A exigência da prova de vida anual de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está suspensa até o fim do ano. A Secretaria de Previdência do Ministério da Economia informou, no início da noite, que publicará, na próxima segunda-feira, dia 30 de novembro, uma portaria com a prorrogação da medida.
A prova de vida anual obrigatória deixou de ser exigida desde o dia 18 de março de 2020, como medida de proteção no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A medida, no entanto, não afeta o recebimento de proventos e pensões. Com o adiamento da retomada da prova de vida, quem não fez o procedimento entre março e dezembro desse ano, não terá o benefício bloqueado até o fim de janeiro.
Realizada todos os anos no mês de aniversário do beneficiário, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício. A prova de vida exige o comparecimento do segurado ou de algum representante legal ou voluntário à instituição bancária onde saca o benefício.
Desde agosto do ano passado, o procedimento pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Homens são presos após furtarem residência no Jardim Itália
Finalista da Liberta, Santos duela com Botafogo em crise no Brasileiro

Dupla assalta jovem e leva celular e cartões em Dourados
Vestibular da UEMS segue com inscrições abertas para 1.101 vagas em 14 cidades

Motorista perde o controle de caminhão e colide em guard rail da Guaicurus

Homem é preso após ser flagrado dirigindo embriagado

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 17 milhões
Número de mortos após terremoto na Indonésia sobe para 73

Estudantes fazem hoje primeira prova do Enem 2020

Agepen volta a proibir visitas aos presídios de Mato Grosso do Sul
Mais Lidas

Jovem cai de moto e pede ajuda após levar facada

Dourados tem oito mortes por Covid em 24 horas

Polícia fecha "boca de fumo" comandada por família no Canaã IV
