Começa nesta sexta-feira, dia 29 de outubro, a 3ª etapa de implementação do open banking, sistema de compartilhamento de dados financeiros supervisionado pelo Banco Central. A principal inovação que entra em vigor é a possibilidade de que usuários do PIX realizem pagamentos por meio de aplicativos que não sejam do banco, como os de varejistas ou de redes sociais.
Em um dos usos mais comuns, o usuário poderá autorizar que suas informações fiquem salvas no site da empresa para que o pagamento seja realizado em novas compras sem a necessidade de leitura de QR Code ou recadastramento de dados para finalizar a transação.
O usuário pode conferir as instituições que participam do Open Banking no site do Banco Central.
Da mesma forma, o consumidor que vincular o PIX aos chamados "serviços de iniciação de transações de pagamento" ficam dispensados de abrir o aplicativo do banco para pagar suas compras. Serve para e-commerce, plataformas de entrega de comida e de transporte, por exemplo.
Mas outro exemplo recente é o pagamento pelo aplicativo WhatsApp, que foi autorizado pelo BC a atuar como iniciador de pagamento e poderá ser vinculado ao PIX.
O Banco Central diz que a inovação possibilita "o acesso a serviços financeiros de forma mais fácil, célere e por meio de canais mais convenientes para o cliente, preservando a segurança do processo".
Assim como em todas as outras funções do open banking, o compartilhamento só acontece com a autorização prévia do cliente, informando finalidade e o prazo de uso dos dados. É o que o BC chama de "consentimento".
Esse mesmo mecanismo será ampliado para outros tipos de operação no ano que vem, incluindo aí as TEDs e transferências (em fevereiro), o pagamento de boletos (em junho) e pagamentos com débito em conta (em setembro).
Crédito
Além da integração com o PIX, na 3ª fase do open banking começa a se instalar o encaminhamento de proposta de operação de crédito entre instituições financeiras.
Isso significa que clientes poderão, em ambientes eletrônicos, solicitar propostas de crédito — como empréstimos e financiamentos — a várias instituições ao mesmo tempo, sejam elas bancos, financeiras, cooperativas, entre outras.
Funciona como se um correspondente bancário pudesse enviar proposta de crédito para vários bancos de preferência. Segundo o Banco Central, com a fase três implementada, ficará mais fácil comparar taxas, prazos e outras condições de crédito.
A modalidade de encaminhamento de proposta de crédito tem data prevista de implementação em 30 de março de 2022.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Edital para contratação de consultoria em Turismo de Observação de Aves é lançado
Menor é apreendido após fuga e manobras perigosas com motocicleta em Ponta Porã
PROJETO DE LEIProjeto institui programa de acolhimento de mães atípicas

Feriado prolongado aquece transporte rodoviário de passageiros no Brasil

Mulher denuncia perseguição por ex-companheiro e pede medida protetiva após episódios de violência
Área de proteção terá trilha ecológica e turismo de base comunitária

Mulher denuncia ameaças após tentar devolver mercadoria não vendida
Jornada de lutas pela reforma agrária organizou 55 ações no país
CAMPO GRANDEHomem é resgatado com o rosto ensanguentado após ser torturado em hotel

Dourados entra em alerta de chuvas intensas até o domingo
Mais Lidas

Homem é preso após agredir companheira na praça de alimentação do shopping

Discussão em frigorífico termina com homem esfaqueado em Dourados
