Menu
Busca quarta, 20 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Setor produtivo de MS e embaixador da Bolívia conversam sobre parcerias

15 outubro 2020 - 13h58Por Da redação

Em reunião nesta quinta-feira (15), em Campo Grande, representantes da Fiems, Sebrae-MS, Famasul, Fecomércio-MS e Faems e o embaixador da Bolívia no Brasil, Wilfredo Rojo Parada, trataram sobre possíveis parcerias para alavancar o comércio entre o país vizinho e Mato Grosso do Sul.

No encontro, realizado na sede do Sebrae-MS, o embaixador apresentou as potencialidades da Bolívia e elencou as áreas que poderiam gerar interesses do setor produtivo de Mato Grosso do Sul.

A vice-presidente da Fiems, Cláudia Pinedo Zottos Volpini, defendeu o estreitamento das relações comerciais entre Mato Grosso do Sul e Bolívia e colocou-se à disposição para melhorar o ambiente de negócios entre o Estado e o país vizinho. “Levantamento da Fiems, de tudo o que exportamos para a Bolívia, 13% são grãos e com certeza esses números podem melhorar. Por isso, estamos de portas abertas para novas reuniões para alinharmos as demandas dos empresários do setor industrial sul-mato-grossense e os da Bolívia para a construção de uma agenda conjunta”, afirmou.

Ainda durante a reunião, o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, apresentou o trabalho realizado pela instituição para fomentar as parcerias comerciais com os países vizinhos, como o “MS Sem Fronteiras”, que beneficiou mais de 2.500 empresas no Brasil, Bolívia e Paraguai, a partir de um convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Somos uma instituição de apoio e já trabalhamos algum tempo atrás o MS Sem Fronteiras, criando estruturas de apoio para o desenvolvimento sustentável das empresas dos países vizinhos. O Sebrae coloca-se à disposição e podemos pensar em novas parcerias para robustecer nosso comércio”, disse.

O embaixador Wilfredo Rojo Parada ressaltou a importância de ações de desenvolvimento da fronteira e, principalmente, de melhorias nas questões logísticas. “Somos nações irmãs e a Bolívia tem com o Brasil uma fronteira de 3.759 quilômetros, sendo 1.200 quilômetros apenas com Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Acredito que precisamos trabalhar em conjunto para buscar mais desenvolvimento para os dois lados, estimulando o crescimento ainda maior do agronegócio e compartilhando conhecimentos em inovação e tecnologia”, destacou.

Na avaliação do secretário-adjunto da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Ricardo Senna, a reunião foi produtiva para alinhar os interesses em comum entre a Bolívia e o Estado. “Nos colocamos à disposição para ampliar a relação comercial entre Mato Grosso do Sul e Bolívia. O Governo do Estado fará o que for possível em relação às políticas de logística e infraestrutura. Temos muitas possibilidades de avançar no comércio entre os dois lados e impulsionar ainda mais o agronegócio”, salientou.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Estudo italiano: só muito idosos ou doentes vacinados morrem de covid
Estudo italiano: só muito idosos ou doentes vacinados morrem de covid
Casos ilustrativos da Medicina da Alma serão abordados nesta quarta na 7ª Semana Espírita
DOURADOS
Casos ilustrativos da Medicina da Alma serão abordados nesta quarta na 7ª Semana Espírita
Homem é autuado em R$ 9 mil por incêndio em vegetação
MIRANDA
Homem é autuado em R$ 9 mil por incêndio em vegetação
Motorista de ônibus escolar é preso por estuprar menina de 12 anos
ANAURILÂNDIA
Motorista de ônibus escolar é preso por estuprar menina de 12 anos
No improviso, skatistas usam árvore derrubada por vendaval como rampa; veja o vídeo
DOURADOS
No improviso, skatistas usam árvore derrubada por vendaval como rampa; veja o vídeo
DOURADOS
Em sessão solene, Câmara homenageia a Guarda Municipal pelos 25 anos
PANDEMIA
Após mais de 1 ano e meio, MS tem boletim "zerado" de mortes por covid
AGRONEGÓCIO
Plantio da soja já beira 1 milhão de hectares em Mato Grosso do Sul
PONTA PORÃ
Agepen investiga fuga e polícia reforça buscas a interno que escapou de presídio
BRASIL
Intenção de consumo das famílias fica estável em outubro

Mais Lidas

RIO BRILHANTE
Mulher é presa após se masturbar em praça pública
LEGISLATIVO
Em Dourados, projeto quer criar Dia Municipal do Torcedor Flamenguista
CAPTURA
Cobra é capturada em para-choque de carro na região central de Dourados
DOURADOS
Preso por violência doméstica passa por audiência de custódia e tem preventiva decretada