Menu
Busca domingo, 25 de julho de 2021
(67) 99257-3397
ECONOMIA

Produção industrial aumenta em maio e confiança sobe pelo segundo mês seguido

21 junho 2021 - 09h57Por Da Redação

A produção industrial de Mato Grosso do Sul alcançou em maio de 2021 o melhor resultado já registrado para o mês em toda a série histórica iniciada em 2010, de acordo com a Sondagem Industrial realizada pelo Radar Industrial da FIEMS. O levantamento foi realizado entre os dias 1.º e 14 de maio junto a 55 empresas.

Segundo a pesquisa, 84% das empresas industriais do Estado apresentaram estabilidade ou aumento na produção (53% das empresas com produção estável e 31% com crescimento). “Comparando com o mesmo mês do ano passado, essa participação foi superior em 23 pontos percentuais. Com esse desempenho, o índice de evolução da produção fechou maio de 2021 com crescimento de 9,7 pontos na comparação com igual mês do ano anterior e de 4,7 pontos sobre a média histórica obtida para o mês”, detalhou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da FIEMS, Ezequiel Resende.

Além disso, a utilização da capacidade instalada foi a mais alta para o mês de maio nos últimos sete anos. “Em maio, 71% dos respondentes disseram que a utilização da capacidade instalada ficou igual ou acima do usual para o mês, resultado 29 pontos percentuais maior que o verificado no mesmo mês do ano passado. Já o patamar médio de utilização da capacidade total ficou em 72%, indicando aumento de 6 pontos percentuais em relação a maio de 2020. Por fim, o indicador de utilização efetiva em relação ao usual fechou o mês de maio em 46,9 pontos, resultado 6,1 pontos acima da média histórica obtida para o mês”, informou Ezequiel Resende.

Perspectivas positivas para o futuro da indústria

Com relação ao índice de expectativa do empresário industrial, o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da FIEMS explica que a demanda atingiu 58,6 pontos, sinalizando expectativa de aumento para os próximos seis meses a partir de junho. “Em junho, 42% das empresas responderam que esperam aumento na demanda por seus produtos nos próximos seis meses. Por outro lado, para o mesmo período, 5% preveem queda. Já as empresas que acreditam que o nível de demanda se manterá estável responderam por 53% do total”.

A respeito dos empregados, foram atingidos 51,9 pontos, sinalizando que as contratações devem aumentar nos próximos seis meses a partir de junho. “Em junho, 15% das empresas disseram que o número de empregados deve aumentar nos próximos seis meses. Por outro lado, 5% acreditam que esse número deve cair, enquanto 80% das empresas esperam manter o número de funcionários estável”, destacou o economista.

No caso das exportações, foram 52,3 pontos, sinalizando que o volume exportado deve aumentar nos próximos seis meses a partir de junho. “Em junho, 6% dos respondentes disseram esperar aumento nas exportações de seus produtos nos próximos seis meses. Enquanto 2% acreditam que deva ocorrer queda. Já as empresas que preveem estabilidade para suas exportações responderam por 14% do total. Por fim, 78% disseram que não exportam, disse Ezequiel Resende.

Já o índice de intenção de investimento voltou a crescer. Em junho, o indicador alcançou 58,1 pontos, resultado 7,9 pontos maior que a média histórica obtida para o mês. “O atual levantamento reflete uma alta participação das empresas industriais que pretendem realizar investimentos nos próximos seis meses, correspondendo a 60% do total. Por fim, os resultados variam de 0 a 100 pontos, quanto maior o índice, maior é a intenção de investir”, ressaltou o economista da FIEMS.

Índice de Confiança e expectativas para os próximos seis meses

Ainda conforme a Sondagem Industrial, o empresário se mostrou mais confiante. O ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) alcançou em junho a marca de 63,4 pontos, indicando aumento de 3,3 pontos sobre o mês anterior e de 9,9 pontos em relação à média histórica obtida para o mês. “A melhora na confiança deve-se, sobretudo, ao maior otimismo do empresário com os próximos seis meses. Somada também a percepção de que a economia está se recuperando, principalmente pela avaliação feita em relação às condições atuais. Ou seja, houve uma melhora na percepção em relação ao atual ambiente econômico. Por fim, o índice de confiança permanece bem acima da linha divisória dos 50 pontos, indicando que o empresário industrial de Mato Grosso do Sul segue confiante”.

Por fim, Ezequiel Resende reforçou que em junho 56,3% dos empresários se mostraram confiantes e acreditam que o desempenho da economia brasileira vai melhorar. Já em relação à economia estadual, o resultado ficou em 47,3% e, no caso da própria empresa, 60% dos respondentes confiam numa melhora do desempenho apresentado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é esfaqueado na Rua Monte Alegre e encaminhado em estado grave ao HV
DOURADOS
Homem é esfaqueado na Rua Monte Alegre e encaminhado em estado grave ao HV
ECONOMIA
Corumbá pagará 13º dos servidores de forma integral em dezembro
VACINAÇÃO COVID
Após risco de desabastecimento, Ministério promete enviar 10,2 milhões de doses nesta semana
"É uma vergonha": medalha de prata expõe racha no skate do Brasil
OLIMPÍADAS
"É uma vergonha": medalha de prata expõe racha no skate do Brasil
Após perseguição da PRF, motorista consegue fugir de flagrante de tráfico
POLÍCIA
Após perseguição da PRF, motorista consegue fugir de flagrante de tráfico
DOURADOS
Revoltados por morte de adolescente, populares atacam casa de acusado
PANDEMIA
Dourados tem 66% de ocupação e 15 vagas disponíveis de UTI Covid
PANDEMIA
Família quer que prefeitura assuma conta de R$ 130 mil de paciente que não conseguiu vaga em UTI
ESPORTE
Flamengo goleia São Paulo de virada no Maracanã pelo brasileirão
POLÍCIA
Acusadas de 'magia negra', mulher e filha de 11 anos são assassinadas a tiros

Mais Lidas

NAS REDES
Dourados 360°: imagem mostra a cidade de uma forma diferente; confira
CLIMA
Nova onda de frio pode provocar mínima de 0ºC em Dourados na próxima semana
DOURADOS
Enquanto rapaz viajava, casa é furtada no Água Boa e autores levam até o cachorro
DOURADOS
Jovem bêbado é preso dirigindo em 'zigue-zague' na Presidente Vargas