Menu
Busca sexta, 17 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
SUSTENTABILIDADE

Ecoturismo, uma opção de lazer junto a natureza

19 setembro 2014 - 08h31

Viver em sustentabilidade é usufruir o que se tem sem prejudicar a natureza e as gerações futuras. E essa tendência vem se tornando um verdadeiro estilo de vida e adquirindo mais adeptos. Para muitos, pensar em se divertir de forma ecológica é algo complicado, porém, recuperar o que já foi destruído na natureza é muitas vezes mais difícil. Pensando nessa conciliação que deve existir entre a sociedade e o meio ambiente, surgiu o ecoturismo, uma forma de turismo voltada para a apreciação dos ecossistemas em seu estado natural, com sua vida selvagem e população nativa intactas.

O Ecoturismo ganhou sua força depois da Segunda Guerra Mundial, quando as melhorias tecnológicas e trabalhistas evoluíram, dando condições às pessoas das mais variadas classes sociais a realizarem uma viagem. Porém, essas condições favoráveis para as viagens, deixaram os locais vulneráveis à degradação por parte das pessoas menos esclarecidas sobre a importância de se preservar a natureza. A partir disso, começou a se perceber a necessidade em encontrar uma forma que o turismo fosse praticado sem que o meio ambiente fosse prejudicado.

O Brasil é um dos países que mais possuí opções de roteiros de ecoturismo, principalmente por possuir uma grande diversidade de ecossistemas, as opções de destinos são inúmeras, selecionamos alguns lugares bacanas que valem a pena serem visitados por você, sua família e amigos. Veja a lista abaixo:

Rio de Janeiro

Localizada no município de Angra dos Reis, a Ilha Grande é uma das preciosidades do país. O local tem ao todo 193m² cobertos por uma densa mata atlântica, sete enseadas e aproximadamente 106 praias. Com tanta área preservada, a Ilha consiste em um refugio natural para muitos animais e também um local de proteção para recursos genéticos de espécies típicas da mata atlântica. Para quem pretende visitar e ficar hospedado em um hotel no Rio de Janeiro, o passeio também é recomendado.

Brotas

Brotas é uma cidade pequena que faz jus à imagem de município do interior. O ecoturismo e os esportes de aventura são os maiores atrativos da cidade. Por lá, existem tantas atividades que não é possível se fazer tudo em apenas uma visita, então, a dica é ficar na cidade o tempo suficiente para aproveitar todos os detalhes. Para quem gosta de esportes radicais, Brotas é um verdadeiro paraíso. Rafting, bóia-cross, arvorismo, tirolesa, rapel, canyoning, cavalgadas e muitas outras atividades podem ser feitas por lá.

Bonito (Mato Grosso do Sul)

Não a como discordar daquele velho trocadilho “Em Bonito, tudo é realmente muito bonito”. A cidade localizada na Serra da Bodoquena abriga a maior extensão de florestas preservadas do Mato Grosso do Sul e possui também o maior aquário de água doce no Brasil. As opções de ecoturismo são várias: banhos de cachoeira, trilhas, treking, mergulho, entre outras coisas. Se você deseja saber mais informações sobre a cidade, as atividades e as belezas do local, a dica que a FalaTurista lhe dá é o blog sobre Bonito e o Pantanal . O blog é super completo e vale muito à pena conferir as matérias de lá.

Castro e Tibagi (Paraná)

Entre as duas cidades do interior paranaense fica localizado o Cânion Guartelá. Ele é o 6º maior cânion do mundo e um dos locais mais procurados para quem gosta do contato íntimo com a natureza. Mas se você optar por conhecer o local, fique atento a principal recomendação sobre o Cânion Guartelá: Agende sua visita, pois lá só entram 20 pessoas por dia, devido ao cuidado e preservação do Parque Estadual Guartelá, onde fica o cânion.

Ah, não se esqueça de aproveitar para se banhar nos “panelões” de água. Os panelões são formações rochosas repletas de água e que se parecem muito com banheiras de hidromassagem, só que natural, é claro!

O parque fica bem próximo à Curitiba. Se você vai visitar a capital paranaense, não deixe de dar um
pulinho no parque.


Veja os 5 mandamentos do Ecoturismo

Da natureza nada se tira a não ser fotos.
Nada se deixa a não ser pegadas.
Nada se leva a não ser recordações.
Andar em silêncio e em grupos pequenos.
Respeitar uma distância dos animais, evitando gerar stress.
O que você achou das dicas? Boas, não? Então aproveite suas próximas férias e curta uma aventura mais próxima da natureza.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TELEFONIA
Governo edita decretos para tentar destravar licitação do 5G
Casal é preso por golpe ao vender carro alugado e alegar "furto"
Fundação de Cultura seleciona artesãos para participar de duas Feiras
OPORTUNIDADE
Fundação de Cultura seleciona artesãos para participar de duas Feiras
Grávida, Geisa Oliveira, ex seleção de basquete, morre aos 42 anos
CAMPINAS
Grávida, Geisa Oliveira, ex seleção de basquete, morre aos 42 anos
DOURADOS
Faculdade Intercultural Indígena publica moção contra o marco temporal
FOGO AMIGO
Militar baleado ao defender mulher na rua recebe alta de hospital
ESPORTE
Dourados enfrenta Miranda na semifinal da Copa Morena neste sábado
PARAGUAI
Com mandado de prisão em abertos, brasileiro é expulso do Paraguai
EDUCAÇÃO
UEMS regulamenta retomada gradual das atividades presenciais
FÁTIMA DO SUL
Homem grava vídeo para inocentar esposa: "Erro meu, bebi demais"

Mais Lidas

DOURADOS
Após denúncias, casal é preso por tráfico no Jardim Guaicurus
24 HORAS DE VACINA
Dourados terá 'viradão' da vacina para aplicar doses em cinco grupos
DOURADOS
'Trevo do DOF' terá viaduto de 40m e ficará pronto em oito meses
DOURADOS
Homem morre no hospital depois de ser atropelado na área central