Praticar exercícios físicos diminui o envelhecimento em relação às funções do cérebro, dizem especialistas. Atividades de movimentação do corpo também contribuem para a manutenção das habilidades cognitivas, ajudando assim na prevenção de doenças como: Alzheimer e Parkinson.
De acordo com o neuropsicólogo e presidente do Instituto da Inteligência, Nelson lima, o desporto tem efeito imediato no cérebro, contribuindo na sua proteção em longo prazo. Ele ainda ressalta que as pessoas que praticam exercícios físicos e mentais estão trabalhando para a prevenção da senilidade, garantindo assim, a longevidade do cérebro.
Segundo o professor de educação física e tutor do Portal Educação, Diesi Souza Ventura, hoje é fundamental que indivíduos procurem iniciar uma atividade física o quanto antes. “Essa iniciativa poderá trazer em um futuro próximo diminuição nos gastos com saúde (internações, remédios, e outros)”, diz o tutor.
“Essa semana nos deparamos com inúmeros artigos falando sobre a importância de se fazer atividade física, a sugestão é procurar um especialista (Professor de educação física) para assessorar sua atividade”, aconselha Diesi.