Menu
Busca sábado, 16 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
ONLINE

Sebrae e Fundect abrem inscrições para acesso a mercados de inovação

21 setembro 2021 - 21h50Por Da Redação

Empresários, investidores, estudantes e demais interessados no mercado de inovação já podem se inscrever para o evento “Incubadoras, Aceleradoras e o Acesso a Mercados de Inovação em MS”, que será realizado na próxima quinta-feira, dia 23 de setembro, entre 17 e 20 horas, de forma online. O encontro contará com a presença virtual de empreendedores sul-mato-grossenses que obtiveram apoio para suas ideias, transformando projetos em negócios de sucesso.

Iniciativa do Sebrae/MS, com o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o encontro foi viabilizado em um cenário de expansão de incubadoras de empresas e ambientes de inovação no Estado, com o objetivo de mostrar aos pequenos negócios os benefícios que este ecossistema promove.

Além de abordar as experiências de empreendedores que receberam apoio, o evento mostrará como as aceleradoras de empresas investem em projetos de inovação; como os pesquisadores atuam em projetos de pesquisa com empresas; como têm funcionado no Brasil e no mundo os ambientes de inovação; e por fim, as oportunidades existentes em Mato Grosso do Sul para continuar na escalada de desenvolvimento por meio da inovação.

Para o gerente da Unidade de Competitividade Empresarial do Sebrae/MS, Rodrigo Maia, a instituição e sua rede de parceiros têm ações de apoio ao ecossistema de inovação, por entender que ele promove a competividade dos pequenos negócios. “É uma aliança estratégica, apoiamos o empreendedorismo inovador nas empresas e instituições e também a rede de inovação de Mato Grosso do Sul, nosso objetivo é impulsionar o ecossistema de inovação, levando inovação e tecnologia para os pequenos negócios”, disse.

Segundo o diretor-presidente da Fundect, professor Márcio de Araújo Pereira, a instituição enxerga como estratégicas as ações de fomento ao empreendedorismo. “Nossos dois últimos editais voltados ao tema garantiram mais de R$ 4,2 milhões para o fomento de negócios e ideias inovadoras e tecnológicas, sempre em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, CNPq, Finep, Semagro e Governo do Estado de MS”, destacou.

Ecossistema de Inovação são ambientes onde atores públicos, privados e entidades voltadas à inovação atuam de forma conjunta e interdependente, para potencializar a competitividade local e o desenvolvimento tecnológico. São exemplos parques científicos e tecnológicos, cidades inteligentes, polos tecnológicos, entre outros.

As incubadoras de empresas são parte fundamental de um ecossistema de inovação, atuando como um instrumento de desenvolvimento de negócios, ampliando a oferta de serviços para as comunidades que estão inseridas e oferecendo um leque de serviços como: laboratórios Maker (faça você mesmo), coworking, capacitação, espaço para implantação das ideias de negócio, eventos de inovação, entre outros serviços.

Programação

O evento inicia com o painel “Das Inovações ao Mercado”, com a participação do superintendente executivo da Anprotec, Guila Calheiros e do coordenador de Programa de Ecossistemas de Inovação do Sebrae Nacional, Krishna Aum Faria. Logo após, vem o segundo painel, “Experiências”, com a empresária Ana Helena Mattos, da YBA cosméticos; e com o professor da Faculdade de Engenharias Arquitetura e Urbanismo e Geografia (FAENG/UFMS), Edson Antonio Batista.

Por fim, tem o terceiro painel, que trará o tema “Investidores”, com a participação de aceleradoras. Estarão presentes, de forma virtual, o head de inovação da PUC PR, Marcelo Finger; e a analista da Darwin Aceleradora, Enya Shimabukuro Kusakawa. O bate papo será mediado pelo diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova/UFMS), Saulo Moreira.

Inscrições

Para participar do evento “Incubadoras, Aceleradoras e o Acesso a Mercados de Inovação em MS”, os interessados devem acessar gratuitamente pelo link bit.ly/RedeIncubadoraMS. Mais informações aos empreendedores por meio do telefone 0800 570 0800.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dia da alimentação alerta para relação entre fome e mudança climática
DIREITOS HUMANOS
Dia da alimentação alerta para relação entre fome e mudança climática
MS recebe equipes de reforço de outros estados para reparo de energia elétrica
TEMPORAL
MS recebe equipes de reforço de outros estados para reparo de energia elétrica
POLÍCIA
Polícia prende autor de furto e receptador em Jardim
Mototaxista é preso por tráfico de drogas em Costa Rica
POLÍCIA
Mototaxista é preso por tráfico de drogas em Costa Rica
Filhotes de bem-te-vi são regatados após temporal
MEIO AMBIENTE
Filhotes de bem-te-vi são regatados após temporal
PANDEMIA
Comissão debate políticas públicas de apoio a vítimas de Covid-19
UNIÃO
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
DOURADOS
Com a cidade tomada por árvores caídas, Exército participa de mutirão de limpeza
TRAGÉDIA
Bombeiros encontram mais três corpos e número de mortos em naufrágio chega a seis
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 
Voluntários participam de nova edição do "Marmitaço" contra fome em Dourados

Mais Lidas

DOURADOS
Polícia indicia três e recupera R$ 32 milhões de golpe milionário em empresa
DOURADOS
Asfalto de avenida cede na região Norte e trânsito é interrompido
CLIMA
ASSUSTADOR: Vídeo mostra chegada da tempestade de poeira em Dourados
CLIMA
Ventos de 40 km/h causam estragos em Dourados