sábado, 08 de agosto de 2026
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
INCONSISTÊNCIAS

Receita Federal envia cartas para contribuintes se autorregularizarem

25 outubro 2017 - 11h34Por Agência Brasil

A Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) enviará cartas a cerca de 340 mil contribuintes que estão com indício de inconsistências na Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) exercício 2017, ano-calendário 2016. Segundo a Receita, as inconsistências podem levar a atuações futuras. O envio das cartas começou esta semana e vai até o final do mês.

“O Projeto Cartas 2017 é uma iniciativa da Receita Federal destinado a estimular os contribuintes a verificarem o processamento de suas DIRPF e providenciarem correção, caso constatem erro nas informações declaradas ao Fisco”, explicou em nota a Receita.

O órgão esclarece que as cartas somente são enviadas aos contribuintes que podem se autorregularizar, isto é, contribuintes não intimados nem notificados. Não é necessário comparecer à Receita Federal.

Para saber a situação da declaração apresentada, basta consultar as informações disponíveis no site da Receita Federal, serviço Extrato da DIRPF, utilizando código de acesso ou certificado digital. A Declaração retida em alguma malha da RFB apresenta sempre a mensagem pendência. Junto com a pendência, são fornecidas orientações de como proceder no caso de erro na Declaração apresentada.

A sugestão para quem retificar a Declaração apresentada é acompanhar o seu processamento por meio do serviço disponível na internet: Extrato da DIRPF. Esta é a maneira mais rápida de saber o que ocorreu no processamento da Declaração e se há pendências que podem ser resolvidas pelo próprio contribuinte.

A Receita adverte que, caso o contribuinte não aproveite a oportunidade de se autorregularizar, poderá ser intimado formalmente para comprovação das divergências.

Após receber intimação, não será mais possível fazer qualquer correção na Declaração e qualquer exigência de imposto pelo Fisco será acrescido de multa de ofício de, no mínimo, 75% do imposto que não foi pago pelo contribuinte, ou que foi pago em valor menor do que o devido.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia Civil incinera 230 quilos de cocaína, pasta base e maconha
LADÁRIO

Polícia Civil incinera 230 quilos de cocaína, pasta base e maconha

Apartamento de Eduardo Bolsonaro vai a leilão por inadimplência
COMPRADO POR R$ 1 MILHÃO

Apartamento de Eduardo Bolsonaro vai a leilão por inadimplência

Menor acusado de atear fogo em amigo ficará detido por 45 dias
UNEI

Menor acusado de atear fogo em amigo ficará detido por 45 dias

Caiado descarta privatizar BB e propõe revisão da reforma tributária
ELEIÇÕES 2026

Caiado descarta privatizar BB e propõe revisão da reforma tributária

Autor de homicídio em Ivinhema é preso saindo de padaria na Capital
POLÍCIA

Autor de homicídio em Ivinhema é preso saindo de padaria na Capital

TECNOLOGIA

WhatsApp deixará de funcionar em celulares antigos em setembro

CAMPO GRANDE

Motociclista morte após acidente entre carro e moto tinha 37 anos

SAÚDE

Alex Escobar faz cirurgia para retirar tumor no timo; entenda doença

GUAICURUS

Voltando de conveniência, motorista morre ao capota carro em avenida

JUSTIÇA

TJ/MS mantém indenização a mulher agredida com garrafa térmica

Mais Lidas

PRAZO

Inscrições para concurso da Dataprev terminam nesta quinta

JUSTIÇA

STF muda decisão de Moraes e reduz pena de condenada por 8 de janeiro

DOURADOS

Jovem baleado em garagem de veículos em Dourados morre a caminho do Hospital da Vida

DOURADOS

Jovem é baleado com tiros na cabeça em garagem de veículos em Dourados