frente o Panambi Veteranos..! Por hoje é só meu povo, mas eu volto...!!!      

*Waldemar Gonçalves, o Russo, é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas 
                                
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dia da alimentação alerta para relação entre fome e mudança climática
DIREITOS HUMANOS
Dia da alimentação alerta para relação entre fome e mudança climática
MS recebe equipes de reforço de outros estados para reparo de energia elétrica
TEMPORAL
MS recebe equipes de reforço de outros estados para reparo de energia elétrica
POLÍCIA
Polícia prende autor de furto e receptador em Jardim
Mototaxista é preso por tráfico de drogas em Costa Rica
POLÍCIA
Mototaxista é preso por tráfico de drogas em Costa Rica
Filhotes de bem-te-vi são regatados após temporal
MEIO AMBIENTE
Filhotes de bem-te-vi são regatados após temporal
PANDEMIA
Comissão debate políticas públicas de apoio a vítimas de Covid-19
UNIÃO
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
DOURADOS
Com a cidade tomada por árvores caídas, Exército participa de mutirão de limpeza
TRAGÉDIA
Bombeiros encontram mais três corpos e número de mortos em naufrágio chega a seis
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 
Voluntários participam de nova edição do "Marmitaço" contra fome em Dourados

Mais Lidas

DOURADOS
Polícia indicia três e recupera R$ 32 milhões de golpe milionário em empresa
DOURADOS
Asfalto de avenida cede na região Norte e trânsito é interrompido
CLIMA
ASSUSTADOR: Vídeo mostra chegada da tempestade de poeira em Dourados
CLIMA
Ventos de 40 km/h causam estragos em Dourados