O prefeito Laerte Tetila vistoriou na manhã de hoje, as obras de mais uma escola de ensino fundamental em Dourados, que está sendo construída no bairro Estrela Poravi II, no Jardim Guaicurus, acompanhado do vice-prefeito Albino Mendes, o deputado federal João Grandão, o vereador tenente Pedro e os secretários municipais Jorge De Lucia (Infra-Estrutura), Antônio Leopoldo Van Suypene (Educação) e Jorge Torraca (Habitação e Serviços Urbanos).
O fiscal da Associação de Moradores do Jardim Guaicurus, Elias Conrado dos Santos, disse que a escola é a prioridade número um dos moradores, um grande anseio da comunidade. Hoje, as crianças do bairro estudam em escolas da região, especialmente no bairro Terra Roxa. “Esta obra é muito importante. Toda a comunidade sonha com isto e finalmente teremos a nossa escola”, orgulha-se o morador.
O investimento total será de aproximadamente R$ 1 milhão, articulados pelo deputado João Grandão. A primeira etapa da escola já está sendo construída, com investimentos de R$ 475,2 mil do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e o restante da verba para a escola será liberada pelo FNDE até o final do ano.
Segundo o prefeito Laerte Tetila, o ensino público é uma meta prioritária da prefeitura de Dourados, que prioriza a construção de escolas dentro dos conjuntos habitacionais. “Além de reduzirmos custos com transporte, proporcionamos maior conforto e segurança para as crianças e reduzimos inclusive os índices de evasão escolar”, destaca o prefeito. Segundo ele toda a comunidade é privilegiada com a construção de escolas em bairros populares. “O bairro ganha maior organicidade do ponto de vista social. A escola se torna um ponto de encontro entre pais, alunos e professores, melhorando a qualidade de vida do bairro”, acrescenta.
De acordo com o secretário de Educação, Antonio Leopoldo Van Suypene, a escola terá dez salas de aula, voltada ao ensino fundamental para atender 660 alunos com previsão de conclusão para o início do próximo ano para entrar em atividade em 2007.
Além da escola no Jardim Guaicurus, outras duas unidades estão sendo construídas simultaneamente pela prefeitura : uma no jardim Novo Horizonte e outra na reserva indígena. Todas elas devem estar em funcionamento a partir do próximo ano. Hoje, pelo menos 25 mil crianças estudam nas escolas públicas municipais e a estimativa é de que mais duas mil crianças sejam incluídas na rede pública de ensino a partir de 2007.