Menu
Busca quarta, 08 de abril de 2020
(67) 9860-3221

'Emagreci a mente primeiro', conta jovem que conseguiu eliminar 41 kg

09 março 2013 - 16h50

Quem quer perder peso pode cair na tentação de acreditar em alguma dieta milagrosa, que no fim não dá certo. Não foi o caso do jovem Vinícius Maximiano Vianna, de Florianópolis, que fugiu desse tipo de promessa e buscou uma alternativa de emagrecimento que não fosse temporária. “Minha intenção principal era mudar meu estilo de vida. Emagreci primeiro a minha mente e fui parando de ter pensamento de gordo”, conta o catarinense, hoje com 25 anos.

Quando tinha 18 anos, ele chegou aos 119 kg e, quando resolveu emagrecer, seu principal objetivo era aprender a ter uma rotina com hábitos mais saudáveis - a perda de peso seria apenas uma conseqüência. “Queria algo definitivo, para a vida inteira”, diz. Incentivado por esse pensamento, ele começou a se exercitar e mudar a alimentação aos poucos, atitudes que o ajudaram a chegar aos 78 kg.

“Resolvi dar o primeiro passo após uma viagem à Argentina. Na cidade que fiquei, as pessoas faziam tudo a pé”, lembra. O contato com aquela outra realidade abriu os olhos de Vinícius, que usava o carro para fazer trajetos mínimos, como ir à padaria da esquina. “Percebi que estava muito acomodado e decidi voltar da viagem com outra cabeça”, conta.

Ao chegar ao Brasil, Vinícius decidiu tirar do armário uma bicicleta que havia ganhado do pai como um presente de incentivo para que ele perdesse peso. “Acordava às 5h30 e saía para pedalar em horários que não tinha ninguém na rua porque sentia vergonha dos outros”, lembra. Para o jovem, ele próprio era o mais preconceituoso com seu excesso de peso. “Eu era o que menos aceitava e me afastava muito das pessoas”, avalia.

Vinícius conta que engordou depois dos 15 anos, quando parou de praticar esportes. “Meu pai teve que se mudar na época e isso me afetou, então descontei muito na comida”, lembra. Ele diz que percebia que estava engordando, mas não conseguia se livrar dos maus hábitos. “Achava que as pessoas não se aproximavam de mim porque era gordo, mas hoje vejo que eu mesmo era quem repelia todo mundo, era uma pessoa desagradável”, revela.

Porém, o novo hábito de andar de bicicleta logo trouxe resultado e, 5 meses depois, ele já tinha emagrecido 30 kg. Junto aos exercícios, ele começou a mudar também a alimentação. “Fui cortando aos poucos besteiras que eu comia todo dia, como cheeseburguer, pizza, refrigerante, fritura e chocolate”, conta. Não demorou, então, para que Vinícius se acostumasse com uma nova dieta, com muita salada, legumes, integrais e água. “Comecei a apreciar todos esses alimentos”, lembra.

O catarinense já chegou a pesar 74 kg, mas ganhou massa magra após começar a fazer musculação - atualmente, além da bicicleta, ele pratica corrida e vai na academia. “Faço exercícios todos os dias menos na quarta-feira, que é quando eu descanso meu corpo”, diz. Além do dia de folga dos exercícios, ele também usa um dia da semana para comer o que quiser. “Como mudei minha cabeça, consigo me controlar e com esse dia livre, consigo manter um equilíbrio e seguir na dieta”, avalia.

Para ele, a maior dificuldade foi “desintoxicar” o corpo depois de 3 anos se alimentando mal. “Meu corpo pedia besteira, então foi bem difícil. É uma etapa que a pessoa precisa estar focada e, se conseguir superar, a dificuldade diminui muito”, afirma.

Com o objetivo alcançado e um novo estilo de vida equilibrado e saudável, Vinícius diz que não houve mudanças apenas em seu corpo, mas também em sua mente. “Quanto melhor estiver meu físico, melhor estará a minha mente e mais agradável eu serei como pessoa”, avalia. “Minha forma de ver a vida e lidar com as pessoas mudou muito. Aprendi a gostar mais de mim e tenho prazer de me cuidar”, avalia. A dica do jovem para quem quer emagrecer é “mudar a cabeça primeiro”. “Tem que ter certeza do estilo de vida que quer levar, ser algo para a vida inteira”, aconselha.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Regularização de CPF pode ser feita pelo site da Receita Federal
DECRETOS
População atende apelo e Glória de Dourados fica sem casos suspeitos de coronavírus
IVINHEMA
Com filhos no carro, mulheres são flagradas com mais de 20kg de maconha
GRANDE DOURADOS
Médico faz projeção e expõe capacidade da saúde para atender situação de emergência
REGIÃO
Polícia flagra droga sendo transportada em ambulância para Capital
DOURADOS
Defeitos em construção de imóvel gera indenização por dano moral
CORONAVÍRUS
União reconhece MS como Estado de Calamidade Pública
RURAL
Exportações de proteína animal em MS ultrapassam 20% no primeiro trimestre
BRASIL
Após decisão do STF, Justiça cancela acordos individuais
TRÁFICO
Polícia apreende 1,4t de maconha em carga de açúcar

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher tenta desviar de buraco, é atropelada por carreta e morre
FLEXIBILIZAÇÃO
Com restrições, comércio volta a funcionar amanhã em Dourados
FLEXIBILIZAÇÃO
Confira o que muda em Dourados com novo decreto do comércio
DOURADOS
Vítimas foram atingidas com 12 disparos de pistola no Jardim Carisma