Menu
Busca quinta, 09 de julho de 2020
(67) 99659-5905
NOVA DATA

Prazo para médias empresas migrarem para eSocial é prorrogado

03 janeiro 2020 - 17h35Por Agencia Brasil

Sistema informatizado de prestação de informações de empresas e trabalhadores, o eSocial será obrigatório para os médios empregadores a partir de setembro deste ano. O prazo foi recentemente alterado pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. 

Cerca de 1,24 milhão de médias empresas, que faturam até R$ 78 milhões por ano, deverão inserir os dados de saúde e de segurança de 21 milhões de trabalhadores na ferramenta até o dia 8 de setembro de 2020.

Essa é a última etapa que falta para as médias empresas concluírem a migração para o eSocial, que reduz a burocracia e elimina a manutenção de arquivos em papel.

Também foi anunciado o desmembramento do grupo 4 (dos órgãos e entidades federais). Com a alteração, ficaram no grupo 4 os entes públicos de âmbito federal e organizações internacionais. No grupo 5, os entes públicos estaduais e Distrito Federal. E no grupo 6, os municipais, as comissões polinacionais e os consórcios públicos. Clique aqui e veja o calendário dos grupos 4,5 e 6.

O empregador que não cumprir os prazos estipulados para a adesão ao eSocial estará sujeito a punições previstas na legislação. O desrespeito ao cronograma poderá prejudicar os trabalhadores, que terão dificuldade para receber benefícios sociais e trabalhistas, caso o empregador não preste as informações nas datas corretas.

Administrado pela Receita Federal, o eSocial elimina 15 informações periódicas que os empregadores eram obrigados a fornecer ao governo. Adotado para empregadores domésticos em 2015, o eSocial está sendo expandido gradualmente para todas as empresas e organizações até 2023.

A adesão das grandes empresas foi concluída em agosto do ano passado, quando as contribuições para a Previdência Social e o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço passaram a ser feitos pelo sistema.

*Texto alterado às 16h45 de 3/1/2020 para correção. Diferentemente do informado, o prazo para as médias empresas aderirem ao eSocial não terminou no dia 2/1/2020. O prazo foi prorrogado para setembro de 2020.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
Fornecedores do governo federal poderão pedir antecipação do crédito
MS
Enfermeiros classificados em processo seletivo da Funsau são convocados
COMER BEM
Conheça o 'fast-food saudável' para comer bem (mesmo na pressa)
POLÍTICA
Projeto de Lei exige aferição de temperatura de alunos após retorno das aulas
MATO GROSSO DO SUL
Secretaria anuncia leilão presencial de 38 bovinos da raça Nelore
AQUIDAUANA
Adolescente é apreendido após ser flagrado com 78 porções de maconha
BRASIL
IBGE pesquisa impacto da pandemia do coronavírus nas empresas
RURAL
Recurso do Plano safra 2020/2021 para MS é recorde e ultrapassa R$ 8,6 bilhões
PARANAÍBA
Mulheres são presas após briga com facão
PANDEMIA
Com mais de 3,2 mil casos de coronavírus, Dourados mantém isolamento abaixo do recomendado

Mais Lidas

DOURADOS
Decreto vai mandar fechar bares e academias por 10 dias
PANDEMIA
Comerciante de 45 anos é a 37ª vítima do coronavírus em Dourados
DOURADOS
Publicado, decreto que fecha bares e academias por 10 dias poderá ser prorrogado
DOURADOS
Após trégua, frio intenso deve voltar até o final de semana