Menu
Busca segunda, 28 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
COTAÇÃO

Dólar comercial fecha em alta com mercado de olho em Davos

20 janeiro 2020 - 19h05Por G 1

O dólar comercial fechou em alta nesta segunda-feira, dia 20 de janeiro, com feriado nos Estados Unidos e com os investidores atentos ao Fórum Econômico de Davos, na Suíça, e de olho em reuniões de grandes bancos centrais nesta semana.

A moeda norte-americana subiu 0,56%, a R$ 4,1886.Veja mais cotações. No ano, o dólar acumula alta de 4,46%.


Por conta do feriado de Martin Luther King nos Estados Unidos, o mercado se guiou por Davos, Ásia e de olho em reuniões de grandes bancos centrais que ocorrem nesta semana.

De acordo com Ricardo Gomes da Silva, superintendente da Correparti Corretora, esta é uma "semana bem carregada de indicadores, com decisões de política monetária no Japão e na zona do euro", destaca a Reuters. Na terça, o banco central do Japão informa sua decisão sobre juros, enquanto o Banco Central Europeu faz sua reunião na quinta-feira.

"Além disso, o presidente Donald Trump deve fazer pronunciamento em Davos, e o mercado nunca sabe o que ele pode falar", completou Gomes da Silva.

Ainda no exterior, na China, o clima é de que a economia pode estar se estabilizando. Segundo o ministro da Indústria e Tecnologia da Informação, Miao Wei, a China está confiante de que vai manter estável o crescimento industrial este ano, apesar de grandes pressões que o setor enfrenta.

Os índices acionários da China fecharam em alta nesta segunda-feira (20) após sinais de que a economia pode estar se estabilizando, além do aumento das expectativas de mais medidas de estímulo para ajudar o crescimento.

O índice CSI300 , que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 0,75%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,66%.

No Brasil
 

No cenário doméstico, investidores acompanharam a divulgação das projeções de mercado do Boletim Focus do Banco Central (BC), divulgado nesta segunda. O relatório mostra que analistas do mercado financeiro reduziram a estimativa de inflação para 2020 de 3,58% para 3,56%. Foi a terceira queda consecutiva do indicador.

A expectativa de inflação do mercado para este ano segue abaixo da meta central, de 4%. O intervalo de tolerância do sistema de metas varia de 2,5% a 5,5%.

A previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) do país de 2020 subiu de 2,30% para 2,31%. Já para 2021, o mercado manteve a estimativa de crescimento de 2,50%.

André Perfeito, economista-chefe e sócio da Necton, diz que o mercado manteve estimativas positivas para a economia neste ano, mesmo com os indicadores fracos de novembro da indústria, serviços e varejo. Por conta disso, ele avalia que as projeções do Focus estão "fora do lugar".

“Se for verdade que o PIB continuará a subir e que o deficit na Conta Corrente deve piorar (com piora na Balança Comercial) se for verdade que os juros permanecerão em 4,5% não nos parece razoável supor um Dólar relativamente estável ou fraco contra o Real. Alguma dessas variáveis está fora do lugar por assim dizer”, diz Perfeito.

Ainda segundo ele, se é verdade que a atividade deve avançar, "e tudo indica que teremos, sim, alguma melhora", é de supor que a taxa Selic não deve ficar em patamar "estimulativo" por muito tempo e se ficar, dado que o "setor externo não deve ir tão bem", é provável que o dólar suba na esteira de um fluxo menor de moeda norte-americana em direção ao Brasil.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE
Condenada por tráfico em SP é presa na Capital
EDUCAÇÃO
Retorno das aulas presenciais na rede estadual em MS pode ficar para 2021
POLÍTICA
Azambuja encerra quarentena e volta a despachar da governadoria após Covid-19
DOURADOS
Perto do fim do mandato de Délia, decreto estabelece contenção de despesas
ECONOMIA
Em novo recorde, eleições municipais tem mais 545 mil candidatos
DOURADOS
Decreto muda horário de atendimento na Central do Cidadão
CAMPO GRANDE
Busca e apreensão veicular indevida geram danos morais
PANDEMIA
Dourados registra 94º óbito por Covid e atinge média de 53 novos casos por dia
DOURADOS
PRF receberá terreno do Município para construir delegacia
BRASIL
Prova de vida de servidores aposentados é suspensa até 31 de outubro

Mais Lidas

ATO DE FÉ
Após vigílias em frente a hospital, família celebra 'milagre' por homem que caiu do telhado
CAMPO GRANDE
Gêmeos são executados dentro de quitinete
POLÍCIA
Comerciante morre em acidente na MS-276
DEODÁPOLIS
Homem morre ao bater moto de frente com caminhonete da patroa