domingo, 26 de maio de 2024
Dourados
12ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
ECONOMIA

Governo de MS assina parceria para impulsionar a citricultura

12 abril 2024 - 20h20Por Redação

O governador Eduardo Riedel assinou nesta sexta-feira (12) um temo de cooperação técnica com a Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) para impulsionar e promover o desenvolvimento da citricultura em Mato Grosso do Sul. Esta parceria vai permitir pesquisas, projetos e troca de experiência para melhorar os resultados neste setor produtivo.

“Desta forma se abre uma nova fronteira de expansão no Mato Grosso do Sul, que vai ter todo o comprometimento e parceria do Governo do Estado, que vai trabalhar para criar um bom ambiente de negócios para citricultura”, afirmou o governador.

Riedel destacou que muitos produtores de São Paulo estão vindo investir nesta área no Estado. “Nós vamos apoiar no que for preciso, estando à disposição do setor. O Governo é parceiro deste projeto e está com canal aberto com os produtores para discutir ações e facilitar eventuais soluções para problemas que surgirem. Os produtores paulistas que vieram para trazem experiência e uma bagagem muito grande”, completou.

O termo de cooperação prevê apoio técnico e científico, assim como a execução de programas e projetos ao setor, com intercâmbio de informações, dados técnicos, experiências e mecanismos que visem o desenvolvimento de forma sustentável e econômica da citricultura.

A Fundecitrus é uma associação privada mantida por citricultores e indústrias de suco do Estado de São Paulo, criada para promover o desenvolvimento sustentável do parque citrícola, com o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias para o setor.

“A nossa parceria é para transferir todo o nosso conhecimento que a gente adquiriu, com a experiência de enfrentar os nossos problemas em São Paulo. A gente vem de um cenário de doença (greening) muito complicado, mas aqui é outro cenário e o objetivo é que tenha um resultado potencializado, para não sofrer aqui, o que ocorreu lá”, afirmou Guilherme Rodrigues, representante da Fundecitrus.  
 

O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), destaca que o setor da citricultura está em expansão no Estado, que tem um controle e uma legislação de “tolerância zero” para doenças como a greening.

“Este termo de cooperação assinado hoje vai contribuir para o desenvolvimento do setor, que vai crescer de maneira saudável e viável, com uma série de ações, tendo o apoio do Governo do Estado”, afirmou. A produção no Estado (citricultura) contando com a expansão prevista vai chegar a 10.300 hectares.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SUL DO PAÍS

Vale do Taquari: Exército vai refazer travessias levadas pelas cheias

BRASIL

Novos títulos verdes financiarão economia circular e saneamento

MATO GROSSO DO SUL

Chefes de unidades de investigação de homicídios debatem índice nacional em reunião

RIO GRANDE DO SUL

Prefeitura usa sacos para fechar comportas danificadas em Porto Alegre

SAÚDE

UTIs vão reforçar hospitais de campanha no Rio Grande do Sul

MATO GROSSO DO SUL

Mulher que usou espingarda de pressão para machucar cachorro é presa

BRASIL

Saúde lança nova campanha de vacinação contra covid-19

ARTIGO

A exploração política de uma tragédia...

POLÍCIA

Animais em situação de maus tratos são resgatados em Corumbá

ESPORTE

Brasil encerra Mundial de Atletismo com mais seis medalhas

Mais Lidas

'SEGURANÇA LEGAL'

Empresas clandestinas de segurança são alvos de Operação da Polícia Federal em MS

DOURADOS 

Alerta de Frio: Temperaturas em Dourados devem cair no final de semana

NOVIDADE

Dourados poderá ter corredor gastronômico na avenida Weimar Torres

TEMPO

Inmet divulga alerta de tempestade para Dourados e região