segunda, 11 de maio de 2026
Dourados
7ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
PROGRAMA SOCIAL

Público do Cadastro Único ocupou 81,2% dos empregos gerados no primeiro bimestre

03 maio 2026 - 07h30Por redação

O mercado de trabalho formal brasileiro manteve trajetória de crescimento no primeiro bimestre de 2026. Janeiro e fevereiro registraram um saldo positivo de 370.339 empregos formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Desse total, 300.728 vagas (81,2%) foram ocupadas por pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), principal ferramenta de identificação e acesso das famílias em situação de vulnerabilidade aos programas sociais.

As informações são fruto do cruzamento de dados realizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) com os números do Caged.

“A gente vem observando a mesma tendência nos últimos dois anos. O governo do presidente Lula alcançou a menor taxa de desemprego da história e quem ocupa essas vagas de emprego formais geradas é o público do Cadastro Único”, reforçou o ministro Wellington Dias.

No período, foram 4.620.228 de admissões e 4.249.889 de desligamentos em todo o país, no quadro geral. Entre os beneficiários do Bolsa Família, o saldo de empregos atingiu 207.900 vagas, o que equivale a 56,1% do saldo total do país e 69,1% do saldo dentro do público do Cadastro Único.

Recorte do público do CadÚnico

Gênero: As mulheres superaram os homens e responderam por 50,2% do saldo líquido de empregos. No geral do Caged, o saldo feminino representou 47,2%.

Raça e cor: A maioria no saldo de empregos foi de pessoas de cor parda, que representaram 57,9% do saldo do público do Cadastro Único (174,1 mil postos).

Escolaridade: A maioria do saldo líquido de empregos foi preenchida por pessoas com ensino médio completo, representando 68,3% (206,42 mil) das vagas ocupadas pelo público do CadÚnico.

Regional: Cinco estados foram responsáveis por 71,6% do saldo total de empregos do Caged no bimestre: São Paulo (111.611 vagas); Rio Grande do Sul (42.301); Santa Catarina (41.528); Paraná (39.518); e Minas Gerais (30.318).

Para o público do Cadastro Único, esses cinco estados geraram 58,4% do saldo de empregos, com destaque para São Paulo (26,7%).

Setores: O setor de serviços liderou com 156,58 mil postos (52% do saldo do CadÚnico), seguido por indústria (60,26 mil), construção (38,17 mil), comércio (27,33 mil) e agropecuária (18,38 mil).

Faixa etária: jovens de 18 a 24 anos lideraram com 186,88 mil postos no saldo geral (50,5%) e 125,77 mil postos no CadÚnico (41,8%).

Deixe seu Comentário

Leia Também

PM desocupa estudantes da reitoria da USP
EDUCAÇÃO

PM desocupa estudantes da reitoria da USP

Funcionário de bar é agredido durante briga generalizada no Jardim Tropical
DOURADOS

Funcionário de bar é agredido durante briga generalizada no Jardim Tropical

Apocalipse nos Trópicos e O Agente Secreto vencem Prêmios Platinos
CULTURA

Apocalipse nos Trópicos e O Agente Secreto vencem Prêmios Platinos

Homem é preso após ameaçar companheira com espingarda em fazenda
POLÍCIA

Homem é preso após ameaçar companheira com espingarda em fazenda

TV Brasil Play exibe clássicos da filmografia de Rogério Sganzerla
CULTURA

TV Brasil Play exibe clássicos da filmografia de Rogério Sganzerla

EPIDEMIA

Dourados registra mais de 8 mil notificações de chikungunya e três mortes em investigação

ESPORTE

DAC e União ABC abrem semifinal da Seletiva Sub-20 com empate em Dourados

REGIÃO

Duas caminhonetes furtadas são recuperadas após fuga na região de Angélica

POLÍTICA

Desinformação sobre PL da Misoginia cresce nas redes, diz estudo

DOURADOS

Segundo veículo é encontrado batido em Dourados na manhã deste domingo

Mais Lidas

LOGÍSTICA

Começa obra que encurtará distância entre Capital e município do interior

EXPOAGRO

Provas de rodeio são canceladas hoje; finais acontecem amanhã

IVINHEMA

Prefeito é questionado pelo MPMS por viagens a show e também para fora do país

DOURADOS

Drones passam a ser utilizados para ampliar vigilância e segurança na PED