segunda, 15 de agosto de 2022
Dourados
35°max
20°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
TJ/MS

Ministro do STF vai participar do Encontro Estadual dos Juizados

04 agosto 2022 - 18h20Por Da Redação

Nos dias 24 e 25 de agosto, Campo Grande sediará o Encontro Estadual dos Juizados Especiais: Tecnologia, Comunicação e Educação. Realizado pelo Tribunal de Justiça, por meio do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, sob a presidência do Desembargador Alexandre Bastos, o evento promete ser um divisor de águas no que antes era considerado pequenas causas.

Personalidades de renome no mundo jurídico estão confirmando presença, como o ministro Gilmar Mendes, integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), que se comprometeu a compartilhar seus conhecimentos com os participantes do evento, já que o encontro será um momento de aprendizado, integração, atualização e conhecimento, com a apresentação de boas práticas, tecnologia, conhecimento teórico e prático, capaz de proporcionar resultados cada vez melhores.

O evento será híbrido: o presencial será na sede campo da Associação dos Magistrados de MS (Amamsul), situada na Av. Ana Rosa Castilho Ocampos, n. 1.455, Jardim Montevidéu, e a plataforma de videoconferência será disponibilizada aos inscritos. As inscrições para o evento são gratuitas e estão abertas até o dia 10 de agosto por meio do link http://www.tjms.jus.br/encontrojuizadosespeciais.

Com o tema “Tecnologia, Comunicação e Educação como ferramentas substanciais de acesso ao sistema dos Juizados Especiais”, a participação no encontro, que debaterá as grandes transformações do segmento, será aberta aos magistrados com atuação em Juizados Especiais, juízes leigos, conciliadores, servidores de Juizados Especiais, outros profissionais do Direito e acadêmicos de Direito, sendo 320 vagas para presença física e demais participações por videoconferência.

O evento objetiva debater as práticas judiciárias para aprimoramento dos juizados especiais; identificar elementos, sistemas, e técnicas que possam contribuir para uma prestação jurisdicional de excelência e acesso efetivo do cidadão no âmbito dos Juizados; aperfeiçoar e otimizar as ferramentas de informação, a fim de assegurar fluxos organizados, uniformidade de orientação, interação das unidades e, por conseguinte, facilidade de compreensão pelo jurisdicionado, facilitando o acesso do cidadão à justiça; e construir elos com a sociedade organizada, destacando-se as instituições de ensino jurídico, visando dar conhecimento sobre o sistema dos juizados, contribuindo com a formação dos futuros profissionais da área jurídica.

Prêmio – Como incentivo à participação da comunidade acadêmica, instituiu-se o “1º Prêmio Acadêmico dos Juizados Especiais de Mato Grosso do Sul”, destinado aos alunos dos cursos de Direito de MS, visando fomentar o conhecimento jurídico, assim como sobre o funcionamento dos juizados especiais, de forma a contribuir com a formação dos futuros profissionais do Direito.

Iniciativa inédita no âmbito dos Juizados de MS, organizada e realizada pelo Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, em parceria pedagógica com a Escola Judicial de MS, a premiação de projetos acadêmicos sobre os Juizados Especiais, por meio de certame de seleção dos melhores trabalhos, visa promover espaço propício a recepcionar soluções de inovação e inclusão, com vistas à ampliação e aperfeiçoamento do acesso à justiça.

Podem participar do certame os estudantes de graduação em Direito das instituições de ensino superior de MS, que estejam cursando os dois últimos anos da graduação em Direito, compreendido neste o 7º ao 10º semestre do curso, no período de julho a agosto do ano de 2022. 

O 1º colocado receberá uma bolsa de estudos integral do curso preparatório para a magistratura e demais carreiras jurídicas/pós-graduação, oferecido pela Escola Superior da Magistratura de MS (Esmagis) e instituição parceira, e menção honrosa. O 2º e o 3º colocados também receberão menções honrosas na cerimônia de premiação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

Projeto cria programa para auxiliar professores na compra de casa própria

Projeto cria política de prevenção e combate a assédio moral e sexual nas escolas
SEGURANÇA

Projeto cria política de prevenção e combate a assédio moral e sexual nas escolas

Eleições 2022: veja o que pode ou não no dia da votação
ELEIÇÕES 2022

Eleições 2022: veja o que pode ou não no dia da votação

SAÚDE

Projeto cria Programa Nacional de Referência em Tratamento da Fibromialgia

Brasil deve encerrar 2022 com índices de extrema pobreza em queda
ECONOMIA

Brasil deve encerrar 2022 com índices de extrema pobreza em queda

AGRICULTURA

Tecnologia de ressonância magnética reduz perdas de fertilizantes

TRABALHO E PREVIDÊNCIA

Proposta estabelece piso salarial de R$ 3,2 mil para vigilantes

TRANSPORTE

Projeto prevê bilhete único nacional para sistemas de transporte público

MATO GROSSO DO SUL

Incêndios e estiagem colocam cidades em situação de emergência

EM ANÁLISE

Projeto que muda norma geral para concursos públicos retorna ao Senado

Mais Lidas

EMBRIAGUEZ

Caminhonete ocupada por cinco jovens capota na BR-376

MUNDO NOVO

Menina de 12 anos relata abuso do tio a professora

ITAQUIRAÍ

Corpo de idoso vítima de latrocínio segue desaparecido

PONTA PORÃ

Estudante de Medicina é baleado na região de fronteira