O dólar fechou em alta de 0,45% nesta sexta-feira, dia 20 de junho, cotado a R$ 5,5248. Já a bolsa de valores encerrou o dia em queda de 1,15%, aos 137.116 pontos.
Na reabertura dos mercados após o feriado, investidores reagiram à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), anunciada na quarta-feira (18), de elevar a taxa básica de juros do Brasil para 15% ao ano — maior patamar da Selic em quase 20 anos.
Tão importante quanto a decisão em si era o conteúdo do comunicado. O Banco Central (BC) declarou que pretende interromper a elevação da taxa básica de juros para observar seus impactos na economia, mas observou que os juros devem seguir elevados por um período "bastante prolongado".
Na quarta, o Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, também anunciou sua decisão sobre juros — que veio em linha com o esperado. A instituição manteve as taxas inalteradas na faixa de 4,25% a 4,50% ao ano e seguiu com sua previsão de realizar dois cortes até o fim de 2025, totalizando uma redução de 0,50 ponto percentual (p.p.) no período.
Além da reação às decisões de juros, os investidores seguiram atentos ao conflito entre Israel e Irã, principalmente após Trump subir o tom contra Teerã e ameaçar interferir no confronto. Na quinta-feira (19), o presidente Donald Trump afirmou que tomará uma decisão sobre o envolvimento direto dos EUA na guerra nas duas próximas semanas, enquanto busca negociar com os iranianos.
O dia, portanto, foi marcado por instabilidade nos mercados globais, com investidores buscando mais segurança no dólar. O risco de bloqueio no Estreito de Ormuz, principal rota marítima para transporte de petróleo, também preocupa o mercado, já que pode causar uma disparada no preço do petróleo — que avançou cerca de 10% desde o início da guerra.
Os mercados também seguem cautelosos diante das incertezas comerciais, à medida que se aproxima o prazo para o fim da suspensão do tarifaço imposto por Donald Trump, que afetou mais de 180 países. Washington ainda busca concluir acordos com seus principais parceiros.
Entenda abaixo como esses fatores impactam o mercado.
Dólar
Acumulado da semana: -0,32%;
Acumulado do mês: -3,38%;
Acumulado do ano: -10,60%.
Ibovespa
Acumulado da semana: -0,07%;
Acumulado do mês: +0,07%
Acumulado do ano: +13,99%.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Seis pessoas ficam feridas após colisão frontal entre carreta e picape

Há quase um mês sem chuvas, Dourados entra em novo alerta de baixa umidade
Brasileirão retorna hoje com clássico e líder em campo

"Balaio Festival" reúne feira criativa, cultura e música hoje em Dourados

Jovem bêbado é preso após agredir e ameaçar mãe com faca

Homem dispara quatro vezes para o alto, resiste à abordagem e acaba preso em Dourados

Operário encara o Uberlândia para continuar sonhando com a vaga

Leitores são favoráveis ao retorno do debate no Congresso sobre fim da jornada 6x1
Homem é preso por receptação ao bater carro furtado em poste
ECONOMIALira amplia redução parcial de IR para quem ganha até R$ 7.350
Mais Lidas

Produtor rural morto a tiros em fazenda no distrito de Itahum é identificado

Após matar vizinho, fazendeiro se apresenta à polícia e diz que agiu em legítima defesa pelo filho

Filho de acusado de matar fazendeiro se apresenta, presta depoimento e é liberado
