Será realizada hoje, no plenário criminal do Tribunal de Justiça de MS, a solenidade de lançamento do XV Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ENAPA), que será realizado em Campo Grande nos dias 3, 4 e 5 de junho de 2010. Importante lembrar que esta será a primeira vez que a capital sul-mato-grossense vai sediar o maior evento do Brasil e da América Latina em questões de adoção.
Além de possíveis parceiros do evento, participa do lançamento do Enapa 2010 a presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção ( ANGAAD), Bárbara Toledo, que também é fundadora da ONG Quintal da Casa de Ana e secretária de Ação Social do Município de Niterói (RJ). Bárbara teve grande participação na elaboração da nova lei de adoção, sancionada na última semana.
O Des. Joenildo de Sousa Chaves, presidente da Associação dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj), lembrou que o evento está sendo preparado para ser uma das melhores edições do Enapa já realizadas no país, desde a primeira edição.
“O bem-estar de nossas crianças e adolescentes principalmente os que estão nos abrigos à espera de adoção - depende de nós, cidadãos. Por isso, estamos caprichando. Esperamos que desta iniciativa nasçam outros grupos de apoio à adoção comprometidos. Juntos, vamos lutar por essa causa," garantiu o desembargador.
Histórico - A adoção, como qualquer outro processo, sofre influências de paradigmas sociais construídos em torno de um ideal de modelo de família, baseado nos laços consangüíneos. As transformações e evoluções sociais, contudo, proporcionaram uma mudança de foco, indo da preocupação com a família à proteção e defesa do direito que crianças e adolescentes têm à convivência familiar.
Com essa mudança, surgiram diferentes movimentos, tanto na esfera governamental quanto na sociedade civil organizada, para discutir políticas e ações que assegurassem tal direito. Com o crescimento do número de Grupos de Apoio à Adoção criou-se uma rede espalhada pelo país, que estimulou a necessidade de trocar experiências, estreitar as relações entre os grupos e fortalecer as articulações em torno de um projeto comum na defesa do direito da criança e do adolescente de crescerem em uma família.
Por isso, em maio de 1996, realizou-se o 1º ENAPA na cidade de Rio Claro (SP). A partir do evento, o certame é realizado anualmente. Em Mato Grosso do Sul existem apenas dois grupos de apoio à adoção: o Grupo de Apoio à Adoção Manjedoura (GAAM), de Coxim, e o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção Vida GEEA-VIDA, de Campo Grande.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Inscrições para seleção de professor temporário de Medicina terminam no dia 12

Governo registra 105 mil denúncias de violência contra a mulher
Dupla é presa após ameaçar populares e atirar contra viatura policial

Jovem tenta fugir, mas é preso com réplica de pistola

Estágio em comarca de Nova Alvorada do Sul tem inscrições abertas nesta segunda-feira

Programa da ONU ajuda venezuelanas a refazer a vida no Brasil

Corinthians vence Sorocaba e fica com a vaga na Libertadores de futsal
Câmara dos Deputados vota esta semana a PEC Emergencial

Mulher que saiu com droga de Dourados com destino a São Paulo é presa

UTI'S em Dourados seguem com lotação máxima
Mais Lidas

Executado na fronteira era publicitário e morador em Dourados

Homem é assassinado na região de fronteira e autores deixam recado ao lado do corpo

Empresário morre em acidente que deixou outros três feridos
