segunda, 06 de dezembro de 2021
Dourados
36°max
23°min
Campo Grande
34°max
23°min
Três Lagoas
36°max
25°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
REGIÃO

UEMS participa da III edição do Seminário Estadual da Guavira

20 novembro 2020 - 20h50Por Da Redação

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) participará do III Seminário Estadual da Guavira, que será realizado on-line, com programação no dia 1º de dezembro e no dia 8 de dezembro de 2020. Nesta edição, os temas das palestras e discussões do evento serão: Produção sustentável; Serviços ambientais; Tecnologias e Desenvolvimento de Produtos de Guavira; Comercialização e consumo consciente. As inscrições estão abertas e podem ser feitas, gratuitamente. 

No segundo dia do evento, a Professora Dra. Claudia Andrea Lima Cardoso, dos cursos de Química e Química Industrial da UEMS de Dourados, participará do painel "Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação". A pesquisadora falará sobre as perspectivas de produtos farmacêuticos, cosméticos e alimentícios fabricados com a utilização da guavira.

A programação artística contará com a realização de um Concurso para seleção do desenho oficial desse e das futuras edições do Seminário Estadual da Guavira. É importante destacar que o desenho estará disponível em formato digital em homepages, redes sociais e será impresso em camisetas. Os candidatos interessados no concurso, deverão se inscrever até esta sexta-feira (20). Todas as orientações para a inscrição deverão estar de acordo com as condições dispostas no regulamento.

A programação também contará com uma Apresentação de vídeos de Jovens Pesquisadores que desenvolveram ou estejam desenvolvendo estudos relacionados a guavira (Campomanesia spp.) no período compreendido entre 2015-2020. A ideia é divulgar o conhecimento gerado e os resultados de trabalhos técnicos e científicos dos pesquisadores que contribuem para a conservação, restauração e uso sustentável dessa espécie, além de incentivar novos estudos. Todas as orientações para a inscrição deverão estar de acordo com as condições dispostas no regulamento.

O Seminário Estadual da Guavira é um evento anual que ocorre com o objetivo de criar um ambiente de discussão referente as ações para fomentar as atividades relacionadas a guavira, tais como: gastronomia, turismo,cultura,pesquisa, inovação, produtos artesanais, renda para comunidades/cooperativismo, extrativismo sustentável, geração de novos produtos a base de guavira.

Uma lei de 2017 transformou a guavira em símbolo do Mato Grosso do Sul. A homenagem foi feita porque a fruta, também conhecida como gabiroba, típica do Cerrado, é abundante e muito apreciada no Estado.

O evento é realizado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), Secretária de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/MS) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UEMS), e conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), da Universidade Aguanguera/Uniderp, além da UEMS.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUDICIÁRIO

Ministra Rosa Weber libera pagamento das emendas do 'orçamento secreto'

Polícia apreende em SP 7,4 toneladas de maconha que saíram de Dourados

Polícia apreende em SP 7,4 toneladas de maconha que saíram de Dourados

AGRONEGÓCIO

Governo libera 500 agrotóxicos em 2021 e bate recorde na série histórica

Homem é detido por populares após furtar café, leite condensado e pêssego

PRAZO DE 48 HORAS

Ministro do STF vê 'inércia' e cobra resposta sobre passaporte da vacina

PONTA PORÃ

Centenas de pessoas acompanham enterro de mãe e filho mortos na fronteira

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Com "MS +Ciência" governo investe R$ 30 milhões em pesquisa e inovação

TRÊS LAGOAS

Homem dá abrigo a andarilho e durante bebedeira é agredido a marretadas

Prefeitura apoia a 12ª edição do Haras Weekend Dourados

BALANÇO 

PMA prende e autua infratores, aplica R$ 17 mil em multas e apreende pescado

Mais Lidas

DOURADOS

Vídeo mostra jovem deitando em rua antes de acidente

DOURADOS

Homem morre atropelado no Jardim Piratininga e motorista foge do local

DOURADOS

Jovem estava deitado na rua e motorista de caminhão disse que não percebeu atropelamento

COMUNIDADE VITÓRIA

Briga em bar termina com homem morto esfaqueado em Dourados