Menu
Busca sábado, 15 de agosto de 2020
(67) 99659-5905
BELEZA

Especialista revela o porque da procura por dentistas para realizar aplicações de botox

11 julho 2020 - 19h40Por Da Redação

Apesar do assunto ter se popularizado em consultórios e clínicas de estética, se tornado mais acessível recentemente, o botox, nome popular da toxina botulínica, não é uma novidade na Odontologia. Os cirurgiões-dentistas já fazem uso terapêutico desta substância há algum tempo para o para o tratamento de dores faciais e problemas relacionados com a articulação temporomandibular (ATM) e agora estão atuando também no campo da estética.

A Resolução 176/2016 do Conselho Federal de Odontologia decidiu por autorizar a utilização da toxina botulínica e dos preenchedores faciais pelo cirurgião-dentista também para fins estéticos, abrindo um novo leque de possibilidades.

A Dra. Patricia Bertges, dentista e referência em procedimentos orofaciais no Brasil, explica os motivos porque os dentistas têm se destacado na aplicação do botox e porque cada vez mais ricos e famosos têm procurado estes profissionais em vez de cirurgiões plásticos e médicos, como tradicionalmente é feito: “No Brasil, há faculdades específicas e não existe legislação que proíba o cirurgião-dentista de realizar procedimentos estéticos na face, até porque o entendimento é de que eles são profissionais capacitados para fazer intervenções diversas nesta região, já que são estudiosos da região orofacial, cabeça e pescoço e da musculatura da região ao pormenor, enquanto um dermatologista, por exemplo, tem uma atuação mais geral, em todo o corpo. A área anatômica de atuação clínico-cirúrgica do cirurgião-dentista de aplicação do botox para fins estéticos abrange toda a face.”

Olhar clínico do dentista faz a diferença

A dentista aponta que por ser especializado na região da face, o olhar clínico do profissional da odontologia na hora de fazer a aplicação do botox faz a diferença: “por exemplo, em relação a abaixar o sorriso gengival, deixando o sorriso com melhor aspecto, fazemos o procedimento com botox e sabemos bem como deixar um sorriso mais jovem, mais bonito e quais são as proporções ideais para os resultados esperados, porque faz parte da nossa formação e estudo constante. Outro exemplo é o tratamento do bruxismo, que é sempre feito com um dentista e não um médico, sendo um dos principais tratamentos o relaxamento da musculatura da região, que é feito com o botox.

Patricia Bertges ressalta que o profissional da odontologia também é o mais indicado para análise da face e para realizar o preenchimento e aplicação da toxina botulínica: “faz todo o sentido permitir ao dentista fazer preenchimento facial e botox porque desde a faculdade nossa atenção é toda focada no estudo da face e pescoço e quando nos graduamos seguimos nos especializando nisso. Identificamos com facilidade qual terço da face está assimétrico ou precisando de preenchimento porque este é o nosso dia a dia, ao contrário de um médico que tem o foco direcionado a outras patologias e regiões do corpo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
“Obstáculos serão vencidos”, diz Bolsonaro durante cerimônia militar
FALTA DE ÁGUA
Indígenas vão à Câmara e pedem solução para problema antigo na Reserva de Dourados
REGIÃO
Recurso destinado por Marçal beneficia Lar do Idoso com veículo
APARECIDA DO TABOADO
Dois morrem após carreta carregada com sementes tombar em curva
BOLETIM
Dourados confirma mais duas mortes por coronavírus
MS/PR
Casal é preso em balsa com mais de 7kg de haxixe
PANDEMIA
MS registra mais de mil novos casos de Covid e sete mortes em um dia
TRÊS LAGOAS
Briga generalizada em bar termina com homem esfaqueado nas costas
MISSÃO ESPECIAL
Delegação brasileira que viajou ao Líbano retorna ao país
PREVISÃO DO TEMPO
Dourados tem alerta de tempestade e final de semana deve ser chuvoso

Mais Lidas

DOURADOS
Fogo destrói lanchonete, invade loja e queima várias motocicletas
DOURADOS
Decreto deve autorizar volta de cursos profissionalizantes e atividades práticas de universidades
PANDEMIA
Prefeitura autoriza abertura de bares e flexibiliza funcionamento de outros setores
DOURADOS
Operação 'Gambiarra' mira reformas de escolas municipais pagas por secretária em nome de empresa