A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) está com inscrições abertas para a seleção de propostas de novos empreendimentos em suas três incubadoras: Incubadora Cultural EKOÁ, Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidárias (ITESS) e Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFGD – GDTec.
Em geral, as incubadoras oferecem apoio técnico e gerencial necessário para o desenvolvimento dos empreendimentos, através de capacitações, assessoramento e consultorias técnicas.
As propostas poderão ser selecionadas nas modalidades residentes e não residentes, considerando a disponibilidade de espaço físico na Divisão de Incubadoras da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, localizada na Unidade 2 da UFGD (Cidade Universitária). Cada incubadora possui quantidade de vagas e requisitos específicos para a seleção dos projetos.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 21 de outubro, com o envio de documentação (listada nos editais) para o e-mail: proex.divin@ufgd.edu.br. As comissões avaliadoras farão a análise dos projetos e agendarão entrevistas com os proponentes.
Todos os procedimentos estão definidos nos editais de seleção publicados em:
EKOA - https://editais.ufgd.edu.br/processo/242/PROEX;
ITESS - https://editais.ufgd.edu.br/processo/243/PROEX;
GDTec - https://editais.ufgd.edu.br/processo/244/PROEX.
QUEM PODE SE CANDIDATAR
Poderão ter seus empreendimentos incubados junto a Incubadora Cultural EKOÁ: Profissionais artistas que necessitem de apoio para o desenvolvimento de seus produtos ou serviços; Empresas de micro e pequeno porte que atuam na cadeia produtiva da cultura e da arte, além de áreas relacionadas ao turismo, eventos, esporte e lazer; Estudantes e/ou professores com pesquisas em desenvolvimento de produtos e serviços para a cadeia produtiva da cultura e da arte, turismo, eventos, esporte e lazer que tenham interesse em constituir empresa para desenvolver profissionalmente o produto ou serviço em questão.
Já para os programas de pré-incubação e incubação da Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidárias (ITESS) poderão participar da seleção os interessados que apresentarem propostas de formação de empreendimentos sociais e solidários, prefencialmente associados às áreas agrárias e da saúde. Os empreendimentos sociais e solidários estão definidos no edital como aqueles que estão inseridos numa realidade “excluída”, socialmente ou economicamente. Portanto, seriam organizações capazes de garantir a melhoria de qualidade de vida e geração de renda a grupos vulneráveis socioeconomicamente.
Também relacionadas às áreas das ciências agrárias e da saúde, o foco da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFGD – GDTec está, por sua vez, nos projetos para formação de empresas de produtos ou prestação de serviços, que se utilizam da aplicação sistemática dos conhecimentos científicos e tecnológicos para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços.
SAIBA QUAIS SÃO OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELAS INCUBADORAS
A Incubadora Cultural EKOÁ oferecerá os seguintes serviços para os programas de pré-incubação e de incubação:
1. Permissão de uso de uma sala exclusiva ou compartilhada, condicionado à existência de espaço físico nas dependências da EKOÁ, exceto para os casos que se enquadrarem na modalidade não residente;
2. Infraestrutura para uso compartilhado, tais como: acesso à internet, limpeza das áreas comuns, sanitários, sala de reunião;
3. Intermediação da interação com as unidades de ensino e pesquisa da UFGD para acesso a informações científicas, serviços tecnológicos e projetos de pesquisa;
4. Orientação para elaboração e encaminhamento de projetos para captação de recursos junto a agências de fomento;
5. Orientação para apresentação de projetos a investidores;
6. Orientação em Propriedade Intelectual;
7. Orientação para elaboração e/ou atualização do plano de negócio;
8. Promoção de capacitação em gestão financeira, marketing, planejamento, produção e operações.
A Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidárias (ITESS) oferece os seguintes serviços para os programas de pré-incubação e de incubação:
a) Permissão de uso de uma sala exclusiva ou compartilhada, condicionado à existência de espaço físico nas dependências da ITESS, exceto para os casos que se enquadrarem na modalidade não residente;
b) Infraestrutura para uso compartilhado, tais como: acesso à internet, limpeza das áreas comuns, sanitários, sala de reunião e auditório com área para reuniões;
c) Intermediação da interação com as unidades de ensino e pesquisa da UFGD para acesso às informações científicas, serviços tecnológicos e projetos de pesquisa;
d) Orientação para elaboração e encaminhamento de projetos na captação de recursos junto a agências de fomento.
A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFGD – GDTec oferece os seguintes serviços para os programas de pré-incubação e de incubação:
1. Permissão de uso de uma sala exclusiva ou compartilhada, condicionado à existência de espaço físico nas dependências da GDTec, exceto para os casos que se enquadrarem na modalidade não residente.
2. Infraestrutura para uso compartilhado, tais como: acesso à internet, limpeza das áreas comuns, sanitários, sala de reunião.
3. Intermediação da interação com as unidades de ensino e pesquisa da UFGD para acesso a informações científicas, serviços tecnológicos e projetos de pesquisa.
4. Orientação para elaboração e encaminhamento de projetos para captação de recursos junto a agências de fomento.
5. Orientação para apresentação de projetos a investidores.
6. Orientação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia.
7. Orientação para elaboração e/ou atualização do plano de negócio.
8. Promoção de capacitação em gestão financeira, marketing, planejamento, produção e operações.
Dúvidas e outras informações podem ser obtidas na Divisão de Incubadoras da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, pelo do e-mail: proex.divin@ufgd.edu.br.
Deixe seu Comentário
Leia Também

INMET emite dois alertas para Dourados e previsão indica chuva e queda de temperatura

Enem 2025: prorrogado prazo para pedir isenção da inscrição

O Ministério da Previdência Social alerta aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro
Golpista engana duas mulheres durante venda de motocicleta em rede social em Ponta Porã

Homem morre após confronto com a polícia em Campo Grande

Crédito do Trabalhador: Banco do Brasil ultrapassa marca de R$ 2 bilhões em empréstimos

Governo autoriza nomeação de mais de 4 mil aprovados no Concurso Nacional Unificado

Mulher é esfaqueada pelo marido após discussão em aldeia de Dourados

Agressor poderá ser monitorado eletronicamente em casos de violência doméstica

Acelerador Sirius desenvolve análise de rochas do pré-sal
Mais Lidas

Após ataque a caseiro, "Lei da Onça" pode ser criada em MS

Homem que morreu atingido por eucalipto em Dourados tinha 56 anos

Mulher é presa após esfaquear outras duas que bebiam com o seu marido em casa abandonada
