Menu
Busca segunda, 17 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Em MS mais de 179 mil trabalhadores já receberam abono salarial

31 janeiro 2011 - 16h36

Dos 199.968 trabalhadores identificados com direito ao abono salarial do PIS no Mato Grosso do Sul, 179.371 já compareceram para receber o benefício, injetando mais de R$ 91 milhões na economia do Estado. Os trabalhadores que ainda não sacaram o abono no valor de um salário mínimo vigente poderão fazê-lo, até 30 de junho deste ano.

Os trabalhadores podem retirar o abono salarial ou os rendimentos do PIS com o Cartão do Cidadão e senha nas máquinas de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui, inclusive em finais de semana. Quem não tem o Cartão do Cidadão deve procurar uma agência da CAIXA, levando documento de identidade e comprovante de inscrição no PIS.

O abono salarial é pago com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e a gestão do programa é feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Já os rendimentos do PIS são pagos com recursos do Fundo de Participação do PIS/Pasep.

O pagamento do PIS - Abono Salarial e Rendimentos - pode ser realizado de três formas: crédito em conta, pela empresa ou com o Cartão do Cidadão. Para os clientes da CAIXA, os benefícios estão sendo creditados na conta e liberados desde o dia 20 de agosto deste ano. Pela empresa, se a instituição for conveniada com a CAIXA, os benefícios já estão incluídos nos contracheques de julho ou agosto. Com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada, o cidadão pode sacar o benefício de acordo com o calendário de pagamento nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui ou agências da CAIXA.

QUEM TEM DIREITO

Ao Abono - Se o trabalhador foi cadastrado no PIS ou Pasep até 2005 (cinco anos de cadastramento); trabalhou no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2009, com carteira de trabalho assinada por empresa; recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais e teve seus dados informados corretamente pela empresa no Ministério do Trabalho, na RAIS do ano-base 2009, então deve prestar atenção ao Calendário do PIS, pois tem direito ao Abono.

Aos Rendimentos do PIS - Tem direito ao saque de rendimentos o trabalhador que foi cadastrado no PIS/Pasep até 04/10/1988 e que tenha saldo na conta PIS. O pagamento obedece ao mesmo calendário do Abono Salarial.

Ao Saldo da conta PIS – Atualmente, é permitido o saque do saldo de quotas da conta PIS pelos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, AIDS ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular, benefício assistencial à pessoa portadora de deficiência e ao idoso e participante com idade igual ou superior a 70 anos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Parceria garante computadores a escolas indígenas
DOURADOS
Parceria garante computadores a escolas indígenas
Jovem invade apartamento e furta celular e tablet
DOURADOS
Jovem invade apartamento e furta celular e tablet
Novo decreto de emergência é publicado e modifica texto do ano passado
DOURADOS
Novo decreto de emergência é publicado e modifica texto do ano passado
Secretário acompanha obras e fala de investimento em infraestrutura para Dourados
MELHORIAS
Secretário acompanha obras e fala de investimento em infraestrutura para Dourados
BRASIL
Governo espera que IFA para o Butantan chegue até o fim de maio
EDUCAÇÃO
Startup da Inova Unigran é vice-campeã do Techstars Startup Weekend Sustentabilidade
HABITAÇÃO
Escrituras do programa de regularização fundiária são entregues em Dourados
PANDEMIA
Equipamentos são entregues para desafogar fila de espera por UTI Covid em Dourados
DOURADINA
Homem é multado em R$ 15 mil por incêndio e desmatamento de área de Mata Atlântica
LEGISLATIVO
Emenda de Barbosinha aperfeiçoa funcionalidade do Cartório Virtual em MS

Mais Lidas

CAMPO GRANDE
Após discussão, jovem bate veículo em poste e namorada que estava no capô morre
POLÍCIA
'Apaixonado', rapaz furta objetos na PED para ser preso e reencontrar marido
FEMINICÍDIO
Mulher baleada na cabeça pelo ex-marido morre no hospital
REGIÃO
Mulher mata o marido a facadas após discussão em MS