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Empresário sugere novo traçado para desvio de trânsito

25 novembro 2004 - 09h28

RADIAL LESTE, SEJA BEM-VINDA! Nilson A. Santos Quando um ideal é desviado de seu foco ou mesmo tenha comprometido o seu fim, é conveniente que se redimensione-o, da mesma forma que um projeto que tenha sido desvirtuado ou até mesmo vilipendiado, com o passar do tempo, seja necessário que se refaça ou reenquadre-o dentro de suas reais e atuais finalidades. A PERIMETRAL NORTE, por sua importância, está sendo hoje a obra mais requisitada, inadiável e imprescindível, para resolver o cruciante problema do trânsito pesado que persiste em conturbar a nossa cidade. No entanto, gostaríamos de sugerir aos tecnocratas e equipes realizadoras do projeto, que a redimensione e estenda ao ponto de beneficiar também a região sul, numa ligação ao Parque das Nações, cognominando-a de RADIAL LESTE. Quanto ao desvio do fluxo de caminhões em nossas ruas iminentemente, já está extrapolando a nossa paciência, também temos uma sugestão bastante simples para a sua execução, pois independe de altos investimentos, como desapropriações e obras de arte, como galerias, pontes e viadutos, já que o seu leito encontra-se perfeitamente preparado para o revestimento asfáltico, no seu pequeno trecho de aproximadamente 11 quilometros. Trata-se do aproveitamento da MS 370, no trevo do distrito VILA SÃO PEDRO, via distrito PANAMBI, asfaltada, interligando-a à vicinal DRD 025, na altura do conhecido trevo PÉ-DE-GALINHA, com duas variantes que demandariam aos municípios de DOURADOS e ITAPORÃ. Importante se torna salientar que para chegarmos a esta conclusão, fizemos um périplo investigativo, interrogando e envolvendo pessoas diretamnete ligadas ao problema e ficamos conformados com a sensibilidade e interesse para que tal intento seja realmente viável. Além de estarmos sanando esta adversidade que está corrompendo o nosso cotidiano, inúmeras outras vantagens poderíamos citar, tais como a revitalização do distrito de Panambi, talvez a criação de um via-parque indígena, ligação norte-sul na região leste, escoamento racional e dinâmico do trânsito de cargas que se dirigem ao núcleo industrial, acesso fácil à Rodovia BR 163 com destino à cidade de Ponta Porã e Estados de São Paulo e Paraná, bem como a oportunidade de se engajar o visinho município de Itaporã neste projeto, que seria beneficiada também com um contorno viário, dependendo apenas da boa vontade dos signatários políticos destas duas cidades co-irmãs, integrando a AGESUL na execução desta relevante obra. Queremos adiantar que não temos a menor pretensão de que esta proposta seja irreversível e definitiva, haja vista que não labutamos nesta área, mas sim dar a nossa contribuição para solucionar este mal inefável que vem assolando o bem estar de nossa coletividade. Sabemos da complexidade para dar cabo de tal empreendimento, como outros que também já ouvimos, que beneficiaria em outra etapa a região oeste, mas não podemos ficar inertes, pois se quisermos equacionar definitivamente esta questão, temos que ver longe, pensar alto e colocar as mãos na massa. Empresário gráfico e dirigente classista nilson@graficastilus.com

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