segunda, 15 de julho de 2024
Dourados
10ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
INFORME PUBLICITÁRIO

Escola de Dourados conquista o 1° lugar do estado no Enem e a 2ª melhor colocação do Brasil

17 junho 2024 - 08h30Por Gizele Almeida

O Colégio Lumière, de Dourados, alcançou um marco histórico no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, conquistando, mais uma vez, o primeiro lugar no estado de Mato Grosso do Sul e a segunda melhor colocação no Brasil. Este feito coloca a instituição como a primeira escola de Dourados e de Mato Grosso do Sul no ranking nacional, reafirmando seu compromisso com a excelência educacional.

Especialistas da AIO Educação analisaram detalhadamente os dados do Enem para compilar um ranking das melhores escolas do Brasil. A pesquisa, que incluiu tanto escolas públicas quanto privadas, utilizou uma metodologia rigorosa para avaliar o desempenho dos alunos em diversas áreas do conhecimento. Os resultados foram apresentados em gráficos que destacam o desempenho na prova objetiva com e sem redação, além de considerar o tamanho das escolas.

O Colégio Lumière brilhou entre as instituições avaliadas, destacando-se pela excelente qualidade de ensino, desenvolvida ao longo dos anos de escolarização de seus alunos. Mais de 60% da turma de 3º ano, que fez a prova do Enem, eram alunos do Colégio Lumière desde o Ensino Fundamental, mais de 90% deles fizeram todo o Ensino Médio na instituição. “Acreditamos num trabalho sério e contínuo, desde os anos iniciais. O excelente desempenho de nossos alunos no Enem e nos vestibulares é resultado desse processo. Ano a ano, nossa ambiciosa meta é alcançada: garantir a aprovação de 80% da turma de 3º ano nos vestibulares nacionais”, comemora a diretora da instituição, professora Sônia Regina Zanchettin.

É importante ressaltar que o colégio nunca fez seleção de alunos para a realização ou a apuração da prova do Enem, prática adotada por outras instituições. O resultado alcançado reflete a média aritmética de 100% dos alunos do 3º ano do Ensino Médio matriculados na escola. “Não vemos sentido em ‘produzir’ um resultado para fins comerciais. O processo de selecionar e cadastrar determinado grupo de alunos de melhor desempenho numa empresa distinta, de mesmo nome (ou unidade 2), para alavancar as notas da escola, é, na nossa visão, algo impensável. Não representaria, verdadeiramente, o resultado de um trabalho desenvolvido ao longo da trajetória educacional dos alunos na instituição.”, destaca o professor Gláucio Knapp, coordenador do Ensino Médio.  


Alunos da turma do 3° ano do Lumière realizaram simulados nacionais frequentemente, obedecendo o horário real das provas a serem aplicadas / Foto: Divulgação-
 

O especialista em Enem e em teoria de resposta ao item da AIO Educação, Mateus Prado, explicou que a pesquisa publicada foi baseada nos microdados do Enem 2023, complementada com outras informações relevantes. A média de desempenho foi calculada considerando as áreas de Natureza, Humanas, Linguagens, Matemática e Redação. “Dentro da sala segura, fazemos a média de cada área de cada escola, somamos as médias e dividimos por quatro (sem redação) ou por cinco (com redação). Todas as escolas de ensino médio do país foram consideradas, exceto aquelas com menos de 10 alunos fazendo as provas do Enem 2023”, destacou Prado. Em 2023, no Brasil, o ensino médio foi ofertado por um total de 29.754 escolas.

Os gráficos divulgados pela AIO revelaram que os estudantes do Colégio Lumière estão entre os melhores do país, distribuídos em 11 estados. O desempenho excepcional dos alunos de Dourados coloca a instituição em um patamar de destaque nacional, ao lado das melhores escolas de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. 
 

Este resultado extraordinário é um testemunho do esforço conjunto de alunos, professores e toda a equipe do Colégio Lumière. A instituição se dedica à formação integral de seus estudantes, preparando-os para os desafios acadêmicos e profissionais, investindo numa base sólida de conhecimento e de autonomia. Há 17 anos, a escola mantém-se fiel ao seu propósito inicial: o de ser o melhor colégio para quem realmente quer estudar. 

Parabéns ao Colégio Lumière, a primeira escola de Dourados e de Mato Grosso do Sul a alcançar tal reconhecimento no Enem, conquistando a segunda melhor colocação no Brasil. Este é um grande orgulho e um exemplo de excelência educacional para o país.
https://www.metropoles.com/brasil/confira-o-ranking-das-melhores-escolas-no-enem.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE

Homem aceita 'swing', surta ao ver esposa com amigo e a agride

OPORTUNIDADE

Leilão da Receita tem nova edição com iPhones, vinhos e veículos

IVINHEMA

Mulher denuncia ex-marido e atual companheira por importunação

RURAL

BNDES vai disponibilizar R$ 66,5 bilhões para o Plano Safra

AQUIDAUANA

Jovem ferido se esconde de bombeiros que tentavam socorrê-lo

ECONOMIA

Primeiras notas do real vão sair de circulação; entenda por quê

Motociclista morre dois meses após ser atingido por veículo

POLÍTICA

Brasil chama embaixador na Argentina para consultas sobre Milei

Motorista que atropelou e matou motociclista é condenado

JUDICIÁRIO

Abin Paralela: Moraes retira sigilo de áudio de conversa de Bolsonaro

Mais Lidas

ABUSO SEXUAL

Homem é preso em flagrante acusado de estuprar sobrinha em Dourados

OPORTUNIDADE

Com recrutamento noturno, indústria abre 400 vagas de trabalho em Dourados

MS

Inscrições para o Curso de Libras EAD Nível I do 2º Semestre abrem dia 15 de julho

DOURADOS

Ministro admite atraso e prevê projeto de novo terminal do Aeroporto concluído até fim de julho