Menu
Busca domingo, 16 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Emprego industrial fecha 2010 com maior crescimento desde 2002

11 fevereiro 2011 - 10h26

O emprego na indústria brasileira encerrou o ano passado com expansão de 3,4%, revertendo a queda de 5,0% registrada em 2009, divulgou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (PIMES). A taxa acumulada em 12 meses, ao passar de 2,9% em novembro para 3,4% em dezembro, implicou a manutenção da trajetória ascendente iniciada no último mês de 2009. Com isso, o emprego industrial encerrou 2010 com a taxa mais elevada da série histórica.

Segundo o IBGE, o bom desempenho do emprego industrial é reflexo não só da recuperação gradual observada ao longo de todo o ano passado, mas também da baixa da base de comparação de 2009 – ano que concentrou a pior fase da crise financeira mundial e que levou o PIB brasileiro a recuar 0,6%.

Quando se observa apenas o indicador de dezembro, verificou-se uma elevação de 3,4% na comparação com o mesmo mês do ano anterior – ritmo ligeiramente superior ao registrado em novembro (3,1%), o que implicou a manutenção da sequência de resultados positivos iniciada em fevereiro.

Contudo, ao se analisar o dado mês a mês, houve recuo de 0,1% em dezembro ante novembro na série com ajuste sazonal. Foi a primeira queda após quatro meses de estabilidade.

No dado trimestral, o total do pessoal ocupado nos últimos três meses do ano superou em 3,6% à do quarto trimestre do ano anterior.

Regiões – Todas as 14 regiões pesquisadas pelo IBGE registraram crescimento no emprego industrial em dezembro de 2010, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O destaque foi São Paulo, que apresentou alta de 3,0% na ocupação industrial no período. No estado, houve aumentos expressivos no emprego industrial em meios de transporte (8,7%) e máquinas e equipamentos (7,5%). De acordo com o IBGE, estas atividades exerceram as maiores contribuições para o saldo positivo no mercado de trabalho na indústria paulista.

Outros destaques positivos de aumentos no emprego industrial de dezembro de 2010 ante o mesmo mês do ano anterior foram verificados na região Nordeste (3,4%), em Minas Gerais (3,9%), na região Norte e Centro-Oeste (4,6%), no Rio Grande do Sul (3,6%), em Santa Catarina (3,9%) e no Rio de Janeiro (4,4%). No período, o emprego industrial cresceu em 13 dos 18 segmentos pesquisados pelo IBGE.

No acumulado de 2010, o IBGE apurou uma alta no emprego industrial em todos os 14 locais pesquisados, na comparação com 2009. Isso é um "perfil generalizado de crescimento", na avaliação do instituto. Na análise por setores, o emprego industrial em 2010 cresceu em 13 dos 18 setores pesquisados pelo IBGE.

(com Agência Estado)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem acusado de matar ex-mulher é preso
FEMINICÍDIO
Homem acusado de matar ex-mulher é preso
EM ANÁLISE
Projeto prevê multa por atos contra as mulheres em eventos esportivos
Botafogo vence e deixa Minas Brasília no Z4 do Brasileiro Feminino
FUTEBOL
Botafogo vence e deixa Minas Brasília no Z4 do Brasileiro Feminino
Em Dourados, mais de 20 pessoas aguardam vagas em leitos para Covid
PANDEMIA
Em Dourados, mais de 20 pessoas aguardam vagas em leitos para Covid
Bolsonaro participa de manifestação de agricultores e religiosos
POLÍTICA
Bolsonaro participa de manifestação de agricultores e religiosos
DOURADOS
Dois são presos tentando roubar mercado no Jardim Clímax
ARTIOGO
Missão de mãe
REGIÃO
Polícia apreende veículo com adulteração de sinal identificador
SAÚDE
Estudo investiga como começa e evolui o câncer de esôfago
DOURADOS
Relojoaria na Avenida Marcelino Pires é furtada

Mais Lidas

CAMPO GRANDE
Após discussão, jovem bate veículo em poste e namorada que estava no capô morre
TRÁFICO DE DROGAS
Chefe do 'Comando Vermelho' e foragido há seis meses é preso em Dourados
FEMINICÍDIO
Mulher baleada na cabeça pelo ex-marido morre no hospital
CAPITAL
Jovem sai para comprar narguilé e morre após colidir moto contra poste