domingo, 13 de outubro de 2024
Dourados
27ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BALANÇO

Economia recua 0,1% na passagem de junho para julho, diz a FGV

16 setembro 2024 - 12h38Por Agência Senado

A economia brasileira recuou 0,1% na passagem de junho para julho, mas acumula alta de 3,4% no trimestre móvel encerrado em julho ante o mesmo período de 2023.

Os números são do Monitor do Produto Interno Bruto (PIB – mede a atividade econômica do país), elaborado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e divulgado nesta segunda-feira (16), no Rio de Janeiro. O estudo se propõe a ser uma espécie de previsão do PIB.

O levantamento registra, ainda, que o PIB cresceu 5,4% em julho de 2024 na comparação com o mesmo mês de 2023. Em 12 meses, a expansão calculada ficou em 2,7%.

A coordenadora da pesquisa, Juliana Trece, avalia que o recuo de 0,1% de junho para julho quebra uma sequência de oito meses seguidos de alta. “Embora seja uma queda, pontua-se que seja de pequena magnitude e registrada após o forte crescimento em junho (1,6%); o maior do ano até o momento”, afirma a economista.

Ela aponta que segmentos que se destacaram no PIB do segundo trimestre do ano apresentaram recuo, como indústria e o consumo das famílias.

No entanto, destaca a continuidade do crescimento do setor de serviços e dos investimentos. “Sendo o primeiro a atividade econômica de maior peso na economia; e o segundo, o principal responsável pela expansão da capacidade produtiva”.

Trimestres móveis
De acordo com a FGV, para haver “melhor compreensão da trajetória” da economia é feita uma análise dos dados por meio de trimestres móveis, comparados com o mesmo período do ano anterior, já que esse recorte de tempo apresenta “menor volatilidade”.

Em relação ao consumo das famílias, o trimestre encerrado em julho cresceu 4,5%. Houve avanço em todas as categorias pesquisadas: produtos não duráveis, duráveis, semiduráveis e serviços. “Padrão observado desde o final de 2023”, acentua.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) - indicador que mostra o comportamento dos investimentos - cresceu 6%, “com grande destaque para o componente de máquinas e equipamentos”.

Exportações em alta
As exportações registraram expansão de 0,7%. Apesar do resultado no campo positivo, é uma grande desaceleração em relação a trimestres anteriores. No trimestre terminado em abril, por exemplo, a alta foi de 11,8%. “A redução da forte contribuição positiva de produtos agropecuários colabora para esta redução de crescimento [das exportações] ao longo do ano”, disse.

As importações, que atuam como redutor do PIB, uma vez que bens e serviços importados deixam de ser produzidos no Brasil sendo fornecidos por outros países, cresceram 16%, maior resultado do ano.

Em termos monetários, a FGV estima o PIB acumulado até julho em R$ 6,587 trilhões.

Monitor
O Monitor do PIB da FGV é um dos estudos que servem como prévia do resultado real da economia brasileira. Outro levantamento é o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado na última sexta-feira (13).

De acordo com o Banco Central, em julho a economia apresentou recuo de 0,4%. No trimestre, o resultado ficou positivo em 3,2% ante o mesmo período de 2023. Em 12 meses, a expansão estimada é de 2%.

O resultado oficial do PIB é apresentado trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A mais recente divulgação foi em 3 de setembro, e revelou crescimento de 2,5% em 12 meses.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

Chuveiro e escova de dente tem mais de 600 vírus, mas é bom

FRAUDE

Mulher que deu golpe no Exército diz que não vai se pronunciar

ACIDENTE

Um morre e outro fica grave após moto atingir caminhão na BR-163

FUTEBOL

Corinthians bate Olimpia e vai às semi da Libertadores Feminina

LAGEADO

Após ligação não atendida, homem encontra amiga morta em casa

SAÚDE

STF analisa remédios com cannabis em farmácias de manipulação

EDUCAÇÃO

III Semana do Livro e da Biblioteca começa nesta segunda

POLÍTICA

Câmara de Dourados transfere sessão de amanhã para o dia 21

APARECIDA DO TABOADO

Um morre e dois ficam feridos após acidente envolvendo 4 veículos

ARMAS

Nobel da Paz 2024 vai para grupo japonês Nihon Hidankyo

Mais Lidas

11 E 12 DE OUTUBRO

Comércio, bancos, repartições públicas; veja o abre e fecha do feriadão em Dourados

VILA ROMA II

Mulher registra ocorrência após ter residência invadida enquanto dormia

DOURADOS

Suspeito de assassinato em conveniência mandou mensagem para vítima antes do crime

DOURADOS

Homem é assassinado a tiros após discussão em conveniência