domingo, 12 de abril de 2026
Dourados
30ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÂO

Sisu do meio do ano abre inscrições para 55,6 mil vagas

08 junho 2015 - 07h18

O Ministério da Educação abriu, na madrugada desta segunda-feira, dia 08 de junho, as inscrições para a edição do meio do ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições vão até 23h59 da próxima quarta-feira, dia 10 e devem ser feitas pelo site oficial do programa.

O Sisu é um processo seletivo que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. Para participar, é preciso ter feito o Enem em 2014 e obtido nota acima de zero na redação.

A segunda edição do Sisu 2015 selecionará alunos para 55.571 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior. O Ministério da Educação abriu nesta terça-feira (2) a consulta de vagas.

A lista disponível na página do sistema aponta vagas em 234 cidades de 25 estados do país (não há vagas no Amazonas e no Mato Grosso). Serão selecionados estudantes para 298 carreiras em 1.564 cursos de graduação. Medicina, por exemplo, é oferecido em 24 universidades federais.

O número de vagas desta edição é maior que o da seleção de meio de ano de 2014, quando 67 instituições aderiram ao sistema e ofereceram 51.412 vagas.

Nesta edição, a única nota válida para participar do Sisu será a do Enem 2014. Para se inscrever na seleção, o candidato não pode ter tirado zero na redação.
UFMG registou mais de 186 mil inscrições e mais de 146 mil candidatos inscritos para cerca de 3,5 mil vagas (Foto: Raquel Freitas/G1)

###Calendário
O processo seletivo do Sisu para o segundo semestre terá apenas uma chamada e o resultado, que será divulgado no dia 15 de junho, poderá ser consultado na página do Sisu na internet. A matrícula deverá ser realizada nos dias 19, 22 e 23 de junho na instituição em que o aluno foi selecionado.

Para fazer parte da lista de espera, o candidato deve entrar no site do Sisu entre os dias 15 e 26 de junho. As universidades terão de 19 a 26 de junho para informar as vagas disponíveis no site.

###Como participar
Ao acessar o sistema, os estudantes poderão checar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada estudante poderá se inscrever em duas opções de vagas. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.

Até as 23h59 desta quarta, o estudante poderá trocar suas opções no sistema quantas vezes quiser, e também cancelar sua inscrição. Durante o período, o Sisu informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas. O Sisu considera apenas as últimas opções cadastradas no momento do fechamento das inscrições.

Na hora de fazer as duas opções de vaga, o candidato deve escolher uma das três modalidades de concorrência: a concorrência pelo sistema de cotas que segue a lei federal, a concorrência pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga, e a ampla concorrência.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ausência de código não justifica negativa de cobertura ou reembolso por planos de saúde, dia ANS
SAÚDE

Ausência de código não justifica negativa de cobertura ou reembolso por planos de saúde, dia ANS

Briga em competição de cavalos, termina com veterinário preso acusado de esfaquear zootecnista
CAMPO GRANDE

Briga em competição de cavalos, termina com veterinário preso acusado de esfaquear zootecnista

Unidades de Conservação fortalecem o astroturismo ao preservar céus escuros no Brasil
ESTRELADO

Unidades de Conservação fortalecem o astroturismo ao preservar céus escuros no Brasil

TRT/MS promove evento sobre riscos psicossociais e proteção do trabalhador
NR-1

TRT/MS promove evento sobre riscos psicossociais e proteção do trabalhador

Peru vai às urnas com 35 candidatos presidenciais e resultado incerto
POLÍTICA

Peru vai às urnas com 35 candidatos presidenciais e resultado incerto

EM MS

Homem é condenado por submeter 22 indígenas a trabalho em condição análoga à de escravo 

ESPORTE

Brasil garante duas medalhas na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica

EPIDEMIA

Com predominância na área urbana, Dourados tem 2,6 mil suspeitas de Chikungunya em investigação

BRASIL

Mulher morre após ser atingida por bala em tiroteio em São Paulo

SAÚDE

UBSs Seleta e Santo André ficam abertas até às 22h neste domingo para tentar desafogar UPA 24h

Mais Lidas

CLIMA

Inmet emite dois alertas de tempestade e coloca Dourados em atenção no fim de semana

FRONTEIRA 

PF cumpre mandado de busca e apreensão durante investigação

DOURADOS

Após quase 3 anos presos, acusados de matarem mecânico são absolvidos

ANEL VIÁRIO

Motorista preso em Dourados levaria cocaína para porto e outras drogas até Curitiba