Menu
Busca terça, 19 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
ESPORTES

Atleta de Amambai é vice-campeão brasileiro sub-18 de atletismo

23 novembro 2020 - 20h50Por Da redação com Fundesporte

Com apenas 15 anos, o atleta indígena guarani-kaiowá Yuri Moreira Benites, de Amambai (MS), garantiu o segundo lugar na 11ª edição do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo, na prova de lançamento do dardo. A competição foi realizada de 20 a 22 de novembro, no estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP).

Contemplado pelo programa Bolsa Atleta, concedido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Yuri Benites faturou a medalha de prata ao bater a marca de 61,04 metros. O primeiro colocado, Arthur Monteiro Curvo, de Mato Grosso, conseguiu lançar a 62,01 metros. Davi Gabriel Rosa, de Santa Catarina, fechou o pódio, atingindo 60,25 metros.

Com o resultado no interior paulista, o sul-mato-grossense mantém a liderança do ranking nacional e sul-americano sub-18 no lançamento do dardo. O atleta representa a Escola Municipal Polo Indígena Mbo'eroy Guarani Kaiowá (em guarani, Oca Grande) e tem como técnico o profissional de Educação Física indígena Miller Borvão Samorio.

Em 2019, Benites faturou o bicampeonato brasileiro do dardo, na categoria de 12 a 14 anos, dos Jogos Escolares da Juventude – Fase Nacional, em Blumenau (SC). No mesmo ano, o jovem amambaiense assegurou a prata no Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16 de Atletismo, em Fortaleza (CE).

O expressivo desempenho do atleta em competições nacionais o garantiu na seleção brasileira de base, formada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), para a disputa do 15º Campeonato Sul-Americano Escolar, realizado de 30 de novembro a 7 de dezembro em Assunção, capital do Paraguai. Na competição internacional, Benites trouxe a medalha de ouro para o Brasil.

Já no Campeonato Estadual de Atletismo Sub-18 2020, realizado nos dias 17 e 18 de outubro, no Parque Olímpico Ayrton Senna, em Campo Grande, o atleta de lançamento do dardo estabeleceu novo recorde no Estadual Sub-18 ao atingir 62,56 metros. A marca anterior da prova era de 55,03 metros, alcançada em 2011 por Lauro Maycon da Silva Aval.

A delegação que representou Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo foi composta por oito atletas de Amambai, Campo Grande, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas, com apoio do Governo do Estado/Fundesporte e Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS).

Ao todo, 600 competidores de 104 clubes, representando 21 Estados e o Distrito Federal, estiveram na cidade paulista. O Brasileiro Sub-18, organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), foi o segundo evento da temporada nacional de 2020, após o adiamento das competições por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Sem a presença do público em razão dos protocolos de biossegurança, o torneio reuniu atletas de 15 a 17 anos de idade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Operação cumpre oito mandados em MS e em outros dois estados
CRIME ORGANIZADO
Operação cumpre oito mandados em MS e em outros dois estados
SAÚDE
Farmacêuticos e farmácias podem ser estratégicos na vacinação contra a Covid
ECONOMIA
Dólar sobe pela terceira sessão seguida e fecha a R$ 5,34
Saúde alerta sobre ligações e SMS falsos de cadastro para vacinação
GOLPE
Saúde alerta sobre ligações e SMS falsos de cadastro para vacinação
Após investigação, 'Boca de fumo' é fechada em ação conjunta
REGIÃO
Após investigação, 'Boca de fumo' é fechada em ação conjunta
COVID-19
Senadora Soraya pede inclusão de pessoas com síndrome de Down como prioridade na vacinação
PESQUISA
Cientista brasileira mulher e negra faz descoberta de método de combate a alopecia
IMUNIZAÇÃO
Hospital Cassems de Campo Grande recebe vacina da Covid-19 nesta quarta
CRIME AMBIENTAL
Fazendeiro é multado R$ 6,6 mil por desmatar vegetação nativa
REGIÃO
Sanesul dá ordem de serviço para obras de Rio Brilhante

Mais Lidas

DOURADOS
Morto por descarga elétrica pode ter tentado consertar portão
ACIDENTE
Homem morre após sofrer descarga elétrica em Dourados
DOURADOS
Comitê alerta para crescente da Covid e prefeito expede decreto com novas regras
DOURADOS
Em ação conjunta, polícia deflagra operação para investigar crimes