quinta, 19 de setembro de 2024
Dourados
38ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EMBRAPA

Previsão de geada para junho pode prejudicar safra de milho 2020

15 janeiro 2020 - 21h05Por Da Redação

A Embrapa Agropecuária Oeste, de Dourados, através do seu sistema de previsão de geada, alerta que existe alta probabilidade de ocorrer geada no mês de junho de 2020, em municípios da região sul de Mato Grosso do Sul. Segundo a Embrapa, a probabilidade de ocorrer ao menos uma geada é de 96%. Além disso, existe 74% de probabilidade de que essa geada seja classificada como forte, ou seja, ocorra em condições de temperatura abaixo de 1ºC.

A previsão de ocorrência de geada na safrinha 2020 no Sul do Estado, será tema de uma das palestras que serão apresentadas no stand da Embrapa, durante o Showtec, no espaço ‘Agricultura Movida à Ciência’. A palestra será proferida pelo pesquisador, Danilton Luiz Flumignan, na quinta-feira, 23 de janeiro, das 9 às 10 horas, quando ele vai apresentar detalhes sobre o assunto. Além disso, o pesquisador também estará disponível para esclarecer dúvidas e conversar sobre o tema, ao longo dos três dias do evento, no espaço “Clínica Tecnológica”.

Riscos para o milho safrinha

O milho safrinha é a principal cultura de outono-inverno de Mato Grosso do Sul. Em 2018, foram cultivados no estado cerca de 1,7 milhão de hectares. Aproximadamente 70% dessas lavouras estavam na região Sul.

Segundo Danilton, as geadas são motivo de grande preocupação por parte dos produtores, especialmente se elas ocorrem no mês de junho. “Em junho, normalmente o milho ainda se encontra em uma fase sensível de seu desenvolvimento e a dimensão do prejuízo está associada à intensidade da geada”, esclarece ele.

É justamente por esse motivo que o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) estabelece que, nessa região, o milho safrinha deve ser semeado até 10 de março, pois até essa data os riscos são mínimos.

Porém, nessa safra a semeadura da soja em geral foi feita tardiamente, devido ao atraso nas chuvas. Assim, a tendência natural é que a semeadura do milho safrinha também seja realizada mais tarde. O alerta do pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste é que os agricultores busquem o apoio de técnicos capacitados e explica “a possibilidade de geada forte, no mês de junho, coloca essa safra de milho safrinha numa condição de alto risco, assim o planejamento deve ser feito de modo a minimizar os possíveis prejuízos que podem se tornar realidade caso esse cenário futuro de clima se confirme no Sul do Estado”.

Danilton sugere ainda que para esse ano sejam levadas em consideração outras alternativas de cultivo de cereais de inverno no planejamento agrícola, tais como: trigo e aveia e ressalta ainda que “essas são opções viáveis, desde que fatores como disponibilidade de sementes no mercado e canais de comercialização sejam favoráveis”.

Histórico

Este é o terceiro ano, consecutivo, que a Embrapa divulga as previsões de geadas para o mês de junho na região Sul de Mato Grosso do Sul.

Nos anos anteriores, a Embrapa previu que as temperaturas mínimas não seriam suficientes para configurar condições favoráveis a ocorrência de geadas. Essas previsões foram confirmadas e não tivemos geadas em junho (gráfico abaixo). Nos dois anos anteriores, 2018 e 2019, as previsões se diferenciaram da temperatura mínima ocorrida em no máximo 1 ºC. 

“Nesses dois últimos anos, as temperaturas mínimas registradas em junho, no Sul do MS, ficaram acima de 4ºC, assim não houve geada nessa região, nesse período”, acrescenta Danilton. 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Idoso condenado há uma década por abusar sexualmente de criança é preso
ESTUPRO DE VULNERÁVEL

Idoso condenado há uma década por abusar sexualmente de criança é preso

Brasil celebra abertura de cinco novos mercados no Canadá
EXPORTAÇÃO

Brasil celebra abertura de cinco novos mercados no Canadá

Idoso perde quase R$ 30 mil após ligação de suposto atendente de banco
REGIÃO

Idoso perde quase R$ 30 mil após ligação de suposto atendente de banco

Juízes de MS lançam livro "Responsabilidade Civil no Direito do Trabalho"
LITERATURA

Juízes de MS lançam livro "Responsabilidade Civil no Direito do Trabalho"

Renato Câmara quer Plano de Cargos e Carreiras para reajustar salários dos servidores da Agraer
LEGISLATIVO DE MS

Renato Câmara quer Plano de Cargos e Carreiras para reajustar salários dos servidores da Agraer

REGIÃO

Homem é preso após furtar objeto de escola municipal; receptador também foi detido

ORDEM DO DIA

Aprovadas diretrizes para valorização da mulher no campo

QUEIMADAS

Governo de MS faz monitoramento dos rios e intensifica combate a incêndios nos três biomas

JUSTIÇA

Moraes pede comprovação de novos representantes do X no Brasil

LEI

Entra em vigor consulta obrigatória a cadastros nos casos de adoção

Mais Lidas

ECONOMIA

Bradesco anuncia fechamento de mais uma agência na região de Dourados

DOURADOS

Estacionamento na região central de Dourados causa confusão entre condutores

INVESTIGAÇÃO

Trabalhador encontra feto dentro de saco plástico em meio a amontoado de lixo

DOURADOS

Centro de Convenções terá exposição de carros antigos neste domingo