Com o objetivo de integrar teoria e prática e promover a troca de experiências entre acadêmicos e docentes, graduandos dos cursos de Educação Física (presencial) e Pedagogia (EaD), professores supervisores do programa PIBID e coordenadores se reuniram em uma roda de conversa sob o tema ‘Vivências no PIBID/Unigran e Escolas Parceiras: A articulação teoria e prática na formação docente’.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa da CAPES e tem como principal objetivo promover a valorização da formação de professores para a educação básica por meio da inserção dos licenciandos em escolas públicas desde os primeiros semestres da graduação. Durante o evento, essa proposta ganhou corpo em relatos, análises críticas e trocas inspiradoras dos que vivenciam essa experiência.
Com estrutura dividida em três rodadas temáticas, mediadas por docentes experientes, o diálogo abordou os pilares do programa: a articulação entre educação superior e básica; a integração entre teoria e prática; e a construção da identidade profissional docente. As falas das professoras Denise Castiglioni, Ester Domingues de Moraes, Elaine Rodrigues de Alencar Almeida e Élida Cícera Borges dos Santos, todas atuantes em escolas parceiras do PIBID/UNIGRAN, destacaram a importância de a escola básica se tornar também espaço formativo, acolhendo os licenciandos em uma convivência pedagógica intensa, reflexiva e transformadora.
Dentre os participantes da ação, a acadêmica Ìrys Ângela Freire Silva, do 3º semestre do curso de Pedagogia, que há seis meses integra o PIBID, destacou que o impacto do programa na sua trajetória é profundo e pessoal: “Quando estou atuando em sala de aula, sinto que estou cada vez mais próxima de me tornar uma boa professora. Muitas vezes, as crianças vêm até mim quando precisam de ajuda, e isso me faz sentir como se eu já fizesse parte daquele espaço, como se eu já fosse, de fato, uma professora”, compartilhou Ìrys.
Ela também refletiu sobre como o programa a ajuda a se reconhecer como educadora em formação ativa: “Mesmo sabendo que ainda estamos em formação e que, para alguns, ainda não somos considerados professores, no meu coração eu já me sinto como uma. O PIBID tem sido fundamental na minha jornada, pois me proporciona vivências reais na sala de aula. Estou ali ajudando as crianças, auxiliando na alfabetização e participando do processo de ensino-aprendizagem de forma ativa”.
Ìrys também expressou sua admiração pelas falas dos professores e pelo aprendizado proporcionado pelo encontro: “A fala de cada professor presente trouxe aprendizados valiosos. Muitos destacaram a importância de estar em sala de aula desde cedo e como isso nos aproxima da prática e da realidade da profissão. A cada fala, eu me sentia mais motivada, mais fortalecida, como se estivesse realmente dando um passo importante para me tornar uma profissional competente e apaixonada pelo que faz”.
A professora Sônia Maria Borges de Oliveira, organizadora do evento e responsável pelo acompanhamento do programa na Unigran, avaliou a atividade de forma bastante positiva: “A conversa se deu em torno da relação teoria e prática e do papel das escolas como colaboradoras na formação inicial dos licenciandos. As participantes trouxeram temas importantes para a formação docente como inclusão, ética, identidade profissional, conhecimento, alfabetização, planejamento de aula, interdisciplinaridade, relação professor e aluno”.
Atualmente com duração prevista até outubro de 2026, o PIBID/Unigran contempla escolas públicas como as Escolas Municipais Frei Eucário Schmitt, Arthur Campos Mello, Loide Bonfim Andrade e as Escolas Estaduais Menodora Fialho de Figueiredo e Bernardina Corrêa de Almeida, atuando como elo entre a Instituição de Ensino Superior e sociedade.
Ao final, a professora Sônia deixou um recado aos acadêmicos que ainda não conhecem o programa: “Venham participar como bolsistas do PIBID/Unigran, pois é uma excelente oportunidade para vivenciar a realidade escolar, desenvolver suas habilidades pedagógicas e firmar-se na carreira docente”, reforçou.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Condenado a 12 anos de prisão por estuprar a própria filha é preso
DEPUTADA FORAGIDAPolícia italiana investiga lugares onde Zambelli poderia estar
SELVÍRIASuspeito de matar trabalhador em carvoaria continuará preso

Conscientização sobre saúde masculina é tema de encontro
PF deve investigar jovem que fingia ser estudante de Medicina
No STF, Mauro Cid confirma delação que incrimina Braga Netto
RECEPTAÇÃODono de ferro-velho é preso com cadeira de prefeitura municipal
FUTEBOLSantos e Neymar chegam a acordo por contrato até o fim de 2025

Após mensagem a amigo, mulher desaparece e família pede ajuda
INSS estima iniciar ressarcimento de aposentados em 24 de julho
Mais Lidas

Polícia vai às ruas em Dourados e mira nomes ligados a facção criminosa

Três cidades de MS registraram temperatura abaixo de zero nesta terça-feira

Idoso morre em obra que trabalhava como vigia após madrugada gelada
