sábado, 14 de fevereiro de 2026
Dourados
27ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
MARANHÃO

Lançamento de foguete em Alcântara é reagendado para 2ª-feira

21 dezembro 2025 - 16h00Por Agencia Brasil

O lançamento do foguete Hanbit-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, foi reagendado para as 15h45 desta segunda-feira, dia 22 de dezembro. Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), este é o último dia da janela de lançamento.

O foguete pode ser o primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território brasileiro.

Inicialmente, o lançamento estava previsto para ocorrer na última quarta-feira (17). No entanto, durante a etapa final de averiguação dos sistemas, foi detectada uma anomalia em parte do sistema de refrigeração do oxidante do combustível. A empresa decidiu, então, adiar o lançamento para poder trocar os componentes.

Houve nova tentativa nesta sexta-feira (19), mas a operação foi interrompida novamente em razão do funcionamento anormal de uma válvula de ventilação, instalada no tanque de metano líquido do segundo estágio do veículo.

“Essa válvula é um componente essencial, responsável por manter o controle adequado de pressão na parte superior do veículo lançador. Caso a válvula não funcione corretamente quando estiver na posição fechada, a pressão interna do tanque pode continuar a subir, potencialmente levando a uma falha estrutural”, disse, em nota, a Innospace.

De acordo com a empresa, após a suspensão do lançamento na sexta-feira, os combustíveis do foguete foram drenados com segurança, e o veículo foi posicionado na posição horizontal sobre a base de lançamento. Foi realizada uma inspeção abrangente das funções e componentes do sistema. 

“Nenhuma anomalia adicional foi identificada além da válvula de ventilação. Uma válvula reserva está disponível, e a empresa planeja realizar a verificação funcional final após a substituição, com base nos resultados de sua análise da causa raiz”, acrescentou a Innospace.

Cinco satélites

O veículo espacial – que tem 21,8 metros de comprimento, 1,4 metros de diâmetro, e 20 toneladas – levará satélites para a órbita baixa da Terra (LEO), a uma altitude de aproximadamente 300 km e inclinação de 40 graus.

Um total de oito cargas úteis estão dentro da coifa na parte superior do veículo de lançamento: cinco pequenos satélites para colocação em órbita e três dispositivos experimentais, desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia. 

A operação de lançamento, que é coordenada pela FAB, será transmitida ao vivo, pelo canal da empresa sul-coreana Innospace.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em confronto decisivo, DAC enfrenta Bataguassu neste domingo no Douradão
ESPORTE

Em confronto decisivo, DAC enfrenta Bataguassu neste domingo no Douradão

BOLSA

Prouni 2026: segunda chamada será divulgada dia 2 de março

Brasil encerra Mundial de parabadminton com bronze de Vitor Tavares
ESPORTE

Brasil encerra Mundial de parabadminton com bronze de Vitor Tavares

STF forma maioria contra aposentadoria especial a vigilantes
JUSTIÇA

STF forma maioria contra aposentadoria especial a vigilantes

Motorista bate em traseira de caminhão de lixo e quatro pessoas ficam feridas
ACIDENTE

Motorista bate em traseira de caminhão de lixo e quatro pessoas ficam feridas

CARNAVAL

Desfiles de São Paulo tem religiosidade e homenagens a povos originários

PROFISSONAIS

Ministério da Saúde abre 4 mil vagas para curso de fortalecimento da Atenção Primária e da Urgência

INCÊNDIO

Quarto pega fogo com casal fora do apartamento

ARTIGO

Sugestão de Carnaval...

COOPERATIVISMO

Sicredi Centro-Sul MS/BA reinaugura agência de Naviraí

Mais Lidas

RIO DOURADOS

Pescadores constroem rampa para barcos em busca de belas paisagens, esporte e até "dinossauros"

LUCRO CERTO

Operação do Gaeco apura contrato de R$ 1,5 milhão entre prefeitura e escritório de advocacia

DOURADOS

Vítima registra ocorrência após descobrir dívida de R$ 72 mil ao tentar financiamento imobiliário

ABRE E FECHA

Dourados terá comércio aberto durante o Carnaval; bancos e setor público param