segunda, 15 de agosto de 2022
Dourados
35°max
20°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
ESPORTES

Atleta de Amambai é vice-campeão brasileiro sub-18 de atletismo

23 novembro 2020 - 20h50Por Da redação com Fundesporte

Com apenas 15 anos, o atleta indígena guarani-kaiowá Yuri Moreira Benites, de Amambai (MS), garantiu o segundo lugar na 11ª edição do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo, na prova de lançamento do dardo. A competição foi realizada de 20 a 22 de novembro, no estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP).

Contemplado pelo programa Bolsa Atleta, concedido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Yuri Benites faturou a medalha de prata ao bater a marca de 61,04 metros. O primeiro colocado, Arthur Monteiro Curvo, de Mato Grosso, conseguiu lançar a 62,01 metros. Davi Gabriel Rosa, de Santa Catarina, fechou o pódio, atingindo 60,25 metros.

Com o resultado no interior paulista, o sul-mato-grossense mantém a liderança do ranking nacional e sul-americano sub-18 no lançamento do dardo. O atleta representa a Escola Municipal Polo Indígena Mbo'eroy Guarani Kaiowá (em guarani, Oca Grande) e tem como técnico o profissional de Educação Física indígena Miller Borvão Samorio.

Em 2019, Benites faturou o bicampeonato brasileiro do dardo, na categoria de 12 a 14 anos, dos Jogos Escolares da Juventude – Fase Nacional, em Blumenau (SC). No mesmo ano, o jovem amambaiense assegurou a prata no Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16 de Atletismo, em Fortaleza (CE).

O expressivo desempenho do atleta em competições nacionais o garantiu na seleção brasileira de base, formada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), para a disputa do 15º Campeonato Sul-Americano Escolar, realizado de 30 de novembro a 7 de dezembro em Assunção, capital do Paraguai. Na competição internacional, Benites trouxe a medalha de ouro para o Brasil.

Já no Campeonato Estadual de Atletismo Sub-18 2020, realizado nos dias 17 e 18 de outubro, no Parque Olímpico Ayrton Senna, em Campo Grande, o atleta de lançamento do dardo estabeleceu novo recorde no Estadual Sub-18 ao atingir 62,56 metros. A marca anterior da prova era de 55,03 metros, alcançada em 2011 por Lauro Maycon da Silva Aval.

A delegação que representou Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo foi composta por oito atletas de Amambai, Campo Grande, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas, com apoio do Governo do Estado/Fundesporte e Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS).

Ao todo, 600 competidores de 104 clubes, representando 21 Estados e o Distrito Federal, estiveram na cidade paulista. O Brasileiro Sub-18, organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), foi o segundo evento da temporada nacional de 2020, após o adiamento das competições por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Sem a presença do público em razão dos protocolos de biossegurança, o torneio reuniu atletas de 15 a 17 anos de idade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

Projeto cria programa para auxiliar professores na compra de casa própria

Projeto cria política de prevenção e combate a assédio moral e sexual nas escolas
SEGURANÇA

Projeto cria política de prevenção e combate a assédio moral e sexual nas escolas

Eleições 2022: veja o que pode ou não no dia da votação
ELEIÇÕES 2022

Eleições 2022: veja o que pode ou não no dia da votação

SAÚDE

Projeto cria Programa Nacional de Referência em Tratamento da Fibromialgia

Brasil deve encerrar 2022 com índices de extrema pobreza em queda
ECONOMIA

Brasil deve encerrar 2022 com índices de extrema pobreza em queda

AGRICULTURA

Tecnologia de ressonância magnética reduz perdas de fertilizantes

TRABALHO E PREVIDÊNCIA

Proposta estabelece piso salarial de R$ 3,2 mil para vigilantes

TRANSPORTE

Projeto prevê bilhete único nacional para sistemas de transporte público

MATO GROSSO DO SUL

Incêndios e estiagem colocam cidades em situação de emergência

EM ANÁLISE

Projeto que muda norma geral para concursos públicos retorna ao Senado

Mais Lidas

DOURADOS

Acusado de raptar a ex e trocar tiros com a polícia tem alta e é levado para delegacia

DOURADOS

Homem que trocou tiros com a polícia na Linha do Potreirito havia sequestrado a ex

EMBRIAGUEZ

Caminhonete ocupada por cinco jovens capota na BR-376

DOURADOS

Douradense contaminado com "varíola dos macacos" viajou para o Paraguai recentemente