sexta, 05 de dezembro de 2025
Dourados
27ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
AGRONEGÓCIO

Plantio da soja já beira 1 milhão de hectares em Mato Grosso do Sul

20 outubro 2021 - 11h34Por André Bento

O plantio da safra de soja 2021/2022 tem avançado com rapidez em território sul-mato-grossense, favorecido pelo volume de chuva acumulado. Até sexta-feira (15), o Siga-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) apurou aproximadamente 947.776,00 hectares semeados. 

Isso corresponde a 25,1% da área estimada para cultivo da oleaginosa neste ciclo produtivo, de 3,776 milhões de hectares. As projeções iniciais apontam para produtividade média de 56,38 sacas por hectare e produção total de de 12,773 milhões de toneladas.

Todos esses dados constam no mais recente boletim Casa Rural elaborado pelo Siga-MS, divulgado na terça-feira (19) por Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja).

Conforme a publicação, o clima na segunda semana de outubro foi marcado por chuva em todos os municípios do Estado, com precipitação pluviométrica média acumulada de 64 milímetros a 180 milímetros em algumas localidades. 

Com o clima favorável, o plantio da soja avançou 15,6% em apenas 7 dias e a porcentagem de área semeada na safra 2021/2022 encontra-se superior em aproximadamente 21,0% em relação ao ciclo anterior, para a data de 15 de outubro. Além disso, os trabalhos estão em um ritmo mais antecipado do que nas duas safras recentes. 

O Siga-MS estima que o plantio encerre até o próximo dia 26 de novembro, se as condições permanecerem favoráveis para a semeadura. “O período chuvoso retornou ao estado, apontando melhores potenciais para a safra, mas ainda a expectativa é que a produção da safra seja dentro da média dos últimos 5 anos, devido a cultura ainda não estar em pleno desenvolvimento fenológico”, informa.

No boletim Casa Rural, também é mencionado levantamento da Granos Corretora, segundo o qual até 18 de outubro o agronegócio sul-mato-grossense já havia comercializado 31,38% da safra 2021/22 de soja, 20% a menos no comparativo com igual período do ciclo anterior. 

Com valorização de 1% entre 13 e 18 de outubro, o preço médio da saca de 60 quilos de soja ficou em R$ 157,50. “Na segunda quinzena de outubro a relativa estabilidade nos preços da saca de soja resultou em valorização de 0,08% no mês. O dólar valorizado garante sustentação para os preços mesmo diante de queda na bolsa de Chicago/EUA”, detalha. Em outubro de 2020, o preço médio da saca era de R$ 160,81.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ELEIÇÕES

TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas

REGIME FECHADO

Homem é libertado após passar quatro anos preso ilegalmente

Mato Grosso do Sul registra 8.372 casos confirmados de dengue
AEDES AEGYPTI

Mato Grosso do Sul registra 8.372 casos confirmados de dengue

Mulher que morreu após acidente na rodovia BR-267 tinha 40 anos 
MARACAJU

Mulher que morreu após acidente na rodovia BR-267 tinha 40 anos 

Perseguição termina com 150 mil maços de cigarros apreendidos
CAMPO GRANDE

Perseguição termina com 150 mil maços de cigarros apreendidos

MAIOR QUE A INFLAÇÃO

Conta de luz deve fechar 2025 com reajuste de 7%, diz Aneel

MERCADO FINANCEIRO

Bolsa desaba e dólar dispara após Flávio Bolsonaro anunciar pré-candidatura

ALTA HOSPITALAR

Estudante envolvido em assalto com morte passa por nova audiência

FERIADO

Poder Judiciário de MS não terá expediente no dia 8 dezembro

MS-395

Veículo funerário que levava corpo capota ao desviar de animal

Mais Lidas

FIM DE ANO

Comércio de Dourados divulga calendário e começa a atender em horário especial

BR-376

Acidente deixa jovem morto em Dourados

DOURADOS

Justiça autoriza quebra de sigilo de celulares para investigar premeditação em latrocínio de padre

CLIMA

Dourados entra em alerta de tempestade com risco de granizo e ventos intensos