A Ferroeste deu início a uma série de consultas públicas para estender o ramal da Ferroeste até Dourados. Na quinta-feira (5), no município de Guarapuava (PR) foram colhidas as primeiras contribuições da sociedade civil para a construção do tração, que ligará o Estado ao Porto de Paranaguá (PR).
“Nosso objetivo é fazer uma ferrovia que tenha origem e carga no Centro-Oeste e Oeste do Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai”, explicou o presidente da Ferroeste, João Vicentre Bresolin de Araujo, segundo a AEN (Agência Estadual de Notícias), do Paraná
A segunda consulta pública ocorre hoje (06), na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), em Cascavel (PR).
Durante a Consulta Pública, a diretoria da Ferroeste explicou que hoje o Porto de Paranaguá movimenta 45 milhões de toneladas – 80% de toda demanda de importação e exportação do terminal é transportada pelo modal rodoviário. O volume de cargas ferroviárias atualmente corresponde a somente 9 milhões de toneladas, ou seja, 20% da produção do terminal.
Para 2030, o volume de cargas projetado pelo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do porto paranaense será de 80 milhões de toneladas, quase o dobro do atual. O volume ferroviário, no cenário mais pessimista, continuará o mesmo, de 9 milhões de toneladas, reduzindo para 11% a sua participação na produção total do porto.
Para o presidente da Ferroeste, é necessário um conjunto de ações no sistema de transporte para que a cadeia logística funcione sem grandes gargalos que estrangulem as importações e exportações portuárias. “O sistema ideal para o aumento de capacidade do agronegócio é a ferrovia, uma vez que não há margem para aumento de capacidade da BR-277, que já é duplicada, e, além disso, a implantação de uma terceira faixa na Serra do Mar é bastante complexa”.
Em Dourados, a consulta pública que vai debater o ramal ocorre no dia 16 de outubro, na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados).
Deixe seu Comentário
Leia Também

Provas relacionadas a suposto atentado contra a ex-prefeita são apreendidas
Atividade econômica brasileira cresce 0,9% em janeiro

Mulher morre em colisão entre caminhão e bicicleta elétrica

Governo do Estado cria Grupo de Trabalho para fortalecer doação e transplantes em MS

Veículo roubado no Paraná é recuperado na região Sul de MS

Convênios são firmados em MS para reforçar ações de proteção à mulher

MS Supera abre inscrições para novos bolsistas a partir desta segunda-feira

Homem é preso transportando 500kg de defensivos agrícolas para Itaporã

Padrasto é investigado pela morte de bebê de seis meses em MS

Em MS, mais de 3 mil contribuintes já declararam IRPF logo nas primeiras horas
Mais Lidas

Clínicas de recuperação para dependentes químicos são fechadas durante operação

Com pista entregue, corrida agora é para atrair companhias aéreas a Dourados

Souza alerta sobre o crescente número de moradores de rua em Dourados e cobra providências
