Menu
Busca quinta, 21 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
REGIÃO

Startup-se Bioeconomia reúne jovens para identificar oportunidades

25 novembro 2020 - 21h20Por Da Redação

Iniciou-se na manhã desta quarta-feira, dia 25 de novembro, e termina na quinta-feira (26) o 1º Startup-se Bioeconomia, evento realizado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) com o objetivo de identificar oportunidades de negócios sustentáveis para Mato Grosso do Sul, envolvendo a Bioeconomia do Estado e utilizando as startups como modelo de resolução de problemas. O encontro acontece no Sindicato Rural de Campo Grande.

“Quando falamos de novos negócios em Bioeconomia, estamos falando de um paradigma muito diferente do que a gente conhece até então. E da forma como o evento é realizado, fora do ambiente sisudo de uma reunião de brainstorm; dividido em dois dias de aprendizado, com debate e compartilhamento, conseguimos ter muito mais tranquilidade para pensar e fazer as coisas acontecerem. Essa forma como vocês estão trabalhando e gerando essas ideias e eventualmente criando negócios a partir delas, é um modelo que as grandes empresas começam a implantar”, comentou o secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, na abertura do primeiro dia de trabalho. A jornada diária é das 8 às 18 horas.

O superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta, afirmou que Mato Grosso do Sul “tem muito potencial para o desenvolvimento de negócios inovadores em Bioeconomia, principalmente se ficarmos atentos às oportunidades que o agronegócio nos proporciona. Esse grupo do Startup-se tem características profissionais diferenciadas, fundamentais para um olhar inovador e empreendedor para o agro e a bioeconomia de nosso Estado”.

De acordo com a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Semagro, Marina Dobashi, o grupo que participa do 1º Startup-se Bioeconomia conta com 20 participantes “jovens profissionais com formação multidisciplinar nas áreas de tecnologia, ciências humanas e sociais, biologia, veterinária e outras. Contamos com o apoio da Associação Startup MS, do CNPq, Finep, do MCTI e do próprio Sindicato Rural de Campo Grande. Serão dois dias intensos de trabalho, mas a jornada de aprendizado será incrível”.

O secretário Jaime Verruck lembra que “a Bioeconomia é uma linha estratégica de desenvolvimento adotada no âmbito da Semagro. Da mesma forma, estimulamos o empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação por meio das startups. Esse grupo reunido no Sindicato Rural tem a oportunidade de mostrar um novo modelo de se fazer negócio, à partir da base tradicional que temos”.  

Um dos palestrantes do evento, Renato Borges, da startup Agrointeli e presidente da StartupMS, afirmou aos participantes que “vocês têm a oportunidade de fazer a diferença. Temos força e mão de obra qualificada. Com a metodologia que iremos aplicar, todos vão sair da zona de conforto, ampliar o nível de conhecimento e proporcionar projetos de grande potencial”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ao capturar jabuti, PMA leva o animal e o dono que era foragido
ATENDEU CHAMADO
Ao capturar jabuti, PMA leva o animal e o dono que era foragido
Equipes volantes imunizaram mais de 200 profissionais de saúde em Dourados
PRIMEIRA DOSE
Equipes volantes imunizaram mais de 200 profissionais de saúde em Dourados
PMA de Dourados apreende petrechos de pesca durante operação
CRIME AMBIENTAL
PMA de Dourados apreende petrechos de pesca durante operação
Homem é flagrado com pasta a base de cocaína e porções de maconha
FRONTEIRA
Homem é flagrado com pasta a base de cocaína e porções de maconha
ALERTA
Desvio de vacinas contra covid-19 é crime: saiba como denunciar ao Ministério Público
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Projeto prevê fundo garantidor em favor de fiador de imóvel
ESTADO
Vestibular UEMS 2021 segue com inscrições abertas até 24 de janeiro
PRAZO
Vale Universidade: Termos de compromisso devem ser entregues até o dia 28
CRIME AMBIENTAL
Infrator terá que pagar R$ 94 mil por desmatamentos ilegais
PMA
Homem corta cachorro com facão e acaba autuado por maus tratos

Mais Lidas

DOURADOS
Promotor vê preconceito em comentários contra vacina para índios e denuncia à PF
DOURADOS
Mulher é presa acusada de dar cobertura para assaltantes que rendiam família
VILA ÍNDIO
Enfermeiro de 50 anos é primeiro vacinado contra Covid-19 em Dourados
DOURADOS
Dupla é presa após assaltar entregador em frente conveniência no Jardim Flórida