Menu
Busca terça, 22 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
EMBRAPA

Previsão de geada para junho pode prejudicar safra de milho 2020

15 janeiro 2020 - 21h05Por Da Redação

A Embrapa Agropecuária Oeste, de Dourados, através do seu sistema de previsão de geada, alerta que existe alta probabilidade de ocorrer geada no mês de junho de 2020, em municípios da região sul de Mato Grosso do Sul. Segundo a Embrapa, a probabilidade de ocorrer ao menos uma geada é de 96%. Além disso, existe 74% de probabilidade de que essa geada seja classificada como forte, ou seja, ocorra em condições de temperatura abaixo de 1ºC.

A previsão de ocorrência de geada na safrinha 2020 no Sul do Estado, será tema de uma das palestras que serão apresentadas no stand da Embrapa, durante o Showtec, no espaço ‘Agricultura Movida à Ciência’. A palestra será proferida pelo pesquisador, Danilton Luiz Flumignan, na quinta-feira, 23 de janeiro, das 9 às 10 horas, quando ele vai apresentar detalhes sobre o assunto. Além disso, o pesquisador também estará disponível para esclarecer dúvidas e conversar sobre o tema, ao longo dos três dias do evento, no espaço “Clínica Tecnológica”.

Riscos para o milho safrinha

O milho safrinha é a principal cultura de outono-inverno de Mato Grosso do Sul. Em 2018, foram cultivados no estado cerca de 1,7 milhão de hectares. Aproximadamente 70% dessas lavouras estavam na região Sul.

Segundo Danilton, as geadas são motivo de grande preocupação por parte dos produtores, especialmente se elas ocorrem no mês de junho. “Em junho, normalmente o milho ainda se encontra em uma fase sensível de seu desenvolvimento e a dimensão do prejuízo está associada à intensidade da geada”, esclarece ele.

É justamente por esse motivo que o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) estabelece que, nessa região, o milho safrinha deve ser semeado até 10 de março, pois até essa data os riscos são mínimos.

Porém, nessa safra a semeadura da soja em geral foi feita tardiamente, devido ao atraso nas chuvas. Assim, a tendência natural é que a semeadura do milho safrinha também seja realizada mais tarde. O alerta do pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste é que os agricultores busquem o apoio de técnicos capacitados e explica “a possibilidade de geada forte, no mês de junho, coloca essa safra de milho safrinha numa condição de alto risco, assim o planejamento deve ser feito de modo a minimizar os possíveis prejuízos que podem se tornar realidade caso esse cenário futuro de clima se confirme no Sul do Estado”.

Danilton sugere ainda que para esse ano sejam levadas em consideração outras alternativas de cultivo de cereais de inverno no planejamento agrícola, tais como: trigo e aveia e ressalta ainda que “essas são opções viáveis, desde que fatores como disponibilidade de sementes no mercado e canais de comercialização sejam favoráveis”.

Histórico

Este é o terceiro ano, consecutivo, que a Embrapa divulga as previsões de geadas para o mês de junho na região Sul de Mato Grosso do Sul.

Nos anos anteriores, a Embrapa previu que as temperaturas mínimas não seriam suficientes para configurar condições favoráveis a ocorrência de geadas. Essas previsões foram confirmadas e não tivemos geadas em junho (gráfico abaixo). Nos dois anos anteriores, 2018 e 2019, as previsões se diferenciaram da temperatura mínima ocorrida em no máximo 1 ºC. 

“Nesses dois últimos anos, as temperaturas mínimas registradas em junho, no Sul do MS, ficaram acima de 4ºC, assim não houve geada nessa região, nesse período”, acrescenta Danilton. 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

RIO BRILHANTE
Dupla é presa transportando drogas na BR-163
INFORME PUBLICITÁRIO
Chave na Mão: Dalfort Construtora entrega sua casa pronta com o pagamento da mão de obra facilitado
ENCONTRO
Pelo segundo ano, Amazônia será tema de Bolsonaro em discurso na ONU
LEGISLATIVO DE MS
Pautadas três proposta para a Ordem do Dia desta terça-feira
ECONOMIA
Atividade industrial de MS recupera mesmo patamar de produção anterior à Covid-19
FRONTEIRA
Bandidos mortos em confronto invadiram residência por porta de blindex
PANDEMIA
Prefeitura e MPE entram em acordo para retorno das aulas presenciais na rede privada
EDUCAÇÃO
Faça seu vestibular 100% on-line na Unip - Universidade Paulista- polo Dourados/MS e conheça o curso de história
DOURADOS
Inverno se despede com mínima de 13ºC e primavera começa nublada
SAÚDE & BEM - ESTAR
Você já ouviu falar da síndrome de Irlen?

Mais Lidas

DOURADOS
Motorista bêbado atropela cinco pessoas que voltavam da igreja no Novo Horizonte
ESTADO
Confraternização em fazenda termina com tragédia após briga familiar
TRAGÉDIA
Bombeiro em Dourados morre durante acidente em Santa Catarina
DOURADOS
Amigos e familiares de entregador morto em acidente pedem que justiça seja feita