Menu
Busca quinta, 09 de julho de 2020
(67) 99659-5905
ESTADO

Em MS, Defesa Civil monitora nível de água de rio e já tem plano de ação em caso de enchente

24 janeiro 2020 - 15h05Por Redação

O Governo de Mato Grosso do Sul informou que a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil está monitorando o nível de água do Rio Aquidauana e anunciou já ter elaborado, em parceria com Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro, Prefeitura Municipal e órgãos competentes, plano de emergência caso o nível do rio suba e haja necessidade de retirada das famílias ribeirinhas que vivem na região.

Em matéria divulgada no site institucional, detalha que na última aferição, realizada no início da tarde desta sexta-feira (24), o nível de água estava em 4,90 metros. “O nível normal do rio é de 3,30 metros, e a partir de 7 metros entra em estado de emergência, conforme o coordenador da Defesa Civil de Aquidauana, Mário Ravaglia”, informou.

“Já temos um plano de ação para uma possível enchente. Mas por enquanto está sob controle. A chuva parou, e seguimos monitorando”, destacou.

Segundo o governo estadual, a maior inundação já registrada na região, foi em fevereiro de 2018, quando o nível do rio Aquidauana chegou 7,42 metros. Na época 1.050 pessoas foram afetadas pela enchente.

“O volume de chuvas esperado para o mês na região era de 197,5 milímetros, mas conforme registro da Agência Nacional de Águas, a quantidade de chuva registrada até o momento, é de 214,4 milímetros, superando em 8,5% o volume de chuvas esperado para o período”, pontua.

Também foi divulgada orientação da Defesa Civil para que as pessoas que residam em áreas de risco, permaneçam em estado de alerta e acompanhem diariamente a previsão do tempo.

O cadastro no serviço de SMS da Defesa Civil para receber alertas e avisos é gratuito. Basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência. Feito o cadastro, o telefone e o endereço serão incluídos automaticamente na lista de envio dos alertas de possíveis fenômenos adversos de tempo. (Com informações do Portal do Governo de Mato Grosso do Sul)

Deixe seu Comentário

Leia Também

TV DOURADOS NEWS
Nós precisamos de mais mulheres na política, diz presidente do PTB Mulher em Dourados
NAVIRAÍ
PF apreende maconha em fundo falso de carreta
BR-267
Acidente entre utilitário e caminhão deixa três mortos em MS
MELHORIAS
Como a economia compartilhada ajuda os atuais negócios?
DOURADOS
Audiência Pública nesta quinta vai debater a LDO 2021
ASSEMBLEIA
CPI da Energisa prevê retomada dos trabalhos em setembro
BRASIL
Reabertura das agências do INSS é adiada para dia 3 de agosto
BELA VISTA
Homem é multado por desmatar área de vegetação
BRASIL
Entregadores de aplicativos pedem legislação específica para categoria
MATO GROSSO DO SUL
Loja deve indenizar por forçar pagamento de produto não adquirido

Mais Lidas

DOURADOS
Decreto vai mandar fechar bares e academias por 10 dias
PANDEMIA
Comerciante de 45 anos é a 37ª vítima do coronavírus em Dourados
DOURADOS
Publicado, decreto que fecha bares e academias por 10 dias poderá ser prorrogado
DOURADOS
Após trégua, frio intenso deve voltar até o final de semana