domingo, 16 de novembro de 2025
Dourados
26ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COTAÇÃO

Dólar comercial fecha em alta com mercado de olho em Davos

20 janeiro 2020 - 19h05Por G 1

O dólar comercial fechou em alta nesta segunda-feira, dia 20 de janeiro, com feriado nos Estados Unidos e com os investidores atentos ao Fórum Econômico de Davos, na Suíça, e de olho em reuniões de grandes bancos centrais nesta semana.

A moeda norte-americana subiu 0,56%, a R$ 4,1886.Veja mais cotações. No ano, o dólar acumula alta de 4,46%.


Por conta do feriado de Martin Luther King nos Estados Unidos, o mercado se guiou por Davos, Ásia e de olho em reuniões de grandes bancos centrais que ocorrem nesta semana.

De acordo com Ricardo Gomes da Silva, superintendente da Correparti Corretora, esta é uma "semana bem carregada de indicadores, com decisões de política monetária no Japão e na zona do euro", destaca a Reuters. Na terça, o banco central do Japão informa sua decisão sobre juros, enquanto o Banco Central Europeu faz sua reunião na quinta-feira.

"Além disso, o presidente Donald Trump deve fazer pronunciamento em Davos, e o mercado nunca sabe o que ele pode falar", completou Gomes da Silva.

Ainda no exterior, na China, o clima é de que a economia pode estar se estabilizando. Segundo o ministro da Indústria e Tecnologia da Informação, Miao Wei, a China está confiante de que vai manter estável o crescimento industrial este ano, apesar de grandes pressões que o setor enfrenta.

Os índices acionários da China fecharam em alta nesta segunda-feira (20) após sinais de que a economia pode estar se estabilizando, além do aumento das expectativas de mais medidas de estímulo para ajudar o crescimento.

O índice CSI300 , que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 0,75%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,66%.

No Brasil
 

No cenário doméstico, investidores acompanharam a divulgação das projeções de mercado do Boletim Focus do Banco Central (BC), divulgado nesta segunda. O relatório mostra que analistas do mercado financeiro reduziram a estimativa de inflação para 2020 de 3,58% para 3,56%. Foi a terceira queda consecutiva do indicador.

A expectativa de inflação do mercado para este ano segue abaixo da meta central, de 4%. O intervalo de tolerância do sistema de metas varia de 2,5% a 5,5%.

A previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) do país de 2020 subiu de 2,30% para 2,31%. Já para 2021, o mercado manteve a estimativa de crescimento de 2,50%.

André Perfeito, economista-chefe e sócio da Necton, diz que o mercado manteve estimativas positivas para a economia neste ano, mesmo com os indicadores fracos de novembro da indústria, serviços e varejo. Por conta disso, ele avalia que as projeções do Focus estão "fora do lugar".

“Se for verdade que o PIB continuará a subir e que o deficit na Conta Corrente deve piorar (com piora na Balança Comercial) se for verdade que os juros permanecerão em 4,5% não nos parece razoável supor um Dólar relativamente estável ou fraco contra o Real. Alguma dessas variáveis está fora do lugar por assim dizer”, diz Perfeito.

Ainda segundo ele, se é verdade que a atividade deve avançar, "e tudo indica que teremos, sim, alguma melhora", é de supor que a taxa Selic não deve ficar em patamar "estimulativo" por muito tempo e se ficar, dado que o "setor externo não deve ir tão bem", é provável que o dólar suba na esteira de um fluxo menor de moeda norte-americana em direção ao Brasil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVA ANDRADINA

Idoso de 77 anos é furtado ao dar carona para duas mulheres

ECONOMIA

Semana começa com 4,2 oportunidades de emprego em MS

TRAMA GOLPISTA

Recursos negados: o que pode acontecer com Bolsonaro agora

IGUATEMI

Indígena é assassinado a tiros durante conflito por terra

Pacote de obras eleva qualidade de vida na cidade de Figueirão
POLÍTICA

Pacote de obras eleva qualidade de vida na cidade de Figueirão

ESCUTA

Comarca de Água Clara entrega revitalização de sala lúdica

SAÚDE 

Anvisa suspende cinco lotes de medicamentos fabricados em Minas

REGIÃO 

Homem é encontrado morto no meio da rua em Ivinhema

FUTEBOL

Corumbaense vence e alcança Pantanal na ponta do Estadual Feminino

JUSTIÇA

Homem que matou e carbonizou esposa e bebê vai a júri

Mais Lidas

REGIÃO

Tratores agrícolas furtados em fazenda são recuperados

INVESTIGAÇÃO

Jovem de 18 anos e adolescente são detidos por latrocínio e ocultação de cadáver de padre

INVESTIGAÇÃO

Padre de Douradina está desaparecido; suspeita inicial é de latrocínio

CENTRAL DE ABASTECIMENTO

Empresa que fará projeto para construção da Ceasa de Dourados é definida