O vazio sanitário da soja terá início no próximo domingo, dia 15 de junho, em Mato Grosso do Sul e seguirá até 15 de setembro de 2025. A medida é determinada pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), por meio da Portaria nº 1.271, que também define o calendário nacional de semeadura da soja para a safra 2025/2026.
De acordo com o consultor técnico da Famasul, Lenon Lovera, durante esse período fica proibido o plantio e a permanência de plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento.
“Essa regra vale para todas as áreas do estado e tem como objetivo o controle da Ferrugem Asiática, uma das doenças mais severas que afetam a cultura da soja”, explica.
A Ferrugem Asiática (Phakopsora pachyrhizi) pode ocorrer em qualquer estádio fenológico da soja, e o fungo responsável é biotrófico, ou seja, ele sobrevive na presença da planta hospedeira. Por isso, a ausência total da soja nas lavouras durante o vazio sanitário é fundamental.
“A proibição do plantio nesse período se trata de uma das estratégias fitossanitárias mais eficazes para o controle da doença, contribuindo significativamente para a redução de impactos na safra seguinte”, destaca Lovera.
Calendário de semeadura
Após o encerramento do vazio sanitário, o calendário de semeadura em Mato Grosso do Sul terá início em 16 de setembro e se estenderá até 31 de dezembro de 2025. O cumprimento dos prazos é essencial para a proteção da lavoura e para garantir melhores condições no início da próxima safra.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Condenado a 12 anos de prisão por estuprar a própria filha é preso
DEPUTADA FORAGIDAPolícia italiana investiga lugares onde Zambelli poderia estar
SELVÍRIASuspeito de matar trabalhador em carvoaria continuará preso

Conscientização sobre saúde masculina é tema de encontro
PF deve investigar jovem que fingia ser estudante de Medicina
No STF, Mauro Cid confirma delação que incrimina Braga Netto
RECEPTAÇÃODono de ferro-velho é preso com cadeira de prefeitura municipal
FUTEBOLSantos e Neymar chegam a acordo por contrato até o fim de 2025

Após mensagem a amigo, mulher desaparece e família pede ajuda
INSS estima iniciar ressarcimento de aposentados em 24 de julho
Mais Lidas

Polícia vai às ruas em Dourados e mira nomes ligados a facção criminosa

Três cidades de MS registraram temperatura abaixo de zero nesta terça-feira

Idoso morre em obra que trabalhava como vigia após madrugada gelada
