Menu
Busca domingo, 29 de março de 2020
(67) 9860-3221

Estudo divulgado pela Semac aponta que PIB-MS cresceu 11% em 2010

27 novembro 2012 - 11h42

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac) concluiu a elaboração de um relatório que mostra os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso do Sul referentes ao ano de 2010. A avaliação econômica mostra uma forte retomada de crescimento da economia estadual no ano seguinte ao ano central da crise financeira internacional - que foi 2009. O trabalho integra o Projeto de Contas Regionais, desenvolvido em parceria com o IBGE.

O desempenho da produção de bens e serviços de 2010 aponta para Mato Grosso do Sul um Produto Interno Bruto de R$ 43.514.206.732 (quarenta e três bilhões, quinhentos e quatorze milhões, duzentos e seis mil e setecentos e trinta e dois reis), resultando um PIB per capita de R$ 17.765,68.

A economia do Estado cresceu 11,01% em 2010, influenciada pelo bom desempenho do Setor Primário e do Setor Secundário, que cresceram 25,47% e 14,61%, respectivamente. Por outro lado, o Setor Terciário teve um desempenho menor, embora positivo, de 5,85%.

Os valores alcançados pelo desempenho do PIB-MS de 2009 a 2010 ampliam de 1,12% para 1,15% a sua participação no PIB do Brasil e representam 12,41% de peso no PIB da Região Centro-Oeste. No ano de 2010 o PIB brasileiro alcançou uma taxa 7,53% de crescimento.

Análise

Conforme o estudo, a retomada das taxas de crescimento foi favorecida especialmente pela agropecuária, que cresceu 25,47%. O que impulsionou esse desempenho do setor agropecuário foi, principalmente, a agricultura, onde os principais grãos experimentaram um incremento de 41,0%, resultante de um ganho em rendimento na casa dos 40% na comparação com o ano de 2009. Aparecem com destaque o desempenho do milho, com expansão de tonelagem colhida em 73,4%; da cana-de-açúcar, com crescimento de 37,92% em quantidade colhida; e da soja, com ganho de produção em 32,0%.

O setor secundário também atuou de forma favorável para crescimento na taxa de evolução do PIB-MS em 2010. O setor industrial apresentou uma taxa de crescimento real de 14,61%, com destaque para a indústria de transformação, que se expandiu 17,14%; e a atividade da construção civil, com elevação de 8,24% no seu desempenho. Os serviços da indústria de utilidade pública – SIUP -, que inclui geração e distribuição de energia elétrica, captação, tratamento e distribuição de água etc, cresceram 22,7%.

A alta taxa de crescimento de 11,01% obtida pela economia sul-mato-grossense em 2010 também foi positivamente impactada pelo bom comportamento de algumas atividades como no setor terciário: o comércio, com crescimento de 10,7%; a atividade das instituições financeiras (15,9%); transportes (7,9%); outras atividades (alojamento e alimentação, serviços prestados às empresas, serviços prestados às famílias e educação e saúde mercantil), que juntas cresceram em média 6,3%;


Participação de cada setor no PIB

Conforme o relatório divulgado pela Semac, observando a participação dos setores econômicos na composição do PIB Estadual, os dados mostram que o Setor Terciário, que congrega as atividades de Comércio e Serviços, mantém-se com o maior peso, representando 62,40% na formação do resultado de 2010. Este setor concentra as atividades de comércio e serviços. Já o setor secundário, onde estão os ramos industriais, contribuiu com 22,15% na formação da riqueza gerada em 2010 pela economia sul-mato-grossense. O Valor Adicionado das atividades agropastoris, produção agrícola e pecuária, que contribuíram em 2010 com 15,45% na formação do PIB de Mato Grosso do Sul, representam o menor valor agregado.

Entenda o PIB

O Produto Interno Bruto representa a quantificação em valores da produção de bens e serviços em um espaço temporal, fruto do desempenho das atividades econômicas por meio da utilização de seus recursos produtivos. O cálculo do PIB tem o objetivo de avaliar as taxas de crescimento global e setorial da economia, apresentar a composição das principais contas de produção na formação da riqueza, e o valor do PIB per capita resultante no período considerado e os agregados macroeconômicos por setores de atividades.

Além dos resultados do PIB-MS de 2010, o relatório divulgado pela Semac contém os resultados relativos aos anos de 2002 a 2009. O conteúdo completo da publicação está disponível para livre consulta no site da Secretaria, no endereço www.semac.ms.gov.br, no menu Contas Regionais – Relatório do PIB.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Covid-19: número de mortes no Brasil sobe para 136
COVID-19
Estado confirma mais cinco casos de coronavírus; Dourados segue com dois
INTERNACIONAL
Novo embaixador dos Estados Unidos chega ao Brasil
MATO GROSSO DO SUL
Bombeiros fazem alerta para aumento de 133% na quantidade de incêndios
DEFENSORIA PÚBLICA
DPU cria canal para denúncias durante o enfrentamento ao coronavírus
MATO GROSSO DO SUL
Calendário de vacinação contra aftosa será mantido
BRASIL
Bolsonaro dá passeio em Brasília após Mandetta enfatizar isolamento
ACIDENTE
Motociclista morre ao colidir em touro em cidade do interior
ESTAVA NA PED
Mato-grossense é preso com por tráfico de drogas em Dourados
NOTA PREMIADA
Lista de ganhadores já está disponível para consulta

Mais Lidas

COVID-19
Saúde confirma coronavírus para mulher internada em Dourados e casos chegam a 28 em MS
COVID-19
Dourados confirma primeiro caso do novo coronavírus
COVID-19
Mulher de 52 anos é o 2º caso de coronavírus em Dourados, total no Estado é de 31
DOURADOS
Sindicato emite nota e diz que empregados foram obrigados a participar de ato