Menu
Busca segunda, 21 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
ESTADO

Produtividade do milho supera média em quatro regiões e colheita pode acabar no fim de setembro

12 agosto 2020 - 08h59Por André Bento

O mais recente Boletim Casa Rural divulgado pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) indica que a colheita do milho segunda safra pode ser encerrada somente no final de setembro. Em algumas regiões, a produtividade está acima da média estimada, de 76 sacas por hectare, e a expectativa de produção gira em torno de 8,650 milhões de toneladas.

A partir de consultas realizadas com produtores, sindicatos rurais e empresas de assistências técnicas até sexta-feira (7), técnicos do Siga-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) indicam que “a umidade o observada até o momento tem levado produtores a adotar uma colheita em período mais quente, o que não influi na qualidade dos grãos mas que influi na rentabilidade ao produtor junto aos compradores”.

No entanto, projetam “uma aceleração da colheita diante da melhoria das condições previstas nos próximos dias”, acrescentando que “Mato Grosso do Sul está com sua produção de milho 2ª safra em bom andamento, apenas com o percalço de dificuldade da colheita pela umidade, o que deverá levar a uma produção próxima da estimativa hoje estabelecida”.

Dos 1,895 milhão de hectares cultivados nesse ciclo, até 7 de agosto foram colhidos aproximadamente 388.430 hectares. “A região norte está com a colheita mais avançada, com média de 39,2%, enquanto a região centro está com 18,1% e a região sul com 17,8% de média”, detalha a publicação.

O Siga-MS apurou que as produtividades alcançadas estão acima da média estadual prevista pela Aprosoja/MS nas regiões Norte (onde estão os municípios de Sonora, Pedro Gomes, Coxim, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Camapuã, Bandeirantes, Rio Negro, Corguinho, Rochedo e Jaraguari), Nordeste (Alcinópolis, Costa Rica, Chapadão do Sul, Cassilândia, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Selvíria, Três Lagoas, Inocência, Água Clara, Paraíso das Águas e Figueirão), Sul (Itaporã, Douradina, Dourados, Deodápolis, Angélica, Ivinhema, Glória de Dourados, Fátima do Sul, Vicentina, Caarapó e Juti), e Sudoeste (Antônio João, Ponta Porã e Laguna Carapã).

Na média estadual estão as produtividades das regiões Oeste (Corumbá, Aquidauana, Miranda, Anastácio, Bodoquena, Porto Murtinho, Bonito, Nioaque, Maracaju, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Caracol e Bela Vista), Centro (Dois irmãos do Buriti, Terenos, Sidrolândia, Campo Grande, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Brasilândia), e Sul-Fronteira (Aral Moreira, Amambai, Coronel Sapucaia, Tacuru, Paranhos e Sete Quedas).

Índice abaixo da média só foi verificado na região Sudeste (Naviraí, Itaquiraí, Batayporã, Nova Andradina, Jateí, Eldorado, Anaurilândia, Iguatemi, Novo Horizonte do Sul, Bataguassu, Mundo Novo, Taquarussu e Japorã).

Alcinópolis já colheu quase 70% do milho segunda safra e lidera a região norte, seguido por Sonora, com 60%. Rio Verde de Mato Grosso está abaixo de 5%.

Na região Centro, Sidrolândia alcançou 20,5%, enquanto Campo Grande tem 18,1%. Jaraguari está em 5%.

Ivinhema lidera na região Sul, com 40%, enquanto Laguna Carapã beira 30% e Ponta Porã tem 25%. Dourados têm 20,5% e Itaporã 15%.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUSTIÇA
Empresa de estúdio fotográfico é condenada por fazer cobrança indevida
BELA VISTA
Rapaz morre com tiro no peito às margens do rio Apa, Polícia investiga
FUTEBOL
Conmebol anuncia data, horário e local das Eliminatórias para a Copa
POLÍCIA
Menina de 7 anos fica ferida após ser atingida no rosto por tiro
POLÍTICA
Câmara dos Deoutados aprova MP que recria o Ministério das Comunicações
JOÃO PAULO II
Trio é preso acusado de tráfico de drogas em Dourados
UFGD
Começam hoje as inscrições ao Vestibular de Licenciatura em Educação do Campo
DOF
Confronte a tiros na região de fronteira deixa saldo de três mortos
NÚMEROS DA PANDEMIA
Brasil passa de 137 mil mortes por Covid-19; média de 748 na semana
CAPITAL
Enteada é arrastada em carro por 50 metros ao tentar defender a mãe

Mais Lidas

RIO BRILHANTE
Homem de 56 anos cai de trator e morre atropelado em fazenda
ESTADO
Confraternização em fazenda termina com tragédia após briga familiar
TRAGÉDIA
Bombeiro em Dourados morre durante acidente em Santa Catarina
DOURADOS
Amigos e familiares de entregador morto em acidente pedem que justiça seja feita