O Comitê Gestor do Simples Nacional revogou nesta quarta-feira, dia 11 de dezembro, a exclusão de 14 ocupações do rol de atividades consideradas de microempreendedores individuais (MEI). Com a decisão, voltam a poder se inscrever como MEI astrólogo, músico, DJ ou VJ, esteticista, humorista e contador de histórias, instrutor de arte e cultura, instrutor de artes cênicas, instrutor de cursos gerenciais, instrutor de cursos preparatórios, instrutor de idiomas, instrutor de informática, instrutor de música, professor particular e proprietário de bar com entretenimento.
A resolução revogada hoje (com a lista dos profissionais excluídos) havia sido publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (6). O colegiado aprovou ainda recomendação para que sejam estabelecidos critérios objetivos para definição das atividades que podem ser consideradas MEI, com a participação das entidades representativas das atividades. A medida ainda determina a revisão completa de ocupações que podem fazer parte do regime.
MEI
Todo ano, o Comitê Gestor do Simples Nacional revisa as atividades previstas como MEI. Os profissionais autônomos só podem ser enquadrados em alguma das categorias se a ocupação estiver na lista. Há ainda limite de faturamento para ser considerado microempreendedor individual. É preciso receber no máximo R$ 81 mil por ano e o profissional não pode ser sócio, administrador ou titular de outra empresa. O MEI também só tem permissão para contratar um empregado.
Os microempreendedores individuais pagam um valor único que inclui vários tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL) e garante cobertura da Previdência Social. Quando desenquadrado, o empreendedor passa a ser considerado microempresa ou empresa de pequeno porte.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Semana começa gelada em Dourados, com geada prevista e temperaturas próximas de 2°C

Espetáculo "Rádio Cruzeiro Apresenta" estreia amanhã na UFGD com entrada gratuita

Brasil condena ataques de Israel e dos EUA a instalações no Irã

Invictos, times brasileiros decidem futuro na Copa do Mundo de Clubes

Quase 7,3 mil pessoas deixaram suas casas no RS por causa das chuvas

Domingo tem estreia no cinema de Dourados com sessão a partir das 15h

Tentativa de furto termina em discussão e envolvidos são levados à delegacia

Entenda: disputa em torno do IOF define quem paga por ajuste fiscal

Aposta de Minas acerta as 6 dezenas da Mega-Sena e leva R$ 127 milhões

UEMS encerra inscrições de concurso para professor universitário no dia 26 de junho
Mais Lidas

Mulher de 37 anos é encontrada caída ao lado de moto e morre após ser socorrida

Motorista morre após batida frontal na região de fronteira

Cancelamentos de voos em MS vira alvo de questionamentos na Alems
