Menu
Busca segunda, 30 de novembro de 2020
(67) 99659-5905
REGIÃO

UEMS participa da III edição do Seminário Estadual da Guavira

20 novembro 2020 - 20h50Por Da Redação

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) participará do III Seminário Estadual da Guavira, que será realizado on-line, com programação no dia 1º de dezembro e no dia 8 de dezembro de 2020. Nesta edição, os temas das palestras e discussões do evento serão: Produção sustentável; Serviços ambientais; Tecnologias e Desenvolvimento de Produtos de Guavira; Comercialização e consumo consciente. As inscrições estão abertas e podem ser feitas, gratuitamente. 

No segundo dia do evento, a Professora Dra. Claudia Andrea Lima Cardoso, dos cursos de Química e Química Industrial da UEMS de Dourados, participará do painel "Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação". A pesquisadora falará sobre as perspectivas de produtos farmacêuticos, cosméticos e alimentícios fabricados com a utilização da guavira.

A programação artística contará com a realização de um Concurso para seleção do desenho oficial desse e das futuras edições do Seminário Estadual da Guavira. É importante destacar que o desenho estará disponível em formato digital em homepages, redes sociais e será impresso em camisetas. Os candidatos interessados no concurso, deverão se inscrever até esta sexta-feira (20). Todas as orientações para a inscrição deverão estar de acordo com as condições dispostas no regulamento.

A programação também contará com uma Apresentação de vídeos de Jovens Pesquisadores que desenvolveram ou estejam desenvolvendo estudos relacionados a guavira (Campomanesia spp.) no período compreendido entre 2015-2020. A ideia é divulgar o conhecimento gerado e os resultados de trabalhos técnicos e científicos dos pesquisadores que contribuem para a conservação, restauração e uso sustentável dessa espécie, além de incentivar novos estudos. Todas as orientações para a inscrição deverão estar de acordo com as condições dispostas no regulamento.

O Seminário Estadual da Guavira é um evento anual que ocorre com o objetivo de criar um ambiente de discussão referente as ações para fomentar as atividades relacionadas a guavira, tais como: gastronomia, turismo,cultura,pesquisa, inovação, produtos artesanais, renda para comunidades/cooperativismo, extrativismo sustentável, geração de novos produtos a base de guavira.

Uma lei de 2017 transformou a guavira em símbolo do Mato Grosso do Sul. A homenagem foi feita porque a fruta, também conhecida como gabiroba, típica do Cerrado, é abundante e muito apreciada no Estado.

O evento é realizado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), Secretária de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/MS) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UEMS), e conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), da Universidade Aguanguera/Uniderp, além da UEMS.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SES articula ampliação de 60 leitos de UTIs em Mato Grosso do Sul
PANDEMIA
SES articula ampliação de 60 leitos de UTIs em Mato Grosso do Sul
Health Brasil realiza campanha de conscientização sobre o câncer de próstata
SAÚDE
Health Brasil realiza campanha de conscientização sobre o câncer de próstata
"Criada no Água Boa", prefeita eleita em SP diz querer mais mulheres na política
ELEIÇÕES 2020
"Criada no Água Boa", prefeita eleita em SP diz querer mais mulheres na política
INTERNACIONAL
Covid: OMS reconhece queda de novos casos na Europa, mas pede cautela
COTAÇÃO
Dólar sobe nesta segunda, mas acumula queda de 6,82% em novembro
CLIMA
Após chuva rápida pela manhã, Dourados acumula 48.7 mm em novembro
FRONTEIRA
Corpo é encontrado carbonizado ao lado de moto
SEGURANÇA PÚBLICA
PM reforça policiamento no centro para o fim de ano em Dourados
CAMPO GRANDE
Homem apontado como parente de Rafaat é executado em frente a presídio
SISTEMA DE SAÚDE
Apenas 9% dos leitos públicos de UTI estão desocupados em Dourados

Mais Lidas

DOURADOS
Primeira noite com novo toque de recolher tem flagrante de festa com 119 adolescentes
DOURADOS
Decreto é republicado por incorreção, agora com brechas para esporte coletivo e boliche
DOURADOS
Homem é preso com arma após ex-namorada correr até viatura da PM e denunciar ameaça
POLICIAL
Criminoso imita abordagem de polícia para cometer roubo em Dourados