O Ministério da Educação e Cultura determinou que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) seja realizado apenas nos dias 05 e 06 de janeiro nos presídios que inscreveram os detentos e que mantêm programas especiais de ensino médio. A aplicação especial foi decidida dentro do sistema logístico de segurança do Enem.
No dia 5 de janeiro, terça-feira, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No dia 6, quarta-feira, os presos farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e também a redação.
Em Mato Grosso do Sul, o exame será realizado em 18 unidades penais estaduais e mais o presídio federal. De acordo com a Divisão de Educação da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), 387 reeducandos do Estado se inscreveram para o exame, número que representa mais que o dobro dos inscritos no Enem 2008.
Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), apesar das provas do Enem para o Sistema Prisional serem realizadas em outra data e apresentarem questões diferentes, terão o mesmo grau de dificuldade.
iniciaCorpo("12;11;14;12;16;13;18;14");