Enfermeiro e suplente de vereador, Edvaldo Moreira (PDT) tomou posse em agosto de 2009 a vaga de Cláudio Marcelo Hall (PR), que se licenciou para assumir a Secretaria de Serviços Urbanos. Aliado do prefeito Ari Artuzi desde quando este era vereador e, depois, deputado, Edvaldo foi secretário de Saúde nos primeiros quatro meses da atual gestão e recentemente foi eleito presidente do PDT em Dourados.
A atuação parlamentar tem sido exercida por meio de indicações e ofícios solicitando obras e serviços, a maioria já atendida pelo poder público. A primeira ação foi pedido de patrolamento de ruas e ações para resolver definitivamente os problemas de erosão causados pela falta de infra-estrutura e drenagem. Várias outras ações foram solicitadas e desenvolvidas em diversos bairros, como tapa-buracos, roçada de matagais, recapeamento, implantação de redutores de velocidade, troca de lâmpadas e mutirão de limpeza.
Edvaldo entende que também deve contribuir para o lazer da comunidade. Em outubro, realizou festa em comemoração ao Dia das Crianças, reunindo mais de 300 crianças na Vila Vieira. Também criou o Projeto Axé Verão 2009, reunindo aproximadamente 2 mil pessoas na sua primeira edição, que teve ginástica aeróbica, danças, e muita música.
Em setembro, por indicação de Edvaldo a Câmara homenageou a Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados com o premio “Coração Verde”. A escolha se justifica pelas ações continuadas e consistentes em prol da coleta e destinação dos resíduos e materiais recicláveis, destacando-se na luta em defesa do meio ambiente. Com o objetivo de manter a conservação dos espaços públicos, Edvaldo protocolou na Câmara, projeto de lei que cria o programa “Adote uma Praça”, que permite a entidade ou empresa privada assumir a responsabilidade de urbanizar e manter as áreas públicas bem conservadas.
Visando suprir e atender às necessidades dos portadores de deficiências visuais de Dourados, Edvaldo solicitou a implantação de um Centro Municipal de Treinamento para essas pessoas que sofrem por deficiência visual. Solicitou que alunos matriculados na rede municipal sejam submetidos a exame de sangue para detectar doenças de diabete e anemia, sendo que em caso de constatação possam receber merenda escolar diferenciada. Também propôs e a Câmara realizou audiência pública para debater o avanço do vírus Influenza A (H1N1), transmissor da gripe A, conhecida como gripe suína.