Menu
Busca quinta, 24 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

Engenharia Civil da Unigran tem publicação em revista nacional e aprovações em mestrados

27 janeiro 2020 - 10h49Por Redação

Constantemente a Unigran colhe os frutos do investimento pesado que faz no ensino, pesquisa e extensão. Além das avaliações do Ministério da Educação – MEC, que confirmam todos os anos a excelência da instituição, periodicamente, os cursos também se destacam em suas áreas, principalmente pelos relevantes projetos e produções científicas. Recentemente, foi a vez do curso de Engenharia Civil, quando o grupo de pesquisa ‘Fenômenos de Transportes Aplicados’ teve um dos trabalhos publicados na Revista Engenharia, do Instituto de Engenharia, que é um dos mais importantes periódicos nacionais, além disso, três de seus autores foram aprovados em programas de mestrado.

Intitulada ‘Energia e força específica na drenagem de uma área de fundo de vale em Dourados (MS)’, a pesquisa foi realizada no Cantão do Bosque, onde estão os blocos dos cursos de Engenharias Civil e Mecânica e Agronomia da Unigran, e tem como autores Gean Henrique Sabino Freitas, Lucas Herber Bortoli, Lucas Massotti da Silva, Matheus Alves Martins, Wesley dos Santos Lima e Danielle Cristine Pedruzzi, acadêmicos e egressos coordenados pelo professor Wilson Espindola Passos.

O professor explicou que o trabalho foi uma das pesquisas realizadas por um grupo de pesquisa do curso, criado em 2015. “Esse artigo é uma sequência de vários projetos de pesquisa que a gente realiza no grupo de Pesquisa, onde basicamente pegamos um problema da área para tentar propor soluções. Esse artigo relatou um deles, nós fizemos análises de alguns dados topográficos da cidade de Dourados, especificamente do Cantão do Bosque, e a partir disso, conseguimos propor modelos para a drenagem de água, com base em alguns modelos matemáticos que a teoria nos disponibiliza. Ou seja, cruzamos dados empíricos com dados teóricos traçando essas curvas. Qualquer profissional que lê o artigo vai ter uma base e entender como vai funcionar o comportamento dessa vazão de água no local”, disse.

Além dos autores da pesquisa, participam do grupo de pesquisa outros alunos entre o quinto e oitavo semestre e o objetivo principal é a iniciação científica. Mesmo após a formação, alguns recém-formados continuam trabalhando em parceria com o grupo.

“A publicação na Revista Engenharia é muito importante porque mostra o reconhecimento do nosso trabalho por toda a comunidade profissional da área, também comprova a qualidade do ensino e da pesquisa que oferecemos na Unigran e ainda, motiva os alunos a participarem de grupos de iniciação científica e outras atividades que contribuem com a formação profissional’, apontou Wilson.

A Revista Engenharia é uma publicação bimestral do Instituto de Engenharia. É voltada principalmente aos engenheiros que desenvolvem atividades nas áreas de projeto, construção e infraestrutura, mas sempre com a publicação de assuntos atuais através de análises, artigos e entrevistas. É uma das publicações mais importante da área, por abordar os principais assuntos nacionais e internacionais da Engenharia.

Mestrado

Outra conquista do curso, que confirma a qualidade da formação oferecida pela Unigran, foi a aprovação de três egressos em programas de mestrado.

Gean Henrique Sabino Freitas, de 23 anos, colou grau este mês e já foi aprovado no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados. “A Unigran foi fundamental para minha aprovação no mestrado, pois a metodologia da formação me capacitou de forma ampla e contextualizada ao desenvolvimento das ciências exatas em geral, além de fornecer conhecimentos que me auxiliarão durante o desenvolvimento da pesquisa. Agradeço a instituição e principalmente o professor Wilson pelo incentivo prestado desde o início da graduação, para a iniciação científica, até o final, demonstrando a importância da continuação dos estudos”, falou.

Lucas Herber Bortoli, de 24, concluiu os estudos em 2017 e no mesmo ano foi aprovado nos Programas de Pós-Graduação da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, e na UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba, a qual optou. “A formação na Unigran foi fundamental para todas as etapas do processo de seleção, uma vez que na instituição pude desenvolver uma base de conhecimento teórica suficiente para ter uma boa nota na avaliação escrita. Também tive a oportunidade de participar de projetos de pesquisa, como iniciação científica, simpósios, apresentar trabalhos em congressos e até mesmo monitorias em disciplinas. Tudo isso contribuiu tanto para alavancar meu currículo quanto me preparou para conduzir uma pesquisa científica”, destacou.

E Matheus Alves Martins, também de 24 anos, graduou-se em 2017 e foi aprovado no Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. “Com a minha formação na Unigran, tive um embasamento teórico de engenharia muito amplo. Destaco ainda que as iniciações científicas me ajudaram na aprovação do mestrado e isso se deve as orientações do professor Wilson em todos os projetos executados, que foram de forma voluntária”, concluiu.

Além do curso de Engenharia Civil, todos os anos, tanto os alunos dos últimos semestres quanto os recém-formados são aprovados em seleções para Programas de Pós-Graduação, processos seletivos, concursos públicos e exames para obtenção do registro profissional, como o da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil e do Conselho Regional de Contabilidade, confirmando a qualidade do ensino oferecido pela Unigran. Com isso, a Instituição se mantém no ranking como a melhor instituição de ensino superior de Mato Grosso do Sul e uma das melhores do Brasil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

REGIÃO
Homem é encontrado morto com tiro no pescoço em bairro da Capital
BRASIL
Presidente Bolsonaro sanciona lei que amplia uso de assinatura digital
MARACAJU
Polícia apreende mais de 500 quilos de maconha em veículo abandonado
MS
Investigação aponta fazendas onde começou incêndio gigantesco no Pantanal
ANTÔNIO JOÃO
Casal é preso na região de fronteira com 126 quilos de cocaína
UEMS
Publicado Edital da Segunda Edição do Auxílio para Acesso à Internet
CAPITAL
Motorista que levou dois tiros foi atacado em local conhecido como "Buracão"
PARQUE
Ação conjunta vai resgatar animais silvestres na área atingida pelos incêndios
BONITO
Indígenas "fecham" unidade da Funai em protesto contra nomeação
TJ/MS
Justiça permite troca de sobrenome de infantes para homenagear avô

Mais Lidas

DOURADOS
Carro carregado com calhas capota após colisão e mulher fica ferida
PARANÁ
Traficante Elias Maluco é encontrado morto em presídio federal
PEDRO JUAN
Terror na fronteira: três veículos de luxo são incendiados em pontos distintos
PANDEMIA
Prefeitura e MPE entram em acordo para retorno das aulas presenciais na rede privada