Menu
Busca domingo, 09 de agosto de 2020
(67) 99659-5905
Agronegócio

Plantio da soja entra na reta final em MS com 2,7 milhões de hectares cultivados

27 novembro 2019 - 10h49Por André Bento

O plantio da soja entrou na reta final em Mato Grosso do Sul. De acordo com o projeto Siga-MS, até o dia 22 de novembro haviam sido cultivados 2,793 milhões de hectares. Isso representa 88,3% dos 3,163 milhões de hectares estimados para essa safra.

Mesmo com as adversidades climáticas que atrasaram o início da semeadura, já que faltou chuva, a expectativa de produção não foi alterada e está mantida em 9,906 milhões de toneladas, com produtividade média de 52,19 sacas por hectare.

“Com o clima desfavorável para o plantio, os produtores diminuíram o ritmo de plantio. Nas regiões onde a umidade do solo estava adequada, os produtores continuaram com a operação de semeadura. Para o final de novembro, a previsão do tempo indica volumes significativos de chuva”, detalha o mais recente boletim Casa Rural divulgado pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

O Siga-MS detalha que a região norte do Estado está com o plantio mais avançado, em média 91,9%. Nela estão os primeiros municípios a concluírem o plantio dessa safra, Alcinópolis e Chapadão do Sul. Costa Rica, Coxim, Pedro Gomes, São Gabriel do Oeste e Sonora estão acima de 90%.

A região centro está com 90,7% da área cultivada, puxada por Sidrolândia, perto de 100%. Campo Grande e Rio Brilhante já alcançaram 90%.

Com 86,5% de média de plantio, a região sul tem Caarapó, Coronel Sapucaia, Fátima do Sul, Laguna Carapã, Maracaju, Tacuru e Vicentina com os maiores índices, já acima de 90%. Dourados ainda está com 70%.

CLIMA

Com base no modelo do Agritempo (Sistema de Monitoramento Agro Meteorológico), o Siga-MS apurou que até 24 de novembro diferentes áreas de Mato Grosso do Sul ficaram até 18 dias sem chuva.

Contudo, a precipitação pluviométrica de terça-feira (26) havia sido prevista, bem como a possibilidade de pancadas de chuva localizadas na região norte e nordeste desta quarta-feira (27) até sexta-feira (29).

Na previsão estendida, o modelo do NOAA (National Oceanic and Atmosferic Administration) possibilitou apurar que entre os dias 25 de novembro e 8 de dezembro há possibilidade de chuva no Estado com mínima 25 milímetros e máxima 105 milímetros.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPEONATO BRASILEIRO
Santos sai na frente, mas vê Bragantino empatar nos acréscimos
TRÁFICO DE DROGAS
Após perseguição, polícia apreende 300 quilos de maconha
INTERNACIONAL
Polícia entra em confronto com manifestantes em Beirute
CULTURA
Mostra traz 98 filmes de 24 países sobre questões ambientais e sociais
CORONAVÍRUS
Itália tem 463 novos casos de Covid-19 e duas mortes em 24 horas
OPINIÃO
Autossuficiência que almejamos
PANDEMIA
Brasil registra 3 milhões de casos de coronavírus e 101 mil mortes
BRASILEIRÃO
Flamengo é derrotado pelo Atlético-MG com gol contra de Filipe Luís
FUTEBOL
STJD aceita pedido do Goiás e partida contra o São Paulo é adiada
INTERNACIONAL
Doadores prometem ajuda humanitária “importante” ao Líbano

Mais Lidas

DOURADOS
Homicídio ocorreu após madrugada de farra e confusões na Jaguapiru
PANDEMIA
Paciente internado em Dourados morre de coronavírus
DOURADOS
Equipe do Samu se desloca para atender vítima de facadas em bairro
PANDEMIA
Cerca de 90% douradenses diagnosticados com Covid estão recuperados