Menu
Busca sexta, 17 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
COLUNA

Bola cheia...! Bola murcha...!

14 setembro 2021 - 07h52Por Waldemar Gonçalves, o Russo

Bola murcha...! Dourados por meio do futebol profissional leva-me a uma comparação com a música e sei que muitos não irão entender, todavia, é uma questão de avaliação pessoal, na qual não abro mão de fazê-la meus leitores...!

Nas décadas de 50, 60, 70 e parte de 80, não só em Dourados, mas no Brasil inteiro havia muitos músicos, compositores e poucos instrumentos de ponta. 

Hoje existe um grande avanço em termos instrumentais e tecnológicos e poucos músicos e compositores, assim como instrumentistas, tanto que o tal do sertanejo universitário e breganejo, tomaram de conta e a MPB, samba raiz, sertanejo raiz, rock na roll e música romântica e pop praticamente sumiram do mapa...!

Feito este meu ponto de vista, deixamos o futebol profissional do país, e vamos  no meu análise ao de nossa querida Dourados...!
Quando Dourados tinha grandes times, como Ubiratan Esporte Clube, Operário Esporte Clube -depois Clube Atlético Douradense (CAD)- Dragãozinho, Cruzeiro, Colonial de Indápolis entre outras, não tinha estádio, ou seja, tinha como praça de grandes jogos e clássicos locais e regionais, o legendário Napoleão Francisco de Souza, a eterna LEDA (Liga Esportiva Douradense de Amadores)...!

Com a chegada do majestoso estádio Frédis Saldivar, o “Douradão” acreditava-se que o futebol profissional iria se transformar numa potencia estadual e porque não, nacional, mais não, as tradicionais equipes como o CAD (extinto), o Operário Esporte Clube, idem, más que tentou voltar como Operário Atlético Clube nas mãos do saudoso Álfio Senatore e hoje tem o Giovani Marques como presidente, o Ubiratan que foi o primeiro tri-campeão estadual do interior na era do profissionalismo e que está hoje desfilando no Amadorzão da LEDA e as demais equipes foram aos poucas sucumbindo...! 

É lamentável, más se antes tinha grandes músicos e compositores, não tinha instrumentos e nem palco, no futebol douradense é a mesma coisa...! Se antes não tinha estádio e tinha grandes times, hoje temos um belíssimo e abandonado estádio e não temos time, embora o 7 de Setembro  último campeão estadual e já na segunda divisão, e o agora caçula DAC (Dourados Atlético Clube), atual vice-campeão estadual tenta por meio de sua diretoria, reerguer a história do futebol profissional douradense, mais duvido muito que isso aconteça, principalmente pelos atuais dirigentes que temos por ai, assim como pelo estado de abandono que está há anos, o estádio Douradão, que é hoje o maior patrimônio público da cidade...!

Bola cheia...! O bola cheia vai para a iniciativa do ex-médio volante Dênis, campeão estadual pelo  Ubiratan Esporte Clube em 98 e 99, que pela sexta vez vai realizar o encontro dos tri-campeões pelo  “Leão da Fronteira” na tarde do dia 18 de dezembro.

No estádio da LEDA lá estarão jogando contra uma seleção sênior douraedense às 15 horas, os campeões como o próprio Denis, Paulo Fernandes, Clayton, o eterno goleiro Leopoldo, Kunta, Élcio, autor do gol do título de 99 em cima do Comercial da capital, Edilson, Roberto Nunes, Pereira, Helivelton entre outros, além do técnico Ney César e Joaquim Soares, que é o eterno presidente do Leão da Fronteira, cujo em seu histórico  tem dois títulos da séria A e um vice em 2000 e um de campeão da série B...!

Vale ressaltar que no jogo festivo, as duas equipes levarão um quilo de alimento não perecível para ser doado a uma entidade filantrópica que ainda não foi escolhida e quem comparecer no estádio para prestigiar o evento poderá fazer também a sua doação.
Após o jogo festivo, haverá uma confraternização entre os jogadores e dirigentes presentes...! 

Bola murcha...! A bola murcha vai para os Jogos Escolares da Juventude do Mato Grosso do Sul nas modalidades de basquetebol e handebol de 12 a 14 anos que foi disputado em Dourados...!

No basquete no masculino Dourados, Ponta Porã, Rio Brilhante e Paranaiba e no feminino Rio Brilhante. Dourados e Nova Andradina...! Comno se vê, poucas equipes nesta modalidade...! 

No handebol o quadro não é diferente...! No masculino Dourados, Campo Grande, Aquidauana e Paranaíba e no feminino apenas Campo Grande e Chapadão do Sul...! O evento foi uma realização do governo do Estado por meio da Fundesporte (Fundação de Esporte e Lazer do Mato Grosso do Sul) e contou com o apoio da equipe da Funed (Fundação de Esporte de Dourados).

Bola cheia...! O futebol amador da LEDA prosseguiu neste último final de semana com três grandes jogos, antes porém, na quarta-feira no estádio “Chavinha” em Itaporã, a equipe do Independente de Maracaju / Fazenda Aguinha venceu a AIDE / Amigos do Beguinho / SG Calhas por dois a um...!

No domingo pela manhã, o Casa Nova / UND, Tony Story / Galácticos venceu o Pãozão por um a zero e em seguida o Ubiratan passou pelo Nadejara de Caarapío pelo placar de dois a zero e a tarde fehando a rodada o Marília Futebol Clube goleou o CEART pelo placar de quatro a um...! Depois dessa, parei e fui, mais volto...!

*Jornalista e filiado ao Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados), escreve as terças e sextas para o Dourados News       
        
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Casal é preso por golpe ao vender carro alugado e alegar "furto"
Fundação de Cultura seleciona artesãos para participar de duas Feiras
OPORTUNIDADE
Fundação de Cultura seleciona artesãos para participar de duas Feiras
Grávida, Geisa Oliveira, ex seleção de basquete, morre aos 42 anos
CAMPINAS
Grávida, Geisa Oliveira, ex seleção de basquete, morre aos 42 anos
DOURADOS
Faculdade Intercultural Indígena publica moção contra o marco temporal
FOGO AMIGO
Militar baleado ao defender mulher na rua recebe alta de hospital
ESPORTE
Dourados enfrenta Miranda na semifinal da Copa Morena neste sábado
PARAGUAI
Com mandado de prisão em abertos, brasileiro é expulso do Paraguai
EDUCAÇÃO
UEMS regulamenta retomada gradual das atividades presenciais
FÁTIMA DO SUL
Homem grava vídeo para inocentar esposa: "Erro meu, bebi demais"
IMUNIZANTE
Sociedade Brasileira de Pediatria defende vacinação em adolescentes

Mais Lidas

DOURADOS
Após denúncias, casal é preso por tráfico no Jardim Guaicurus
24 HORAS DE VACINA
Dourados terá 'viradão' da vacina para aplicar doses em cinco grupos
DOURADOS
'Trevo do DOF' terá viaduto de 40m e ficará pronto em oito meses
DOURADOS
Homem morre no hospital depois de ser atropelado na área central