Menu
Busca sábado, 30 de maio de 2020
(67) 99659-5905

Enquete: Sim, bacharéis em direito devem passar pelo Exame da Ordem

18 janeiro 2010 - 14h58

A maioria dos leitores do Jornal Dourados News que votaram na enquete que questionava se bacharéis em direito deveriam passar pelo Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) disseram que “sim”. Foram computados 667 votos, onde 227 foram contra o Exame e 440 foram a favor, ou seja, 34,03% dos internautas responderam que “não, devem exercer atividades como os bacharéis de outros cursos” e 65,96% disseram que “sim, devido à concorrência é necessário reserva de mercado”.
 A enquete recebeu comentários de vários estados e, ao contrário dos resultados, a maior parte das opiniões era contra o Exame. Segundo Antonio Miguel de Souza, os maiores e melhores advogados atuantes no Brasil e no Estado não prestaram o Exame da Ordem e, nem por isso, deixaram de ser “brilhantes”. Ele diz que o que vale é o conhecimento. “Se na medicina, em que se trata de vidas humanas, não se exige qualquer tipo de exame, somente a "residência", porque na advocacia há de se exigir?”, questiona ele.
 A estudante Irene Jesus dos Santos se mostra indignada. “Acho lamentavel a gente passar cinco anos na faculdade e o que vai decidir a profissão que nos escolhemos é um exame,,,,, hoje me encontro nessa situação...se preparando para a OAB.....e com entendimento de que estam sendo violados alguns principios constitucionais” (sic), diz ela.
 Já Marcos Ely Nunes Martins entende que o exame  deve sim ser requisito para que os bacharéis atuem. Ele lembra que os advogados também cuidam da vida de algumas pessoas e que pode causar danos irreversíveis ao cliente.  Para ele, deve ser exigido, “uma vez que é sabido que a qualidade de ensino em algumas faculdades de direito é péssima e que muitos acadêmicos deixam a desejar na hora dos estudos”.
 Segundo Edmir Ribeiro Terra, não é pela reserva de mercado, nem tampouco pela inscrição que ele acredita ser obrigatório. “Ocorre que muitos ditos bacharéis não estudaram nada e não aprenderam nada e depois querem se tornar advogados. Quem é bom passa na OAB sem problemas”, enfatiza ele.
 Prova
 Ontem a foi realizada em Mato Grosso do Sul mais uma prova objetiva. A novidade, a partir deste exame, é que não será possível a consulta de doutrinas e jurisprudências durante a prova prática. Somente será possível usar a legislação na área de opção do examinando.

Durante a realização da prova prático-profissional será permitida, exclusivamente, a consulta à legislação sem qualquer anotação ou comentário, na área de opção do examinando.
 De acordo com o  MNBD – Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito em MS, eles há pouco mais de dois anos e meio vem apontando a “inconstitucionalidade do exame” e conclamando os bacharéis para que se unam. Nos últimos anos, poucos bacharéis foram aprovados e, em parte, reclamam de que a prova está cada vez mais difícil. Chamam, então, de reserva de mercado.
 Segundo explicações, são vários projetos leis que tramitam na Câmara Federal como também no Senado Federal e muitas ações judiciais que inclusive aguardam julgamento no STF. “Esperar pelos políticos é cavar a própria sepultura”, diz o MNBD em nota.
 Eles encerram a manifestação com a seguinte pergunta: “Sendo o direito discutível, vais continuar refém de um conselho de classe que não lhe da sustentabilidade alguma no inicio de carreira e pouco se importa com você?”
 Veja mais:










 
 http://www.douradosnews.com.br/upload/arquivos/2119123125.docx 
http://www.youtube.com/results?search_query=reynaldoarantes&search_type=&aq=f
 Veja os comentários: 

 
12/01/2010 Enquete do Dourados News recebe comentários de vários estados  
 
11/01/2010 Bacharéis em direito devem passar pelo Exame da Ordem para exercer a profissão?

Deixe seu Comentário

Leia Também

DURANTE A PANDEMIA
Saiba quais foram as maiores lives musicais realizadas na internet
SOLIDARIEDADE
Ação de ONG leva roupas e itens de higiene para famílias de Campo Grande
BRASIL
Parques e igrejas de maior porte reabrem no DF na quarta-feira
CORRIDA ESPACIAL
SpaceX e Nasa lançam foguete com astronautas nos EUA
BRASIL
Cidade de São Paulo prorroga quarentena até 15 de junho
"RAÍZES"
Documentário sobre sacis filmado em MS tem estreia online em junho
EM MIRANDA
Mulher é estuprada após ser levada para quintal de residência
REDES SOCIAIS
Bolsonaro tira fotos sem máscara após ir a lanchonete em Goiás
NA CAPITAL
Criança fica ferida ao ser atropelada por moto em avenida de Campo Grande
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
EUA anunciam mais US$ 6 mi para ajudar Brasil no combate à pandemia

Mais Lidas

DOURADOS
Protocolo é seguido e mulher vítima do coronavírus é enterrada sem despedida de familiares
MAIORIA JOVENS
Vítima fatal da Covid-19 faz parte da faixa etária com mais casos da doença em Dourados
COVID-19
Curva segue ascendente e Dourados ultrapassa 200 casos de coronavírus
PANDEMIA
Comitê diz que Dourados não é epicentro do novo coronavírus e descarta lockdown