Menu
Busca segunda, 25 de maio de 2020
(67) 99659-5905

Eleição para Conselho Gestores de Saúde acontece hoje

11 dezembro 2009 - 07h06

Através do Conselho Municipal de Saúde e do Núcleo de Gestão Participativa, será realizada nesta sexta-feira, das 7 ás 16 horas, as eleições para o Conselho Gestores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde da Família (ESF). A medida faz parte do controle social da população usuária do SUS - Sistema Único de Saúde.

Segundo a coordenadora do Núcleo, Andréia Bondezan, todos os usuários das unidades de saúde com documento de identificação e comprovante de residência, maiores de 18 anos estão aptos a votar.

Os Conselhos Gestores de Saúde têm a finalidade de possibilitar a participação da população na busca por melhorias dos serviços prestados nas unidades de Saúde. Cada conselho é formado por oito integrantes, sendo dois gestores, dois trabalhadores e quatro usuários das unidades de saúde. O mandato é de dois anos.

Para o presidente do Conselho de Saúde, João Alves de Souza, existe todo um trabalho de mobilização para a realização das eleições nas unidades. Os Conselhos Gestores servem para ter a comunidade representada e participando do andamento da unidade de saúde.

“Com a própria comunidade fiscalizando as unidades, os setores da saúde através dos Conselhos Gestores, fica mais fácil a atuação da Rede Pública, já que todas as reclamações e sugestões são enviadas ao Conselho Municipal de Saúde, que por sua vez repassa à Secretaria”, enfatizou.

Ainda de acordo com Alves, uma eleição como essa deveria ter sido realizada no ano passado, mas em função do período eleitoral, o processo de votação precisou ser adiado. O secretário de saúde, Mário Eduardo Rocha, entende que os Conselhos Gestores contribuem com o funcionamento das unidades de saúde.

“Muitas pessoas não tem conhecimento de que o Conselho Municipal de Saúde pode ajudar em muitos casos. Os usuários das unidades de saúde pública devem ter mais conhecimento em relação aos Conselhos Gestores para saber o potencial do funcionamento com a sua participação”, afirmou Rocha.

Deixe seu Comentário

Leia Também

STJ
Quinta Turma dará mais publicidade aos processos levados em mesa para julgamento
BRASIL
Câmara pode votar Lei de Emergência Cultural na próxima terça-feira
BRASIL
Firjan Senai oferece cursos de aperfeiçoamento para todo o país
STJ
Juiz deverá aplicar medidas coercitivas a familiares que se recusam a fazer DNA, sejam ou não parte na investigação de paternidade
STF
Empresas optantes pelo Simples têm direito a imunidades em receitas decorrentes de exportação
MINISTRO
Weintraub: “tentam deturpar minha fala para desestabilizar a nação”
DIA MUNDIAL
Situação de stress social pode ser gatilho para quem tem esquizofrenia
ESTADO
Canil do Corpo de Bombeiros participa de ocorrências no interior e na capital
ESPORTE
Beach Handebol brasileiro busca alternativas para se manter no topo
INTERIOR
Com peças de Lego, alunas da UEMS criam robô que ajuda na prevenção do coronavírus

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Homem morre atropelado por rolo compactador
PANDEMIA
Dourados ultrapassa marca de 100 casos confirmados de coronavírus
MARACAJU
Homem morre após tentativa de fuga e troca de tiros com a polícia
MS-145
Motorista disse não ter visto momento que atropelou e matou ciclista