Menu
Busca domingo, 07 de março de 2021
(67) 99257-3397

Encontro Nacional de Adoção 2010 será lançado hoje em MS

14 agosto 2009 - 10h23

Será realizada hoje, no plenário criminal do Tribunal de Justiça de MS, a solenidade de lançamento do XV Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ENAPA), que será realizado em Campo Grande nos dias 3, 4 e 5 de junho de 2010. Importante lembrar que esta será a primeira vez que a capital sul-mato-grossense vai sediar o maior evento do Brasil e da América Latina em questões de adoção.

Além de possíveis parceiros do evento, participa do lançamento do Enapa 2010 a presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção ( ANGAAD), Bárbara Toledo, que também é fundadora da ONG Quintal da Casa de Ana e secretária de Ação Social do Município de Niterói (RJ). Bárbara teve grande participação na elaboração da nova lei de adoção, sancionada na última semana.

O Des. Joenildo de Sousa Chaves, presidente da Associação dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj), lembrou que o evento está sendo preparado para ser uma das melhores edições do Enapa já realizadas no país, desde a primeira edição.

“O bem-estar de nossas crianças e adolescentes principalmente os que estão nos abrigos à espera de adoção - depende de nós, cidadãos. Por isso, estamos caprichando. Esperamos que desta iniciativa nasçam outros grupos de apoio à adoção comprometidos. Juntos, vamos lutar por essa causa," garantiu o desembargador.

Histórico - A adoção, como qualquer outro processo, sofre influências de paradigmas sociais construídos em torno de um ideal de modelo de família, baseado nos laços consangüíneos. As transformações e evoluções sociais, contudo, proporcionaram uma mudança de foco, indo da preocupação com a família à proteção e defesa do direito que crianças e adolescentes têm à convivência familiar.

Com essa mudança, surgiram diferentes movimentos, tanto na esfera governamental quanto na sociedade civil organizada, para discutir políticas e ações que assegurassem tal direito. Com o crescimento do número de Grupos de Apoio à Adoção criou-se uma rede espalhada pelo país, que estimulou a necessidade de trocar experiências, estreitar as relações entre os grupos e fortalecer as articulações em torno de um projeto comum na defesa do direito da criança e do adolescente de crescerem em uma família.

Por isso, em maio de 1996, realizou-se o 1º ENAPA na cidade de Rio Claro (SP). A partir do evento, o certame é realizado anualmente. Em Mato Grosso do Sul existem apenas dois grupos de apoio à adoção: o Grupo de Apoio à Adoção Manjedoura (GAAM), de Coxim, e o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção Vida GEEA-VIDA, de Campo Grande.

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPORTUNIDADE
Inscrições para seleção de professor temporário de Medicina terminam no dia 12
Governo registra 105 mil denúncias de violência contra a mulher
BRASIL
Governo registra 105 mil denúncias de violência contra a mulher
CAMPO GRANDE
Dupla é presa após ameaçar populares e atirar contra viatura policial
Jovem tenta fugir, mas é preso com réplica de pistola
REGIÃO
Jovem tenta fugir, mas é preso com réplica de pistola
Estágio em comarca de Nova Alvorada do Sul tem inscrições abertas nesta segunda-feira
OPORTUNIDADE
Estágio em comarca de Nova Alvorada do Sul tem inscrições abertas nesta segunda-feira
SOLIDARIEDADE
Programa da ONU ajuda venezuelanas a refazer a vida no Brasil
ESPORTES
Corinthians vence Sorocaba e fica com a vaga na Libertadores de futsal
BRASIL
Câmara dos Deputados vota esta semana a PEC Emergencial
TRÁFICO
Mulher que saiu com droga de Dourados com destino a São Paulo é presa
LIMITE
UTI'S em Dourados seguem com lotação máxima

Mais Lidas

EXECUÇÃO
Executado na fronteira era publicitário e morador em Dourados
PONTA PORÃ
Homem é assassinado na região de fronteira e autores deixam recado ao lado do corpo
SIDROLÂNDIA
Empresário morre em acidente que deixou outros três feridos
FRONTEIRA
Corpo de bebê é encontrado em matagal e enrolado em cobertor